Irlanda do Norte faz história ao vencer a Ucrânia

CJ Gunther / EPA

-

A Irlanda do Norte conquistou hoje os seus primeiros pontos na fase final de um Europeu de futebol, ao bater a Ucrânia por 2-0, em jogo da segunda jornada do grupo C, disputado em Lyon, França.

Gareth McAuley, que alinha nos ingleses do West Bromwich, inaugurou o marcador aos 49 minutos, e Niall McGinn, que joga no escocês Aberdeen, fechou a contagem aos 90+6, numa altura em que o combinado de leste tudo tentava para chegar à baliza adversária.

São os três primeiros dos pontos irlandeses na prova, suficientes para fazer sonhar com a qualificação para a fase seguinte, mas convém recordar que o próximo adversário será a Alemanha, um dos mais fortes candidatos ao título.

O futebol da primeira parte foi frenético, já que as duas equipas precisavam de amealhar pontos, por terem sido derrotadas na primeira ronda, mas faltaram oportunidades dignas desse nome.

Quatro minutos após o reatamento, Gareth McAuley assinou o primeiro golo norte-irlandês na competição continental, materializando o melhor esclarecimento ofensivo da sua equipa.

A resposta chegou de Yevhen Seleznyov, que, aos 51 minutos, rematou à figura do guardião McGovern, na sequência de uma reação algo ‘pálida’ da Ucrânia.

Aos 57, Conor Washington tentou a sua sorte, mas a bola saiu ao lado e o jogo foi interrompido logo a seguir, devido à intensa chuva e ao granizo que se abateram sobre o Estádio de Lyon.

Um intervalo forçado de dois minutos, que serviu para Michael O’Neill reorganizar a sua equipa, de tal modo que, só 20 minutos depois é que os ucranianos voltaram a criar perigo: primeiro por Viktor Kovalenko, do Shakhtar Donetsk, que apareceu isolado na grande área, mas rematou ao lado, e depois pelo médio Yarmolenko, do Dínamo de Kiev, cujo remate foi defendido por Michael McGovern.

Quando a equipa de arbitragem mostrou a placa com seis minutos de período de descontos, e todos pensaram que se iria assistir a um vendaval ofensivo da Ucrânia, os irlandeses passaram a exercer pressão logo à saída da área contrária.

E voltaram a marcar, por Niall McGinn, a poucos segundos do termo do encontro, à custa de uma tática pouco usual em equipas teoricamente mais fracas, apanhadas a defender uma vantagem mínima nos últimos instantes das partidas.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …