Eslováquia vence e deixa Rússia em situação difícil no Grupo B

Rolex dela Pena / EPA

-

A Eslováquia venceu hoje a Rússia, por 2-1, com dois grandes golos de Weiss e Hamsik, no arranque da segunda ronda do Euro2016, e com os primeiros três pontos amealhados “baralhou” as contas do apuramento no Grupo B.

A primeira vitória em fases finais de Europeus da estreante seleção eslovaca foi conseguida com dois golos marcados ainda na primeira parte, que deixam a seleção russa – que pressionou e esteve perto de empatar depois de reduzir por Denis Glushakov (1-2), aos 80 minutos – em posição complicada.

Com três alterações no ‘onze’ após a derrota com o País de Gales (2-1) – entraram Tomás Hubocan, Viktor Pecovsky e Ondrej Duda, por troca com Dusan Svento, Patrick Hirosolovky e Michal Duris -, a Eslováquia cedo deu a entender a disposição de procurar chegar rapidamente à vantagem.

Marek Hamsik, aos 10 minutos, tirando partido de uma perda de bola da seleção russa, tentou o golo com um pontapé forte, mas sem acertar na baliza defendida por Igor Akinfeev, e Jan Durica, aos 13, na marcação de um livre, faz a bola passar perto.

A Rússia, demasiadamente descontraída, com perdas frequentes de bola e deixando-se ultrapassar pela velocidade dos eslovacos, só aos 18 minutos, por Fedro Smolov, rematou com intenção à baliza do guarda-redes Matus Kozacik.

Com posse de bola consentida, mas pouco acutilantes, os russos criavam perigo através de lances de bola parada e através de raras exceções de jogo corrido, como as protagonizadas por Artem Dzyuba, aos 23 minutos, e por Fedor Smolov, aos 28, mas o remate saiu rente à base do poste.

Rápida nas transições, a Eslováquia chegou à vantagem por Vladimir Weiss, aos 32 minutos, na sequência de uma bola lançada para as costas da defesa russa, com um bom trabalho do jogador do Al-Gharafa, que tirou Igor Smolniko e Vasili Berezutsky da jogada com uma finta de corpo, antes de rematar para o fundo da baliza da Rússia.

Marek Hamsik, que perseguia o golo desde o apito inicial, elevou a vantagem da Eslováquia, aos 45 minutos, com um remate forte e tenso, após tirar o ‘motor’ russo Oleg Shatov do caminho, com uma simulação, tendo ainda a bola batido no poste mais distante antes de cruzar a linha de golo.

Para a segunda parte, aturdida com a inesperada vantagem da seleção eslovaca, a Rússia tirou do banco Denis Glushakov, Pavel Mamaev e, mais tarde, Roman Shirokov e, com as alterações operadas, ganhou dinâmica ofensiva, sem contudo criar flagrantes oportunidades de golo.

O ‘irrequieto’ Oleg Shatov, aos 53 minutos, criou uma situação de perigo na área eslovaca resolvida por Jan Durica e, aos 55, foi a vez de Igor Akinfeev negar o golo a Robert Mak, na sequência de um rápido contra-ataque da Eslováquia.

Aos 79 minutos, o russo Pavel Mamaev, em posição frontal, rematou ao lado da baliza defendida pelo guarda-redes Matus Kozacik, em lance que antecederia o golo de Denis Glushakov, aos 80, num cabeceamento a um cruzamento de Oleg Shatov.

A exemplo dos minutos finais do encontro com a Inglaterra, em que a ‘capitão’ Vasili Berezutski empatou já nos descontos, a Rússia ‘caiu’ em cima da seleção da Eslováquia, remetida apenas à defesa e em explorar o contra-ataque.

Denis Glushakov, aos 87 minutos, rematou ao lado, e Artem Dzyuba, aos 90, não conseguiu ultrapassar Tomás Hubocan, no que foram as derradeiras oportunidades de perigo para a baliza da Eslováquia, que segurou o triunfo com alguma dificuldade.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 20:00

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 14:00
Ucrânia – Irlanda do Norte, 17:00
Alemanha – Polónia, 20:00

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …