Turquia vence República Checa e apura Irlanda do Norte

Rolex Dela Pena / EPA

Ozan Tufan celebra o segundo golo da Turquia

Ozan Tufan celebra o segundo golo da Turquia

A seleção turca resgatou o orgulho e venceu hoje a Republica Checa por 2-0, em jogo do grupo D do Euro2016 de futebol, o que lhe confere algumas hipóteses de obter um lugar nos oitavos de final.

Os turcos inauguraram o marcador logo aos 10 minutos, a culminar uma entrada forte no jogo que contrastou com a apatia dos checos, por Burak Yilmaz, e voltaram a marcar já na segunda parte, aos 65 minutos, por Ozan Tufan.

Depois de duas derrotas frente à Croácia e à Espanha, duas das seleções mais fortes deste Europeu, a seleção turca meteu-se em brios para resgatar o orgulho da nação e encarou o jogo frente à República Checa com uma atitude excecional que fez a diferença e esteve na base da vitória.

Os checos, mais dotados atleticamente, não se aproximaram sequer da garra, da entrega, da disponibilidade total para a luta que os jogadores turcos mostraram e que lhes permitiu ganhar frequentemente os duelos individuais.

De resto, os turcos entraram a todo o gás, o que contrastou com uma certa apatia dos checos, e chegaram ao golo bem cedo, aos 10 minutos, através de Burak Yilmaz, o que reforçou a confiança dos seus jogadores e colocou pressão no oponente.

A Turquia sentiu-se quase sempre confortável no seu 4x2x3x1, a defender com um bloco médio/baixo, porque a seleção checa revelou uma confrangedora falta de criatividade no ataque, com jogadores ‘duros de rins’, incapazes de ganhar um lance de 1×1 e praticando um futebol muito direto que beneficiava a defesa turca, posicionada de frente para a bola.

Shawn Thew / EPA

O turco Ismail Koybasi (esq) e o checo Josef Sural (c) num lance do Turquia 2-0 República Checa

O turco Ismail Koybasi (esq) e o checo Josef Sural (c) num lance do Turquia 2-0 República Checa

A melhor oportunidade dos checos aconteceu aos 30 minutos, com Kaderabek a falhar a emenda ao segundo poste, depois de um desvio de cabeça de Borek Dockal, ao cruzamento de Tomas Necid.

Na segunda parte, os checos jogaram sempre contra o tempo e a pressão de marcar o mais cedo possível retirou-lhes ainda mais o discernimento, que se repercutiu no futebol afunilado e previsível que se acentuou com a entrada do ponta de lança Milan Skoda, a partir dos 57 minutos, e o sacrifício do médio defensivo David Pavelka.

Era o tudo ou nada do selecionador Pavel Vrba, mas a verdade é que a Turquia passou a dispor de imensos espaços na costas da defesa checa, muito subida e exposta, que podia ter explorado mais do que o fez e, quiçá, obter uma vitória mais volumosa.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

PRR. Nome de Vítor Caldeira na mesa para presidir à Comissão de Auditoria e Controlo

O inspetor-geral de Finanças vai presidir à Comissão de Auditoria e Controlo (CAC) que acompanhará a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá, também, integrar o ex-presidente do Tribunal de Contas …

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …