Croácia domina mas República Checa empata com 2 golos tardios

Abedin Taherkenareh / EPA

-

Luka Modric

A Croácia desperdiçou hoje oportunidade soberana para garantir lugar nos oitavos de final do Euro2016 de futebol, ao empatar 2-2 com a República Checa, em jogo do grupo D, depois de ter estado a vencer por 2-0.

Em Saint-Etienne, a Croácia chegou aos 2-0 com tentos de Perisic, aos 37 minutos, e de Rakitic, aos 59, mas a República Checa respondeu e reduziu aos 76, com um golo de Milan Skoda, e igualou aos 90+3, através de Necid, na conversão de uma grande penalidade.

A seleção croata evidenciou manifesta superioridade sobre o adversário durante mais de dois terços da partida, materializou essa supremacia com dois golos, enjeitou algumas oportunidades para fazer o terceiro e acabou o jogo em sofrimento para evitar a derrota.

É um facto que o segundo golo checo, de penálti, aos 90+3 minutos, resultou de um disparate cometido pelo defesa central croata Domagoj Vida, que, ao saltar com um adversário, esticou o braço até à altura da cabeça deste e a bola tocou-lhe na mão, dando origem a um penálti perfeitamente evitável, mas há culpas coletivas a apontar.

Com efeito, a Croácia estava a dominar o jogo de forma tão manifesta que se convenceu que o tinha ganho e, nos últimos 20/25 minutos baixou claramente o ritmo e acabou por pagar um preço alto por isso.

A seleção checa não estava a mostrar capacidade para incomodar a defesa croata, mas, aos 76 minutos, Milan Skoda, que entrara aos 67 a render o ineficaz ponta de lança Lafata, reduziu para 2-1, numa cabeçada a culminar um cruzamento da direita, e trouxe de novo a República Checa à discussão do resultado.

Como sempre, nestas alturas, o aspeto psicológico tem uma influência determinante, os checos passaram a acreditar que era possível chegar ao empate, os croatas oscilaram na sua autoconfiança, numa altura em que estavam já em fase de ‘desaceleração’, e um jogo que parecia mais do que resolvido deixou de o estar.

Uma interrupção do jogo por vários minutos devido a tochas lançadas por adeptos croatas para o relvado, parece ter tido um efeito negativo nos jogadores croatas, a que se juntaria o erro grosseiro do central Vida, a ‘dar vida’ a uma equipa checa que parecia ‘morta’.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …