Eslováquia vence e deixa Rússia em situação difícil no Grupo B

Rolex dela Pena / EPA

-

A Eslováquia venceu hoje a Rússia, por 2-1, com dois grandes golos de Weiss e Hamsik, no arranque da segunda ronda do Euro2016, e com os primeiros três pontos amealhados “baralhou” as contas do apuramento no Grupo B.

A primeira vitória em fases finais de Europeus da estreante seleção eslovaca foi conseguida com dois golos marcados ainda na primeira parte, que deixam a seleção russa – que pressionou e esteve perto de empatar depois de reduzir por Denis Glushakov (1-2), aos 80 minutos – em posição complicada.

Com três alterações no ‘onze’ após a derrota com o País de Gales (2-1) – entraram Tomás Hubocan, Viktor Pecovsky e Ondrej Duda, por troca com Dusan Svento, Patrick Hirosolovky e Michal Duris -, a Eslováquia cedo deu a entender a disposição de procurar chegar rapidamente à vantagem.

Marek Hamsik, aos 10 minutos, tirando partido de uma perda de bola da seleção russa, tentou o golo com um pontapé forte, mas sem acertar na baliza defendida por Igor Akinfeev, e Jan Durica, aos 13, na marcação de um livre, faz a bola passar perto.

A Rússia, demasiadamente descontraída, com perdas frequentes de bola e deixando-se ultrapassar pela velocidade dos eslovacos, só aos 18 minutos, por Fedro Smolov, rematou com intenção à baliza do guarda-redes Matus Kozacik.

Com posse de bola consentida, mas pouco acutilantes, os russos criavam perigo através de lances de bola parada e através de raras exceções de jogo corrido, como as protagonizadas por Artem Dzyuba, aos 23 minutos, e por Fedor Smolov, aos 28, mas o remate saiu rente à base do poste.

Rápida nas transições, a Eslováquia chegou à vantagem por Vladimir Weiss, aos 32 minutos, na sequência de uma bola lançada para as costas da defesa russa, com um bom trabalho do jogador do Al-Gharafa, que tirou Igor Smolniko e Vasili Berezutsky da jogada com uma finta de corpo, antes de rematar para o fundo da baliza da Rússia.

Marek Hamsik, que perseguia o golo desde o apito inicial, elevou a vantagem da Eslováquia, aos 45 minutos, com um remate forte e tenso, após tirar o ‘motor’ russo Oleg Shatov do caminho, com uma simulação, tendo ainda a bola batido no poste mais distante antes de cruzar a linha de golo.

Para a segunda parte, aturdida com a inesperada vantagem da seleção eslovaca, a Rússia tirou do banco Denis Glushakov, Pavel Mamaev e, mais tarde, Roman Shirokov e, com as alterações operadas, ganhou dinâmica ofensiva, sem contudo criar flagrantes oportunidades de golo.

O ‘irrequieto’ Oleg Shatov, aos 53 minutos, criou uma situação de perigo na área eslovaca resolvida por Jan Durica e, aos 55, foi a vez de Igor Akinfeev negar o golo a Robert Mak, na sequência de um rápido contra-ataque da Eslováquia.

Aos 79 minutos, o russo Pavel Mamaev, em posição frontal, rematou ao lado da baliza defendida pelo guarda-redes Matus Kozacik, em lance que antecederia o golo de Denis Glushakov, aos 80, num cabeceamento a um cruzamento de Oleg Shatov.

A exemplo dos minutos finais do encontro com a Inglaterra, em que a ‘capitão’ Vasili Berezutski empatou já nos descontos, a Rússia ‘caiu’ em cima da seleção da Eslováquia, remetida apenas à defesa e em explorar o contra-ataque.

Denis Glushakov, aos 87 minutos, rematou ao lado, e Artem Dzyuba, aos 90, não conseguiu ultrapassar Tomás Hubocan, no que foram as derradeiras oportunidades de perigo para a baliza da Eslováquia, que segurou o triunfo com alguma dificuldade.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 20:00

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 14:00
Ucrânia – Irlanda do Norte, 17:00
Alemanha – Polónia, 20:00

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …