11 milhões de portugueses já podem pedir desculpa a Éder

Georgi Licovski / EPA

Éder, o "patinho feio" da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

Éder, o “patinho feio” da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

De patinho feio a herói nacional, o jogador já tem um site exclusivamente dedicado a todos os portugueses que lhe devem um pedido de desculpa.

Éderzito António Macedo Lopes. Apesar de ser este o nome completo do jogador da seleção nacional, a verdade é que foram poucas as vezes em que o internacional foi assim apelidado.

“Patinho feio”, “cone”, “tronco”, “peco”… Foram muitos os nomes que foram surgindo para batizar Éder que, agora, ficou na história do futebol português.

O jogador luso-guineense calou tudo e todos quando, no domingo passado, marcou o golo aos 109 minutos que deu a Portugal o título de campeão da Europa.

Sozinho, o avançado recebeu a bola, fugiu aos centrais gauleses e, de repente, rematou de fora da área, batendo Lloris e “gelando” a grande maioria dos franceses que se encontravam no Stade de France.

O avançado de 28 anos, que viu muitas vezes o seu nome posto em causa no lote de 23 de Fernando Santos, tornou-se o “herói improvável” da equipa das quinas.

Desde o erguer da taça até hoje – e talvez durante os próximos dias – são muitos os portugueses que ainda se mostram “envergonhados” pelas críticas feitas ao jogador que, do dia para a noite, se tornou um verdadeiro salvador da pátria.

Por isso, alguém se lembrou de criar uma página dedicada a Éder, criada com o simples propósito de fazer um pedido de desculpa oficial ao jogador.

O site não deixa dúvidas – www.desculpaeder.com – e parece estar a fazer sucesso entre os 11 milhões de portugueses arrependidos.

Para já, a página angariou quase 30 mil pedidos de desculpas.

Humilde como sempre, o jogador já reagiu à iniciativa, comentando que não guarda qualquer rancor e que os adeptos “estão desculpados”.

“Estão desculpados. Eu não guardo qualquer rancor. As pessoas têm de dar a opinião e se agora têm uma opinião diferente e estão a querer expressá-la, têm todo o direito. Fico todo contente“, afirmou, citado pela Renascença.

E porque ninguém se cansa de ver o golo que nos levou à vitória, vezes e vezes sem conta, surgiram duas novas versões de arrepiar.

A primeira (feita por um adepto que estava atrás da baliza francesa):

E uma versão em câmara lenta (com a música do guitarrista Carlos Paredes):

FM, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 11 milhões de portugueses?!
    Não será pouco?!…
    Eu nunca tinha sequer ouvido falar nele até ao momento em que ele entrou no jogo da final!…
    Logo…

RESPONDER

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …