Irlanda do Norte faz história ao vencer a Ucrânia

CJ Gunther / EPA

-

A Irlanda do Norte conquistou hoje os seus primeiros pontos na fase final de um Europeu de futebol, ao bater a Ucrânia por 2-0, em jogo da segunda jornada do grupo C, disputado em Lyon, França.

Gareth McAuley, que alinha nos ingleses do West Bromwich, inaugurou o marcador aos 49 minutos, e Niall McGinn, que joga no escocês Aberdeen, fechou a contagem aos 90+6, numa altura em que o combinado de leste tudo tentava para chegar à baliza adversária.

São os três primeiros dos pontos irlandeses na prova, suficientes para fazer sonhar com a qualificação para a fase seguinte, mas convém recordar que o próximo adversário será a Alemanha, um dos mais fortes candidatos ao título.

O futebol da primeira parte foi frenético, já que as duas equipas precisavam de amealhar pontos, por terem sido derrotadas na primeira ronda, mas faltaram oportunidades dignas desse nome.

Quatro minutos após o reatamento, Gareth McAuley assinou o primeiro golo norte-irlandês na competição continental, materializando o melhor esclarecimento ofensivo da sua equipa.

A resposta chegou de Yevhen Seleznyov, que, aos 51 minutos, rematou à figura do guardião McGovern, na sequência de uma reação algo ‘pálida’ da Ucrânia.

Aos 57, Conor Washington tentou a sua sorte, mas a bola saiu ao lado e o jogo foi interrompido logo a seguir, devido à intensa chuva e ao granizo que se abateram sobre o Estádio de Lyon.

Um intervalo forçado de dois minutos, que serviu para Michael O’Neill reorganizar a sua equipa, de tal modo que, só 20 minutos depois é que os ucranianos voltaram a criar perigo: primeiro por Viktor Kovalenko, do Shakhtar Donetsk, que apareceu isolado na grande área, mas rematou ao lado, e depois pelo médio Yarmolenko, do Dínamo de Kiev, cujo remate foi defendido por Michael McGovern.

Quando a equipa de arbitragem mostrou a placa com seis minutos de período de descontos, e todos pensaram que se iria assistir a um vendaval ofensivo da Ucrânia, os irlandeses passaram a exercer pressão logo à saída da área contrária.

E voltaram a marcar, por Niall McGinn, a poucos segundos do termo do encontro, à custa de uma tática pouco usual em equipas teoricamente mais fracas, apanhadas a defender uma vantagem mínima nos últimos instantes das partidas.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …