Turquia vence República Checa e apura Irlanda do Norte

Rolex Dela Pena / EPA

Ozan Tufan celebra o segundo golo da Turquia

Ozan Tufan celebra o segundo golo da Turquia

A seleção turca resgatou o orgulho e venceu hoje a Republica Checa por 2-0, em jogo do grupo D do Euro2016 de futebol, o que lhe confere algumas hipóteses de obter um lugar nos oitavos de final.

Os turcos inauguraram o marcador logo aos 10 minutos, a culminar uma entrada forte no jogo que contrastou com a apatia dos checos, por Burak Yilmaz, e voltaram a marcar já na segunda parte, aos 65 minutos, por Ozan Tufan.

Depois de duas derrotas frente à Croácia e à Espanha, duas das seleções mais fortes deste Europeu, a seleção turca meteu-se em brios para resgatar o orgulho da nação e encarou o jogo frente à República Checa com uma atitude excecional que fez a diferença e esteve na base da vitória.

Os checos, mais dotados atleticamente, não se aproximaram sequer da garra, da entrega, da disponibilidade total para a luta que os jogadores turcos mostraram e que lhes permitiu ganhar frequentemente os duelos individuais.

De resto, os turcos entraram a todo o gás, o que contrastou com uma certa apatia dos checos, e chegaram ao golo bem cedo, aos 10 minutos, através de Burak Yilmaz, o que reforçou a confiança dos seus jogadores e colocou pressão no oponente.

A Turquia sentiu-se quase sempre confortável no seu 4x2x3x1, a defender com um bloco médio/baixo, porque a seleção checa revelou uma confrangedora falta de criatividade no ataque, com jogadores ‘duros de rins’, incapazes de ganhar um lance de 1×1 e praticando um futebol muito direto que beneficiava a defesa turca, posicionada de frente para a bola.

Shawn Thew / EPA

O turco Ismail Koybasi (esq) e o checo Josef Sural (c) num lance do Turquia 2-0 República Checa

O turco Ismail Koybasi (esq) e o checo Josef Sural (c) num lance do Turquia 2-0 República Checa

A melhor oportunidade dos checos aconteceu aos 30 minutos, com Kaderabek a falhar a emenda ao segundo poste, depois de um desvio de cabeça de Borek Dockal, ao cruzamento de Tomas Necid.

Na segunda parte, os checos jogaram sempre contra o tempo e a pressão de marcar o mais cedo possível retirou-lhes ainda mais o discernimento, que se repercutiu no futebol afunilado e previsível que se acentuou com a entrada do ponta de lança Milan Skoda, a partir dos 57 minutos, e o sacrifício do médio defensivo David Pavelka.

Era o tudo ou nada do selecionador Pavel Vrba, mas a verdade é que a Turquia passou a dispor de imensos espaços na costas da defesa checa, muito subida e exposta, que podia ter explorado mais do que o fez e, quiçá, obter uma vitória mais volumosa.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …