País de Gales goleia Rússia e vence grupo. Russos eliminados

Rungroj Yongrit / EPA

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O galês Gareth Bale celebra um dos seus 3 golos na competição

O País de Gales venceu hoje a Rússia por 3-0 e conquistou o primeiro lugar do grupo B do Euro2016 em futebol, num jogo resolvido em 20 minutos e que constituiu um ‘passeio’ para a formação galesa.

A seleção russa foi ‘atropelada’ por uma entrada muito assertiva dos galeses, os quais, à passagem do minuto vinte já venciam por 2-0, com golos de Aaron Ramsey, aos 11 minutos, e Neil Taylor, aos 20.

Sem tirar mérito à seleção galesa, que venceu com surpreendente facilidade, a verdade é que a defesa em linha dos russos foi um autêntico desastre e só não se repercutiu no resultado final porque Akinfeev evitou alguns golos com intervenções de grande valor.

O primeiro golo surgiu de uma perda de bola do ataque russo, que sobrou para Joe Allen, o qual executou um passe a rasgar por entre os centrais russos, para as costas destes, a solicitar a entrada de Aaron Ramsey, que se limitou a ‘picar’ a bola por cima de Akinfeev.

O segundo golo surgiu de uma diagonal de Gareth Bale, com um corte de um defesa russo a meter a bola para as costas da defesa, para a entrada do lateral esquerdo Neil Taylor, completamente só, a marcar à segunda tentativa.

A verdade é que a partida ficou resolvida aos 20 minutos porque a Rússia nunca esteve perto de chegar ao golo, que a faria reentrar na discussão do resultado, por manifesta incapacidade.

A partir daqui, o País de Gales baixou ligeiramente o bloco, até porque a reação russa foi sempre frouxa, e passou a jogar mais em contra-ataque, em função dos espaços que se abriram no meio-campo russo, o que lhe permitiu estar sempre mais perto de ampliar o resultado do que a Rússia de o reduzir.

Se o País de Gales foi superior em todas as vertentes do jogo, seja física, tática e técnica, essa diferença foi ampliada pela forma como os seus jogadores encararam o jogo comparativamente aos russos, com raça e determinação em contraponto com a lentidão e a apatia dos seus adversários.

Apatia essa que ficou bem expressa na forma como o meio-campo russo permitiu quase que os médios galeses surgissem embalados de frente para a bola e metessem o último passe a explorar as costas de uma defesa russa pouco agressiva e muito posicional.

O País de Gales chegou com toda a naturalidade ao terceiro golo aos 67 minutos por Gareth Bale, mas dispôs de mais três oportunidades flagrantes para aumentar o resultado na segunda parte.

Com 3 golos marcados, Gareth Bale colocou-se na liderança da lista de melhores marcadores do Euro 2016.

Programa da jornada:

Domingo, 19 de Junho de 2016
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho de 2016
Ucrânia – Polónia, 17:00
Irlanda do Norte – Alemanha, 17:00
Rep. Checa – Turquia, 20:00
Croácia – Espanha, 20:00

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …