Bélgica soma primeiro triunfo ao bater a República da Irlanda

Khaled Elfiqi / EPA

-

A Bélgica somou este sábado o seu primeiro triunfo no Grupo E do Euro 2016, ao vencer a República da Irlanda por 3-0, em encontro da segunda jornada, disputado em Bordéus.

Dois tentos de Romelu Lukaku, aos 48 e 70 minutos, e um do ex-médio benfiquista Axel Witsel, aos 61, selaram o triunfo dos diabos vermelhos, que na primeira ronda tinham perdido por 2-0 com a Itália.

A Bélgica teve que esperar pela segunda parte para romper a muralha irlandesa, destroçando a estratégia dos irlandeses, que, ao terem necessidade de abrir as linhas, após o golo inaugural, viram a Bélgica traduzir a sua superioridade.

Depois da derrota inaugural com a Itália (2-0) no Grupo E, foi a Bélgica quem mais procurou vencer em Bordéus, num duelo em que tomou conta do jogo desde o primeiro minuto, mas esbarrou na organização irlandesa.

O técnico Marc Wilmots fez mudanças em relação ao primeiro encontro, desde logo com as entradas de Meunier, Dembelé e Ferreira-Carrasco (saíram Ciman, Nainggolan e Fellaini), num onze em que Hazard e De Bruyne tinham liberdade de ação.

Do lado da República da Irlanda, Martin O’Neill foi mais conservador, mas fez subir o lateral Brady, optando por Ward para defesa-esquerdo, e na frente tentou combinar Hoolahan com Shane Long, numa difícil missão de ter bola.

Mesmo com a Bélgica a tomar conta do jogo, a primeira parte não teve golos: Hazard, aos 21 minutos, com uma remate por cima da barra, e o central Alderweireld, aos 42, com o adversário a tirar em cima da linha, tiveram as melhores oportunidades.

Às insistências belgas respondeu sempre bem a Irlanda, até ao primeiro golo, num raro momento de contra-ataque, já na segunda parte, com De Bruyne a conduzir a bola pelo lado direito do ataque e a servir Lukaku, que, como um colocado remate à entrada da área, inaugurou o marcador, aos 48 minutos.

Mais do que a importância do golo, foi o momento-chave em que obrigou a Irlanda, que empatara na estreia com a Suécia (1-1), a subir no terreno, e a dar então espaço aos belgas, sobretudo a Hazard e De Bruyne na condução da bola.

O segundo e terceiro golos dos belgas surgiram no mesmo corredor direito.

Aos 61 minutos, Meunier ganhou terreno e serviu Witsel, que, sem marcação no centro da grande área, marcou de cabeça, e aos 70, foi Hazard, novamente numa bola ganha por Meunier no lado direito, a assistir Lukaku para o ‘bis’, aos 70.

A vitória deixa a Bélgica no segundo lugar do Grupo E, com três pontos, atrás da Itália, com seis, enquanto a Suécia e a República da Irlanda somam apenas um ponto.

Na terceira e última jornada, a Itália, já apurada para os oitavos de final, defronta a República da Irlanda e a Bélgica a Suécia.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …