País de Gales goleia Rússia e vence grupo. Russos eliminados

Rungroj Yongrit / EPA

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O galês Gareth Bale celebra um dos seus 3 golos na competição

O País de Gales venceu hoje a Rússia por 3-0 e conquistou o primeiro lugar do grupo B do Euro2016 em futebol, num jogo resolvido em 20 minutos e que constituiu um ‘passeio’ para a formação galesa.

A seleção russa foi ‘atropelada’ por uma entrada muito assertiva dos galeses, os quais, à passagem do minuto vinte já venciam por 2-0, com golos de Aaron Ramsey, aos 11 minutos, e Neil Taylor, aos 20.

Sem tirar mérito à seleção galesa, que venceu com surpreendente facilidade, a verdade é que a defesa em linha dos russos foi um autêntico desastre e só não se repercutiu no resultado final porque Akinfeev evitou alguns golos com intervenções de grande valor.

O primeiro golo surgiu de uma perda de bola do ataque russo, que sobrou para Joe Allen, o qual executou um passe a rasgar por entre os centrais russos, para as costas destes, a solicitar a entrada de Aaron Ramsey, que se limitou a ‘picar’ a bola por cima de Akinfeev.

O segundo golo surgiu de uma diagonal de Gareth Bale, com um corte de um defesa russo a meter a bola para as costas da defesa, para a entrada do lateral esquerdo Neil Taylor, completamente só, a marcar à segunda tentativa.

A verdade é que a partida ficou resolvida aos 20 minutos porque a Rússia nunca esteve perto de chegar ao golo, que a faria reentrar na discussão do resultado, por manifesta incapacidade.

A partir daqui, o País de Gales baixou ligeiramente o bloco, até porque a reação russa foi sempre frouxa, e passou a jogar mais em contra-ataque, em função dos espaços que se abriram no meio-campo russo, o que lhe permitiu estar sempre mais perto de ampliar o resultado do que a Rússia de o reduzir.

Se o País de Gales foi superior em todas as vertentes do jogo, seja física, tática e técnica, essa diferença foi ampliada pela forma como os seus jogadores encararam o jogo comparativamente aos russos, com raça e determinação em contraponto com a lentidão e a apatia dos seus adversários.

Apatia essa que ficou bem expressa na forma como o meio-campo russo permitiu quase que os médios galeses surgissem embalados de frente para a bola e metessem o último passe a explorar as costas de uma defesa russa pouco agressiva e muito posicional.

O País de Gales chegou com toda a naturalidade ao terceiro golo aos 67 minutos por Gareth Bale, mas dispôs de mais três oportunidades flagrantes para aumentar o resultado na segunda parte.

Com 3 golos marcados, Gareth Bale colocou-se na liderança da lista de melhores marcadores do Euro 2016.

Programa da jornada:

Domingo, 19 de Junho de 2016
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho de 2016
Ucrânia – Polónia, 17:00
Irlanda do Norte – Alemanha, 17:00
Rep. Checa – Turquia, 20:00
Croácia – Espanha, 20:00

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …