Turismo de Portugal convida pequeno Mathis e adepto francês a visitarem o país

(cv) NewAc21 / YouTube

-

O Turismo de Portugal anunciou a intenção de convidar o adepto francês consolado por Mathis, a criança luso-descendente cujo gesto, após a conquista lusa no Euro 2016, percorreu o mundo.

Euro 2016

A autoridade responsável pela promoção do país, que também endereçou a Mathis o mesmo convite, desconhece ainda a identidade do jovem que surge no vídeo.

O Turismo de Portugal está à espera dessa mesma identificação, “de forma a conseguir chegar até ele e convidá-lo a visitar Portugal”, escreve numa nota enviada à agência Lusa.

“Queremos dar-lhe a oportunidade de viver o genuíno acolhimento dos portugueses como prova o gosto que temos em receber bem quem nos visita“, pode ler-se ainda no comunicado.

O gesto de Mathis demonstrou “a forma afável, tolerante e genuína de ser e estar dos portugueses”, conclui Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

O vídeo, captado pela Euronews, mostra o pequeno a dirigir-se ao adepto gaulês, visivelmente triste pela derrota frente a Portugal (1-0), na final do Euro, e acaba com ambos abraçados.

Graças a este momento, que está a ser partilhado por milhões de pessoas em todo o mundo, já há uma petição online que pede que a UEFA conceda à criança um prémio de “fair play”.

Criado por um cidadão espanhol, o abaixo-assinado considera que Mathis foi o “verdadeiro campeão do Euro” e que deu uma verdadeira lição a todos os amantes de futebol.

Recorde o momento:

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …