11 milhões de portugueses já podem pedir desculpa a Éder

Georgi Licovski / EPA

Éder, o "patinho feio" da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

Éder, o “patinho feio” da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

De patinho feio a herói nacional, o jogador já tem um site exclusivamente dedicado a todos os portugueses que lhe devem um pedido de desculpa.

Éderzito António Macedo Lopes. Apesar de ser este o nome completo do jogador da seleção nacional, a verdade é que foram poucas as vezes em que o internacional foi assim apelidado.

“Patinho feio”, “cone”, “tronco”, “peco”… Foram muitos os nomes que foram surgindo para batizar Éder que, agora, ficou na história do futebol português.

O jogador luso-guineense calou tudo e todos quando, no domingo passado, marcou o golo aos 109 minutos que deu a Portugal o título de campeão da Europa.

Sozinho, o avançado recebeu a bola, fugiu aos centrais gauleses e, de repente, rematou de fora da área, batendo Lloris e “gelando” a grande maioria dos franceses que se encontravam no Stade de France.

O avançado de 28 anos, que viu muitas vezes o seu nome posto em causa no lote de 23 de Fernando Santos, tornou-se o “herói improvável” da equipa das quinas.

Desde o erguer da taça até hoje – e talvez durante os próximos dias – são muitos os portugueses que ainda se mostram “envergonhados” pelas críticas feitas ao jogador que, do dia para a noite, se tornou um verdadeiro salvador da pátria.

Por isso, alguém se lembrou de criar uma página dedicada a Éder, criada com o simples propósito de fazer um pedido de desculpa oficial ao jogador.

O site não deixa dúvidas – www.desculpaeder.com – e parece estar a fazer sucesso entre os 11 milhões de portugueses arrependidos.

Para já, a página angariou quase 30 mil pedidos de desculpas.

Humilde como sempre, o jogador já reagiu à iniciativa, comentando que não guarda qualquer rancor e que os adeptos “estão desculpados”.

“Estão desculpados. Eu não guardo qualquer rancor. As pessoas têm de dar a opinião e se agora têm uma opinião diferente e estão a querer expressá-la, têm todo o direito. Fico todo contente“, afirmou, citado pela Renascença.

E porque ninguém se cansa de ver o golo que nos levou à vitória, vezes e vezes sem conta, surgiram duas novas versões de arrepiar.

A primeira (feita por um adepto que estava atrás da baliza francesa):

E uma versão em câmara lenta (com a música do guitarrista Carlos Paredes):

FM, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 11 milhões de portugueses?!
    Não será pouco?!…
    Eu nunca tinha sequer ouvido falar nele até ao momento em que ele entrou no jogo da final!…
    Logo…

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …