Croácia domina mas República Checa empata com 2 golos tardios

Abedin Taherkenareh / EPA

-

Luka Modric

A Croácia desperdiçou hoje oportunidade soberana para garantir lugar nos oitavos de final do Euro2016 de futebol, ao empatar 2-2 com a República Checa, em jogo do grupo D, depois de ter estado a vencer por 2-0.

Em Saint-Etienne, a Croácia chegou aos 2-0 com tentos de Perisic, aos 37 minutos, e de Rakitic, aos 59, mas a República Checa respondeu e reduziu aos 76, com um golo de Milan Skoda, e igualou aos 90+3, através de Necid, na conversão de uma grande penalidade.

A seleção croata evidenciou manifesta superioridade sobre o adversário durante mais de dois terços da partida, materializou essa supremacia com dois golos, enjeitou algumas oportunidades para fazer o terceiro e acabou o jogo em sofrimento para evitar a derrota.

É um facto que o segundo golo checo, de penálti, aos 90+3 minutos, resultou de um disparate cometido pelo defesa central croata Domagoj Vida, que, ao saltar com um adversário, esticou o braço até à altura da cabeça deste e a bola tocou-lhe na mão, dando origem a um penálti perfeitamente evitável, mas há culpas coletivas a apontar.

Com efeito, a Croácia estava a dominar o jogo de forma tão manifesta que se convenceu que o tinha ganho e, nos últimos 20/25 minutos baixou claramente o ritmo e acabou por pagar um preço alto por isso.

A seleção checa não estava a mostrar capacidade para incomodar a defesa croata, mas, aos 76 minutos, Milan Skoda, que entrara aos 67 a render o ineficaz ponta de lança Lafata, reduziu para 2-1, numa cabeçada a culminar um cruzamento da direita, e trouxe de novo a República Checa à discussão do resultado.

Como sempre, nestas alturas, o aspeto psicológico tem uma influência determinante, os checos passaram a acreditar que era possível chegar ao empate, os croatas oscilaram na sua autoconfiança, numa altura em que estavam já em fase de ‘desaceleração’, e um jogo que parecia mais do que resolvido deixou de o estar.

Uma interrupção do jogo por vários minutos devido a tochas lançadas por adeptos croatas para o relvado, parece ter tido um efeito negativo nos jogadores croatas, a que se juntaria o erro grosseiro do central Vida, a ‘dar vida’ a uma equipa checa que parecia ‘morta’.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …

Membros do comando saudita que assassinou Khashoggi foram treinados nos EUA

Os quatro membros do comando que matou o jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018, terão recebido formação paramilitar nos Estados Unidos. O jornal norte-americano The New York Times noticiou, na terça-feira, que quatro membros do comando …