Bélgica soma primeiro triunfo ao bater a República da Irlanda

Khaled Elfiqi / EPA

-

A Bélgica somou este sábado o seu primeiro triunfo no Grupo E do Euro 2016, ao vencer a República da Irlanda por 3-0, em encontro da segunda jornada, disputado em Bordéus.

Dois tentos de Romelu Lukaku, aos 48 e 70 minutos, e um do ex-médio benfiquista Axel Witsel, aos 61, selaram o triunfo dos diabos vermelhos, que na primeira ronda tinham perdido por 2-0 com a Itália.

A Bélgica teve que esperar pela segunda parte para romper a muralha irlandesa, destroçando a estratégia dos irlandeses, que, ao terem necessidade de abrir as linhas, após o golo inaugural, viram a Bélgica traduzir a sua superioridade.

Depois da derrota inaugural com a Itália (2-0) no Grupo E, foi a Bélgica quem mais procurou vencer em Bordéus, num duelo em que tomou conta do jogo desde o primeiro minuto, mas esbarrou na organização irlandesa.

O técnico Marc Wilmots fez mudanças em relação ao primeiro encontro, desde logo com as entradas de Meunier, Dembelé e Ferreira-Carrasco (saíram Ciman, Nainggolan e Fellaini), num onze em que Hazard e De Bruyne tinham liberdade de ação.

Do lado da República da Irlanda, Martin O’Neill foi mais conservador, mas fez subir o lateral Brady, optando por Ward para defesa-esquerdo, e na frente tentou combinar Hoolahan com Shane Long, numa difícil missão de ter bola.

Mesmo com a Bélgica a tomar conta do jogo, a primeira parte não teve golos: Hazard, aos 21 minutos, com uma remate por cima da barra, e o central Alderweireld, aos 42, com o adversário a tirar em cima da linha, tiveram as melhores oportunidades.

Às insistências belgas respondeu sempre bem a Irlanda, até ao primeiro golo, num raro momento de contra-ataque, já na segunda parte, com De Bruyne a conduzir a bola pelo lado direito do ataque e a servir Lukaku, que, como um colocado remate à entrada da área, inaugurou o marcador, aos 48 minutos.

Mais do que a importância do golo, foi o momento-chave em que obrigou a Irlanda, que empatara na estreia com a Suécia (1-1), a subir no terreno, e a dar então espaço aos belgas, sobretudo a Hazard e De Bruyne na condução da bola.

O segundo e terceiro golos dos belgas surgiram no mesmo corredor direito.

Aos 61 minutos, Meunier ganhou terreno e serviu Witsel, que, sem marcação no centro da grande área, marcou de cabeça, e aos 70, foi Hazard, novamente numa bola ganha por Meunier no lado direito, a assistir Lukaku para o ‘bis’, aos 70.

A vitória deixa a Bélgica no segundo lugar do Grupo E, com três pontos, atrás da Itália, com seis, enquanto a Suécia e a República da Irlanda somam apenas um ponto.

Na terceira e última jornada, a Itália, já apurada para os oitavos de final, defronta a República da Irlanda e a Bélgica a Suécia.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Lupin". Livros originais regressam aos mais vendidos com série na Netflix

Novo fenómeno da Netflix, a série francesa Lupin estreou a bater recordes no ecrã… e não só. Com o sucesso da adaptação moderna da história clássica do ladrão Arsène Lupin, os livros originais voltaram aos …

Escavações revelam canibalismo azteca durante invasão espanhola

Centenas de invasores espanhóis capturados na localidade azteca de Tecoaque em 1520 terão sido sacrificados e devorados pelos indígenas, motivando um posterior massacre ordenado pelo "conquistador" Hernan Cortés. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Antropologia …

A carrinha NV350 da Nissan inaugura uma nova forma de teletrabalho

O teletrabalho pode tornar-se menos aborrecido graças à Nissan. A fabricante japonesa apresentou a sua carrinha NV350 através do YouTube, na semana passada. A empresa destacou a principal caraterística deste veículo: pode ser formatado para …

Hospitais estão no limite. Modelos computacionais podem ajudar a manter as portas abertas

Modelos computacionais podem ser aplicados para ajudar a fazer uma melhor gestão das camas disponíveis para o internamento de doentes infetados com o novo coronavírus. A covid-19 está a causar pressão nos serviços de saúde em …

Guardas diabólicas. Mulheres comuns pertenceram à SS (e torturaram outras em campo de concentração)

Prosseguir, torturar e matar judeus não foi uma ação impulsionada apenas por homens. Na altura da Segunda Guerra Mundial foram muitas as mulheres que se juntaram à SS para fiscalizar e realizar tarefas nos campos …

Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em …

EUA. Com medo da covid-19, homem esconde-se em aeroporto durante três meses

Com receio de ir para casa devido à covid-19, um homem de 36 anos ficou durante três meses no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), sem ser descoberto. De acordo com um artigo …

Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito. A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além …

Netanyahu tem a seringa com que foi vacinado contra a covid-19 exposta no seu escritório

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, guardou a seringa com que foi vacinado contra a covid-19. O objeto está agora exposto no seu escritório no interior de uma caixa de vidro com uma base em …

Presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusado de 11 crimes

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande foi acusado de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Numa informação …