Suíça empata com a Roménia e fica perto do apuramento

Georgi Licovski / EPA

-

Roménia e Suíça empataram hoje 1-1 no Parque dos Príncipes, em Paris, na segunda jornada do Grupo A do Euro2016 de futebol, que deixa os helvéticos mais próximos do apuramento.

Bogdan Stancu marcou aos 18 minutos, de penalti, o segundo golo que marca na prova, e adiantou os romenos.

Mas Admir Mehmedi, aos 57 minutos, empatou para os suíços, conferindo maior justiça ao resultado.

A Suíça lidera isolada com quatro pontos, seguida da França com três, Roménia com um e Albânia ainda sem pontos, sendo que, pelas 20:00, os anfitriões gauleses defrontam os albaneses, em Marselha.

Animada pelo triunfo por 1-0 ante a Albânia, a Suíça assumiu a iniciativa do jogo e Haris Seferovic logo se destacou, mas enquanto perdulário.

O avançado começou a deixar os seus adeptos ‘loucos’ logo aos seis minutos, quando ‘sentou’ um defesa na área, mas depois tanto quis colocar a bola que errou o alvo: aos 16, sem oposição, permitiu ao guarda-redes brilhar, com o pé.

A defesa macia romena contrastava com a mais rígida suíça, que, aos 18 minutos, viu ‘capitão’ Stephan Lichtsteiner puxar a camisola a Alexandru Chipciu, cometendo penalti que Bogdan Stancu converteu, o segundo na prova, depois do que apontou na derrota 2-1 com a França. É o primeiro a ‘bisar’ na prova.

Os helvéticos apenas podiam queixar-se da sua falta de eficácia e da atenção do guarda-redes Ciprian Tatarusanu, que, aos 31 minutos, negou a tentativa de golo à ‘bomba’ de Granit Xhaka, sendo, que minutos depois (38), Blerim Džemaili cabeceou ao lado com a baliza à mercê.

Pelo meio, o ex-portista Sapunaru (28 minutos), na sequência de livre, atirou ao poste, numa primeira parte em que a Suíça teve 63 por cento de posse de bola.

O recém-entrado Hoban (46 minutos) quase fez o segundo, mas, junto à pequena área, errou o alvo e, pouco depois, foi Johan Djourou que quase fez autogolo, a tentar aliviar.

A Suíça voltou à discussão do desafio com um disparo de Admir Mehmedi (57 minutos), que apanhou uma bola solta na área para fuzilar, sem defesa, restabelecendo a igualdade.

Quem esperou um jogo ainda mais espevitado, enganou-se, pois o empate pareceu satisfazer as pretensões de ambos: até ao fim, destaque apenas para um livre de Gabriel Torje (70 minutos) que quase enganou o guarda-redes helvético.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 20:00

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 14:00
Ucrânia – Irlanda do Norte, 17:00
Alemanha – Polónia, 20:00

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …