Bélgica soma primeiro triunfo ao bater a República da Irlanda

Khaled Elfiqi / EPA

-

A Bélgica somou este sábado o seu primeiro triunfo no Grupo E do Euro 2016, ao vencer a República da Irlanda por 3-0, em encontro da segunda jornada, disputado em Bordéus.

Dois tentos de Romelu Lukaku, aos 48 e 70 minutos, e um do ex-médio benfiquista Axel Witsel, aos 61, selaram o triunfo dos diabos vermelhos, que na primeira ronda tinham perdido por 2-0 com a Itália.

A Bélgica teve que esperar pela segunda parte para romper a muralha irlandesa, destroçando a estratégia dos irlandeses, que, ao terem necessidade de abrir as linhas, após o golo inaugural, viram a Bélgica traduzir a sua superioridade.

Depois da derrota inaugural com a Itália (2-0) no Grupo E, foi a Bélgica quem mais procurou vencer em Bordéus, num duelo em que tomou conta do jogo desde o primeiro minuto, mas esbarrou na organização irlandesa.

O técnico Marc Wilmots fez mudanças em relação ao primeiro encontro, desde logo com as entradas de Meunier, Dembelé e Ferreira-Carrasco (saíram Ciman, Nainggolan e Fellaini), num onze em que Hazard e De Bruyne tinham liberdade de ação.

Do lado da República da Irlanda, Martin O’Neill foi mais conservador, mas fez subir o lateral Brady, optando por Ward para defesa-esquerdo, e na frente tentou combinar Hoolahan com Shane Long, numa difícil missão de ter bola.

Mesmo com a Bélgica a tomar conta do jogo, a primeira parte não teve golos: Hazard, aos 21 minutos, com uma remate por cima da barra, e o central Alderweireld, aos 42, com o adversário a tirar em cima da linha, tiveram as melhores oportunidades.

Às insistências belgas respondeu sempre bem a Irlanda, até ao primeiro golo, num raro momento de contra-ataque, já na segunda parte, com De Bruyne a conduzir a bola pelo lado direito do ataque e a servir Lukaku, que, como um colocado remate à entrada da área, inaugurou o marcador, aos 48 minutos.

Mais do que a importância do golo, foi o momento-chave em que obrigou a Irlanda, que empatara na estreia com a Suécia (1-1), a subir no terreno, e a dar então espaço aos belgas, sobretudo a Hazard e De Bruyne na condução da bola.

O segundo e terceiro golos dos belgas surgiram no mesmo corredor direito.

Aos 61 minutos, Meunier ganhou terreno e serviu Witsel, que, sem marcação no centro da grande área, marcou de cabeça, e aos 70, foi Hazard, novamente numa bola ganha por Meunier no lado direito, a assistir Lukaku para o ‘bis’, aos 70.

A vitória deixa a Bélgica no segundo lugar do Grupo E, com três pontos, atrás da Itália, com seis, enquanto a Suécia e a República da Irlanda somam apenas um ponto.

Na terceira e última jornada, a Itália, já apurada para os oitavos de final, defronta a República da Irlanda e a Bélgica a Suécia.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …