11 milhões de portugueses já podem pedir desculpa a Éder

Georgi Licovski / EPA

Éder, o "patinho feio" da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

Éder, o “patinho feio” da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

De patinho feio a herói nacional, o jogador já tem um site exclusivamente dedicado a todos os portugueses que lhe devem um pedido de desculpa.

Éderzito António Macedo Lopes. Apesar de ser este o nome completo do jogador da seleção nacional, a verdade é que foram poucas as vezes em que o internacional foi assim apelidado.

“Patinho feio”, “cone”, “tronco”, “peco”… Foram muitos os nomes que foram surgindo para batizar Éder que, agora, ficou na história do futebol português.

O jogador luso-guineense calou tudo e todos quando, no domingo passado, marcou o golo aos 109 minutos que deu a Portugal o título de campeão da Europa.

Sozinho, o avançado recebeu a bola, fugiu aos centrais gauleses e, de repente, rematou de fora da área, batendo Lloris e “gelando” a grande maioria dos franceses que se encontravam no Stade de France.

O avançado de 28 anos, que viu muitas vezes o seu nome posto em causa no lote de 23 de Fernando Santos, tornou-se o “herói improvável” da equipa das quinas.

Desde o erguer da taça até hoje – e talvez durante os próximos dias – são muitos os portugueses que ainda se mostram “envergonhados” pelas críticas feitas ao jogador que, do dia para a noite, se tornou um verdadeiro salvador da pátria.

Por isso, alguém se lembrou de criar uma página dedicada a Éder, criada com o simples propósito de fazer um pedido de desculpa oficial ao jogador.

O site não deixa dúvidas – www.desculpaeder.com – e parece estar a fazer sucesso entre os 11 milhões de portugueses arrependidos.

Para já, a página angariou quase 30 mil pedidos de desculpas.

Humilde como sempre, o jogador já reagiu à iniciativa, comentando que não guarda qualquer rancor e que os adeptos “estão desculpados”.

“Estão desculpados. Eu não guardo qualquer rancor. As pessoas têm de dar a opinião e se agora têm uma opinião diferente e estão a querer expressá-la, têm todo o direito. Fico todo contente“, afirmou, citado pela Renascença.

E porque ninguém se cansa de ver o golo que nos levou à vitória, vezes e vezes sem conta, surgiram duas novas versões de arrepiar.

A primeira (feita por um adepto que estava atrás da baliza francesa):

E uma versão em câmara lenta (com a música do guitarrista Carlos Paredes):

FM, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 11 milhões de portugueses?!
    Não será pouco?!…
    Eu nunca tinha sequer ouvido falar nele até ao momento em que ele entrou no jogo da final!…
    Logo…

RESPONDER

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …