Irlanda do Norte faz história ao vencer a Ucrânia

CJ Gunther / EPA

-

A Irlanda do Norte conquistou hoje os seus primeiros pontos na fase final de um Europeu de futebol, ao bater a Ucrânia por 2-0, em jogo da segunda jornada do grupo C, disputado em Lyon, França.

Gareth McAuley, que alinha nos ingleses do West Bromwich, inaugurou o marcador aos 49 minutos, e Niall McGinn, que joga no escocês Aberdeen, fechou a contagem aos 90+6, numa altura em que o combinado de leste tudo tentava para chegar à baliza adversária.

São os três primeiros dos pontos irlandeses na prova, suficientes para fazer sonhar com a qualificação para a fase seguinte, mas convém recordar que o próximo adversário será a Alemanha, um dos mais fortes candidatos ao título.

O futebol da primeira parte foi frenético, já que as duas equipas precisavam de amealhar pontos, por terem sido derrotadas na primeira ronda, mas faltaram oportunidades dignas desse nome.

Quatro minutos após o reatamento, Gareth McAuley assinou o primeiro golo norte-irlandês na competição continental, materializando o melhor esclarecimento ofensivo da sua equipa.

A resposta chegou de Yevhen Seleznyov, que, aos 51 minutos, rematou à figura do guardião McGovern, na sequência de uma reação algo ‘pálida’ da Ucrânia.

Aos 57, Conor Washington tentou a sua sorte, mas a bola saiu ao lado e o jogo foi interrompido logo a seguir, devido à intensa chuva e ao granizo que se abateram sobre o Estádio de Lyon.

Um intervalo forçado de dois minutos, que serviu para Michael O’Neill reorganizar a sua equipa, de tal modo que, só 20 minutos depois é que os ucranianos voltaram a criar perigo: primeiro por Viktor Kovalenko, do Shakhtar Donetsk, que apareceu isolado na grande área, mas rematou ao lado, e depois pelo médio Yarmolenko, do Dínamo de Kiev, cujo remate foi defendido por Michael McGovern.

Quando a equipa de arbitragem mostrou a placa com seis minutos de período de descontos, e todos pensaram que se iria assistir a um vendaval ofensivo da Ucrânia, os irlandeses passaram a exercer pressão logo à saída da área contrária.

E voltaram a marcar, por Niall McGinn, a poucos segundos do termo do encontro, à custa de uma tática pouco usual em equipas teoricamente mais fracas, apanhadas a defender uma vantagem mínima nos últimos instantes das partidas.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …