Suíça empata com a Roménia e fica perto do apuramento

Georgi Licovski / EPA

-

Roménia e Suíça empataram hoje 1-1 no Parque dos Príncipes, em Paris, na segunda jornada do Grupo A do Euro2016 de futebol, que deixa os helvéticos mais próximos do apuramento.

Bogdan Stancu marcou aos 18 minutos, de penalti, o segundo golo que marca na prova, e adiantou os romenos.

Mas Admir Mehmedi, aos 57 minutos, empatou para os suíços, conferindo maior justiça ao resultado.

A Suíça lidera isolada com quatro pontos, seguida da França com três, Roménia com um e Albânia ainda sem pontos, sendo que, pelas 20:00, os anfitriões gauleses defrontam os albaneses, em Marselha.

Animada pelo triunfo por 1-0 ante a Albânia, a Suíça assumiu a iniciativa do jogo e Haris Seferovic logo se destacou, mas enquanto perdulário.

O avançado começou a deixar os seus adeptos ‘loucos’ logo aos seis minutos, quando ‘sentou’ um defesa na área, mas depois tanto quis colocar a bola que errou o alvo: aos 16, sem oposição, permitiu ao guarda-redes brilhar, com o pé.

A defesa macia romena contrastava com a mais rígida suíça, que, aos 18 minutos, viu ‘capitão’ Stephan Lichtsteiner puxar a camisola a Alexandru Chipciu, cometendo penalti que Bogdan Stancu converteu, o segundo na prova, depois do que apontou na derrota 2-1 com a França. É o primeiro a ‘bisar’ na prova.

Os helvéticos apenas podiam queixar-se da sua falta de eficácia e da atenção do guarda-redes Ciprian Tatarusanu, que, aos 31 minutos, negou a tentativa de golo à ‘bomba’ de Granit Xhaka, sendo, que minutos depois (38), Blerim Džemaili cabeceou ao lado com a baliza à mercê.

Pelo meio, o ex-portista Sapunaru (28 minutos), na sequência de livre, atirou ao poste, numa primeira parte em que a Suíça teve 63 por cento de posse de bola.

O recém-entrado Hoban (46 minutos) quase fez o segundo, mas, junto à pequena área, errou o alvo e, pouco depois, foi Johan Djourou que quase fez autogolo, a tentar aliviar.

A Suíça voltou à discussão do desafio com um disparo de Admir Mehmedi (57 minutos), que apanhou uma bola solta na área para fuzilar, sem defesa, restabelecendo a igualdade.

Quem esperou um jogo ainda mais espevitado, enganou-se, pois o empate pareceu satisfazer as pretensões de ambos: até ao fim, destaque apenas para um livre de Gabriel Torje (70 minutos) que quase enganou o guarda-redes helvético.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 20:00

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 14:00
Ucrânia – Irlanda do Norte, 17:00
Alemanha – Polónia, 20:00

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …