País de Gales goleia Rússia e vence grupo. Russos eliminados

Rungroj Yongrit / EPA

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O galês Gareth Bale celebra um dos seus 3 golos na competição

O País de Gales venceu hoje a Rússia por 3-0 e conquistou o primeiro lugar do grupo B do Euro2016 em futebol, num jogo resolvido em 20 minutos e que constituiu um ‘passeio’ para a formação galesa.

A seleção russa foi ‘atropelada’ por uma entrada muito assertiva dos galeses, os quais, à passagem do minuto vinte já venciam por 2-0, com golos de Aaron Ramsey, aos 11 minutos, e Neil Taylor, aos 20.

Sem tirar mérito à seleção galesa, que venceu com surpreendente facilidade, a verdade é que a defesa em linha dos russos foi um autêntico desastre e só não se repercutiu no resultado final porque Akinfeev evitou alguns golos com intervenções de grande valor.

O primeiro golo surgiu de uma perda de bola do ataque russo, que sobrou para Joe Allen, o qual executou um passe a rasgar por entre os centrais russos, para as costas destes, a solicitar a entrada de Aaron Ramsey, que se limitou a ‘picar’ a bola por cima de Akinfeev.

O segundo golo surgiu de uma diagonal de Gareth Bale, com um corte de um defesa russo a meter a bola para as costas da defesa, para a entrada do lateral esquerdo Neil Taylor, completamente só, a marcar à segunda tentativa.

A verdade é que a partida ficou resolvida aos 20 minutos porque a Rússia nunca esteve perto de chegar ao golo, que a faria reentrar na discussão do resultado, por manifesta incapacidade.

A partir daqui, o País de Gales baixou ligeiramente o bloco, até porque a reação russa foi sempre frouxa, e passou a jogar mais em contra-ataque, em função dos espaços que se abriram no meio-campo russo, o que lhe permitiu estar sempre mais perto de ampliar o resultado do que a Rússia de o reduzir.

Se o País de Gales foi superior em todas as vertentes do jogo, seja física, tática e técnica, essa diferença foi ampliada pela forma como os seus jogadores encararam o jogo comparativamente aos russos, com raça e determinação em contraponto com a lentidão e a apatia dos seus adversários.

Apatia essa que ficou bem expressa na forma como o meio-campo russo permitiu quase que os médios galeses surgissem embalados de frente para a bola e metessem o último passe a explorar as costas de uma defesa russa pouco agressiva e muito posicional.

O País de Gales chegou com toda a naturalidade ao terceiro golo aos 67 minutos por Gareth Bale, mas dispôs de mais três oportunidades flagrantes para aumentar o resultado na segunda parte.

Com 3 golos marcados, Gareth Bale colocou-se na liderança da lista de melhores marcadores do Euro 2016.

Programa da jornada:

Domingo, 19 de Junho de 2016
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho de 2016
Ucrânia – Polónia, 17:00
Irlanda do Norte – Alemanha, 17:00
Rep. Checa – Turquia, 20:00
Croácia – Espanha, 20:00

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …