… é um meio de informação independente distribuído em tempo real em formato electrónico.
Oferece aos seus leitores notícias de âmbito generalista, com foco especial em temas de atualidade, economia, mundo, ciência e sociedade, dando atenção especial a tópicos variados – que vão do ambiente ao consumo, da paleontologia à inteligência artificial, dos direitos humanos às novas tendências sociais.
Dirige-se especialmente aos leitores de nacionalidade portuguesa, estando acessível a qualquer utilizador de Internet, em qualquer parte do Mundo.
1. O ZAP.aeiou, adiante designado como ZAP, é um meio de informação e entretenimento, distribuído em tempo real em formato electrónico no endereço http://zap.aeiou.pt.
2. O ZAP produz, selecciona e divulga informação plural, crítica e independente, alinhada por critérios de interesse público, relevância e utilidade, com respeito pelos princípios deontológicos do jornalismo e da ética profissional.
3. O ZAP separa de forma clara o conteúdo informativo do conteúdo de opinião ou entretenimento, reservando-se o direito de interpretar, ordenar ou relacionar factos e acontecimentos.
4. O ZAP assume-se como um espaço aberto à participação dos seus leitores e ao debate público, separando de forma clara o conteúdo informativo do contributo dos utilizadores.
5. O ZAP não assume a autoria de qualquer opinião expressa nos espaços de opinião, crítica, análise ou comentário, cujo conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
6. O ZAP não perfilha qualquer orientação de carácter partidário, religioso ou desportivo, rejeita todo o tipo de discriminação ou estereotipagem étnica ou sexual, e defende a igualdade no direito da sua expressão e divulgação.
7. O ZAP defende a Declaração Universal dos Direitos Humanos, rejeita qualquer apelo a violência de qualquer tipo, não tolera a xenofobia, e preza o direito dos seus leitores ao bom nome e ao bem estar.
8. O ZAP defende a verdade, rigor, isenção e honestidade no tratamento da informação.
9. O ZAP defende a liberdade de expressão e informação, e rejeita todo o tipo de censura, sem prejuízo da defesa intransigente dos pontos 6 e 7.
10. O ZAP defende o princípio da Neutralidade da Internet.
11. O ZAP respeita o sigilo das suas fontes de informação, não admitindo, em circunstância alguma, quebrar esse compromisso.
Histórico de actualizações:
2017/12/14: acrescentado o ponto 10 (Neutralidade da Internet).
2020/05/19: acrescentada a palavra “independente” no primeiro parágrafo.