Suíça empata com a Roménia e fica perto do apuramento

Georgi Licovski / EPA

-

Roménia e Suíça empataram hoje 1-1 no Parque dos Príncipes, em Paris, na segunda jornada do Grupo A do Euro2016 de futebol, que deixa os helvéticos mais próximos do apuramento.

Bogdan Stancu marcou aos 18 minutos, de penalti, o segundo golo que marca na prova, e adiantou os romenos.

Mas Admir Mehmedi, aos 57 minutos, empatou para os suíços, conferindo maior justiça ao resultado.

A Suíça lidera isolada com quatro pontos, seguida da França com três, Roménia com um e Albânia ainda sem pontos, sendo que, pelas 20:00, os anfitriões gauleses defrontam os albaneses, em Marselha.

Animada pelo triunfo por 1-0 ante a Albânia, a Suíça assumiu a iniciativa do jogo e Haris Seferovic logo se destacou, mas enquanto perdulário.

O avançado começou a deixar os seus adeptos ‘loucos’ logo aos seis minutos, quando ‘sentou’ um defesa na área, mas depois tanto quis colocar a bola que errou o alvo: aos 16, sem oposição, permitiu ao guarda-redes brilhar, com o pé.

A defesa macia romena contrastava com a mais rígida suíça, que, aos 18 minutos, viu ‘capitão’ Stephan Lichtsteiner puxar a camisola a Alexandru Chipciu, cometendo penalti que Bogdan Stancu converteu, o segundo na prova, depois do que apontou na derrota 2-1 com a França. É o primeiro a ‘bisar’ na prova.

Os helvéticos apenas podiam queixar-se da sua falta de eficácia e da atenção do guarda-redes Ciprian Tatarusanu, que, aos 31 minutos, negou a tentativa de golo à ‘bomba’ de Granit Xhaka, sendo, que minutos depois (38), Blerim Džemaili cabeceou ao lado com a baliza à mercê.

Pelo meio, o ex-portista Sapunaru (28 minutos), na sequência de livre, atirou ao poste, numa primeira parte em que a Suíça teve 63 por cento de posse de bola.

O recém-entrado Hoban (46 minutos) quase fez o segundo, mas, junto à pequena área, errou o alvo e, pouco depois, foi Johan Djourou que quase fez autogolo, a tentar aliviar.

A Suíça voltou à discussão do desafio com um disparo de Admir Mehmedi (57 minutos), que apanhou uma bola solta na área para fuzilar, sem defesa, restabelecendo a igualdade.

Quem esperou um jogo ainda mais espevitado, enganou-se, pois o empate pareceu satisfazer as pretensões de ambos: até ao fim, destaque apenas para um livre de Gabriel Torje (70 minutos) que quase enganou o guarda-redes helvético.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 20:00

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 14:00
Ucrânia – Irlanda do Norte, 17:00
Alemanha – Polónia, 20:00

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …