Turquia vence República Checa e apura Irlanda do Norte

Rolex Dela Pena / EPA

Ozan Tufan celebra o segundo golo da Turquia

Ozan Tufan celebra o segundo golo da Turquia

A seleção turca resgatou o orgulho e venceu hoje a Republica Checa por 2-0, em jogo do grupo D do Euro2016 de futebol, o que lhe confere algumas hipóteses de obter um lugar nos oitavos de final.

Os turcos inauguraram o marcador logo aos 10 minutos, a culminar uma entrada forte no jogo que contrastou com a apatia dos checos, por Burak Yilmaz, e voltaram a marcar já na segunda parte, aos 65 minutos, por Ozan Tufan.

Depois de duas derrotas frente à Croácia e à Espanha, duas das seleções mais fortes deste Europeu, a seleção turca meteu-se em brios para resgatar o orgulho da nação e encarou o jogo frente à República Checa com uma atitude excecional que fez a diferença e esteve na base da vitória.

Os checos, mais dotados atleticamente, não se aproximaram sequer da garra, da entrega, da disponibilidade total para a luta que os jogadores turcos mostraram e que lhes permitiu ganhar frequentemente os duelos individuais.

De resto, os turcos entraram a todo o gás, o que contrastou com uma certa apatia dos checos, e chegaram ao golo bem cedo, aos 10 minutos, através de Burak Yilmaz, o que reforçou a confiança dos seus jogadores e colocou pressão no oponente.

A Turquia sentiu-se quase sempre confortável no seu 4x2x3x1, a defender com um bloco médio/baixo, porque a seleção checa revelou uma confrangedora falta de criatividade no ataque, com jogadores ‘duros de rins’, incapazes de ganhar um lance de 1×1 e praticando um futebol muito direto que beneficiava a defesa turca, posicionada de frente para a bola.

Shawn Thew / EPA

O turco Ismail Koybasi (esq) e o checo Josef Sural (c) num lance do Turquia 2-0 República Checa

O turco Ismail Koybasi (esq) e o checo Josef Sural (c) num lance do Turquia 2-0 República Checa

A melhor oportunidade dos checos aconteceu aos 30 minutos, com Kaderabek a falhar a emenda ao segundo poste, depois de um desvio de cabeça de Borek Dockal, ao cruzamento de Tomas Necid.

Na segunda parte, os checos jogaram sempre contra o tempo e a pressão de marcar o mais cedo possível retirou-lhes ainda mais o discernimento, que se repercutiu no futebol afunilado e previsível que se acentuou com a entrada do ponta de lança Milan Skoda, a partir dos 57 minutos, e o sacrifício do médio defensivo David Pavelka.

Era o tudo ou nada do selecionador Pavel Vrba, mas a verdade é que a Turquia passou a dispor de imensos espaços na costas da defesa checa, muito subida e exposta, que podia ter explorado mais do que o fez e, quiçá, obter uma vitória mais volumosa.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …