Croácia domina mas República Checa empata com 2 golos tardios

Abedin Taherkenareh / EPA

-

Luka Modric

A Croácia desperdiçou hoje oportunidade soberana para garantir lugar nos oitavos de final do Euro2016 de futebol, ao empatar 2-2 com a República Checa, em jogo do grupo D, depois de ter estado a vencer por 2-0.

Em Saint-Etienne, a Croácia chegou aos 2-0 com tentos de Perisic, aos 37 minutos, e de Rakitic, aos 59, mas a República Checa respondeu e reduziu aos 76, com um golo de Milan Skoda, e igualou aos 90+3, através de Necid, na conversão de uma grande penalidade.

A seleção croata evidenciou manifesta superioridade sobre o adversário durante mais de dois terços da partida, materializou essa supremacia com dois golos, enjeitou algumas oportunidades para fazer o terceiro e acabou o jogo em sofrimento para evitar a derrota.

É um facto que o segundo golo checo, de penálti, aos 90+3 minutos, resultou de um disparate cometido pelo defesa central croata Domagoj Vida, que, ao saltar com um adversário, esticou o braço até à altura da cabeça deste e a bola tocou-lhe na mão, dando origem a um penálti perfeitamente evitável, mas há culpas coletivas a apontar.

Com efeito, a Croácia estava a dominar o jogo de forma tão manifesta que se convenceu que o tinha ganho e, nos últimos 20/25 minutos baixou claramente o ritmo e acabou por pagar um preço alto por isso.

A seleção checa não estava a mostrar capacidade para incomodar a defesa croata, mas, aos 76 minutos, Milan Skoda, que entrara aos 67 a render o ineficaz ponta de lança Lafata, reduziu para 2-1, numa cabeçada a culminar um cruzamento da direita, e trouxe de novo a República Checa à discussão do resultado.

Como sempre, nestas alturas, o aspeto psicológico tem uma influência determinante, os checos passaram a acreditar que era possível chegar ao empate, os croatas oscilaram na sua autoconfiança, numa altura em que estavam já em fase de ‘desaceleração’, e um jogo que parecia mais do que resolvido deixou de o estar.

Uma interrupção do jogo por vários minutos devido a tochas lançadas por adeptos croatas para o relvado, parece ter tido um efeito negativo nos jogadores croatas, a que se juntaria o erro grosseiro do central Vida, a ‘dar vida’ a uma equipa checa que parecia ‘morta’.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …

Mau tempo nas próximas 48h. Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas …