Eslováquia vence e deixa Rússia em situação difícil no Grupo B

Rolex dela Pena / EPA

-

A Eslováquia venceu hoje a Rússia, por 2-1, com dois grandes golos de Weiss e Hamsik, no arranque da segunda ronda do Euro2016, e com os primeiros três pontos amealhados “baralhou” as contas do apuramento no Grupo B.

A primeira vitória em fases finais de Europeus da estreante seleção eslovaca foi conseguida com dois golos marcados ainda na primeira parte, que deixam a seleção russa – que pressionou e esteve perto de empatar depois de reduzir por Denis Glushakov (1-2), aos 80 minutos – em posição complicada.

Com três alterações no ‘onze’ após a derrota com o País de Gales (2-1) – entraram Tomás Hubocan, Viktor Pecovsky e Ondrej Duda, por troca com Dusan Svento, Patrick Hirosolovky e Michal Duris -, a Eslováquia cedo deu a entender a disposição de procurar chegar rapidamente à vantagem.

Marek Hamsik, aos 10 minutos, tirando partido de uma perda de bola da seleção russa, tentou o golo com um pontapé forte, mas sem acertar na baliza defendida por Igor Akinfeev, e Jan Durica, aos 13, na marcação de um livre, faz a bola passar perto.

A Rússia, demasiadamente descontraída, com perdas frequentes de bola e deixando-se ultrapassar pela velocidade dos eslovacos, só aos 18 minutos, por Fedro Smolov, rematou com intenção à baliza do guarda-redes Matus Kozacik.

Com posse de bola consentida, mas pouco acutilantes, os russos criavam perigo através de lances de bola parada e através de raras exceções de jogo corrido, como as protagonizadas por Artem Dzyuba, aos 23 minutos, e por Fedor Smolov, aos 28, mas o remate saiu rente à base do poste.

Rápida nas transições, a Eslováquia chegou à vantagem por Vladimir Weiss, aos 32 minutos, na sequência de uma bola lançada para as costas da defesa russa, com um bom trabalho do jogador do Al-Gharafa, que tirou Igor Smolniko e Vasili Berezutsky da jogada com uma finta de corpo, antes de rematar para o fundo da baliza da Rússia.

Marek Hamsik, que perseguia o golo desde o apito inicial, elevou a vantagem da Eslováquia, aos 45 minutos, com um remate forte e tenso, após tirar o ‘motor’ russo Oleg Shatov do caminho, com uma simulação, tendo ainda a bola batido no poste mais distante antes de cruzar a linha de golo.

Para a segunda parte, aturdida com a inesperada vantagem da seleção eslovaca, a Rússia tirou do banco Denis Glushakov, Pavel Mamaev e, mais tarde, Roman Shirokov e, com as alterações operadas, ganhou dinâmica ofensiva, sem contudo criar flagrantes oportunidades de golo.

O ‘irrequieto’ Oleg Shatov, aos 53 minutos, criou uma situação de perigo na área eslovaca resolvida por Jan Durica e, aos 55, foi a vez de Igor Akinfeev negar o golo a Robert Mak, na sequência de um rápido contra-ataque da Eslováquia.

Aos 79 minutos, o russo Pavel Mamaev, em posição frontal, rematou ao lado da baliza defendida pelo guarda-redes Matus Kozacik, em lance que antecederia o golo de Denis Glushakov, aos 80, num cabeceamento a um cruzamento de Oleg Shatov.

A exemplo dos minutos finais do encontro com a Inglaterra, em que a ‘capitão’ Vasili Berezutski empatou já nos descontos, a Rússia ‘caiu’ em cima da seleção da Eslováquia, remetida apenas à defesa e em explorar o contra-ataque.

Denis Glushakov, aos 87 minutos, rematou ao lado, e Artem Dzyuba, aos 90, não conseguiu ultrapassar Tomás Hubocan, no que foram as derradeiras oportunidades de perigo para a baliza da Eslováquia, que segurou o triunfo com alguma dificuldade.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 20:00

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 14:00
Ucrânia – Irlanda do Norte, 17:00
Alemanha – Polónia, 20:00

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …