País de Gales goleia Rússia e vence grupo. Russos eliminados

Rungroj Yongrit / EPA

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O galês Gareth Bale celebra um dos seus 3 golos na competição

O País de Gales venceu hoje a Rússia por 3-0 e conquistou o primeiro lugar do grupo B do Euro2016 em futebol, num jogo resolvido em 20 minutos e que constituiu um ‘passeio’ para a formação galesa.

A seleção russa foi ‘atropelada’ por uma entrada muito assertiva dos galeses, os quais, à passagem do minuto vinte já venciam por 2-0, com golos de Aaron Ramsey, aos 11 minutos, e Neil Taylor, aos 20.

Sem tirar mérito à seleção galesa, que venceu com surpreendente facilidade, a verdade é que a defesa em linha dos russos foi um autêntico desastre e só não se repercutiu no resultado final porque Akinfeev evitou alguns golos com intervenções de grande valor.

O primeiro golo surgiu de uma perda de bola do ataque russo, que sobrou para Joe Allen, o qual executou um passe a rasgar por entre os centrais russos, para as costas destes, a solicitar a entrada de Aaron Ramsey, que se limitou a ‘picar’ a bola por cima de Akinfeev.

O segundo golo surgiu de uma diagonal de Gareth Bale, com um corte de um defesa russo a meter a bola para as costas da defesa, para a entrada do lateral esquerdo Neil Taylor, completamente só, a marcar à segunda tentativa.

A verdade é que a partida ficou resolvida aos 20 minutos porque a Rússia nunca esteve perto de chegar ao golo, que a faria reentrar na discussão do resultado, por manifesta incapacidade.

A partir daqui, o País de Gales baixou ligeiramente o bloco, até porque a reação russa foi sempre frouxa, e passou a jogar mais em contra-ataque, em função dos espaços que se abriram no meio-campo russo, o que lhe permitiu estar sempre mais perto de ampliar o resultado do que a Rússia de o reduzir.

Se o País de Gales foi superior em todas as vertentes do jogo, seja física, tática e técnica, essa diferença foi ampliada pela forma como os seus jogadores encararam o jogo comparativamente aos russos, com raça e determinação em contraponto com a lentidão e a apatia dos seus adversários.

Apatia essa que ficou bem expressa na forma como o meio-campo russo permitiu quase que os médios galeses surgissem embalados de frente para a bola e metessem o último passe a explorar as costas de uma defesa russa pouco agressiva e muito posicional.

O País de Gales chegou com toda a naturalidade ao terceiro golo aos 67 minutos por Gareth Bale, mas dispôs de mais três oportunidades flagrantes para aumentar o resultado na segunda parte.

Com 3 golos marcados, Gareth Bale colocou-se na liderança da lista de melhores marcadores do Euro 2016.

Programa da jornada:

Domingo, 19 de Junho de 2016
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho de 2016
Ucrânia – Polónia, 17:00
Irlanda do Norte – Alemanha, 17:00
Rep. Checa – Turquia, 20:00
Croácia – Espanha, 20:00

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …