Islândia vence Áustria e apura-se para os oitavos de final

Ian Langsdon / EPA

-

A Islândia, com uma bela exibição e uma vitória por 2-1 sobre a Áustria, continua a sua ‘saga’ no Europeu de futebol de França, e avança para os oitavos de final como segundo do grupo F.

Os estreantes no Euro2016 encantaram um Stade de France cheio, mostrando sempre bom futebol e com a qualificação bem definida no horizonte, para jogar segunda-feira contra a Inglaterra.

A vitória, é certo, só chegou no último ataque, aos 90+4 minutos, através de Traustason, e os austríacos até enviaram uma bola ao poste, aos 37 minutos, numa grande penalidade.

Mas isso não invalida que foi a Islândia a praticar melhor futebol, a confirmar as boas notas deixadas nos empates contra Portugal e Hungria.

Face a uma ‘maré vermelha’ de adeptos austríacos, a ‘frieza’ islandesa começou a ‘dar frutos’ aos 18 minutos, com o golo de Bodvarsson, a passe de Arnason, quando se tinha visto um remate ao poste de Gudmunsson, logo aos dois minutos.

A Áustria ainda viria a conseguir uma grande penalidade, na primeira parte, com a falta de Skulason sobre David Alaba, mas viria a ser desperdiçada por Aleksandar Dragovic.

Koller apostou tudo por tudo ao intervalo, com duas substituições, que realmente tornaram a Áustria mais ofensiva, mas ainda asdim pouco eficaz.

Seria um dos homens que veio do banco, Alessandro Schöpf, que faria o empate, aos 60 minutos, servido por David Alaba.

O resultado continuava a ser ‘curto’ para a Áustria e ia dando, conjugado com o resultado do Portugal-Hungria, o apuramento islandês, como terceiro classificado.

A ordem era então claramente suster a reação da Áustria, só que a Islândia acabou por fazer melhor e aos 90+4 conseguiu uma histórica vitória em fases finais do Euro, através de Traustason, assistido por Bjarnason – duas unidades entradas no segundo tempo e visivelmente mais ‘frescas’ que os companheiros.

A campanha islandesa prossegue segunda-feira, em Nice, contra a Inglaterra, um dos ‘gigantes’ do futebol europeu.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho
Áustria – Hungria, 0-2
Portugal – Islândia, 1-1

2ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

3ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 2-1
Hungria – Portugal, 3-3
Suécia – Bélgica, 0-1
Itália – Rep. Irlanda, 0-1

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …