Inglaterra vence País de Gales com dois golos vindos do banco

Rolex Dela Pena / EPA

-

Os suplentes Jamie Vardy e Daniel Sturridge protagonizaram hoje a reviravolta da Inglaterra no confronto com o ‘vizinho’ País da Gales (2-1), em mais um jogo do Euro2016 decidido nos descontos.

Depois de na primeira ronda do Grupo B terem sofrido o golo do empate em tempo extra, face à Rússia (1-1), os ingleses chegaram ao triunfo também na compensação, em Lens, com um tento de Sturridge, aos 90+2 minutos.

Antes, aos 56 minutos, o campeão inglês Vardy, entrado ao intervalo juntamente com Sturridge, tinha restabelecido a igualdade, ‘anulando’ o segundo livre direto na prova de Gareth Bale, que adiantou os galeses, aos 42 minutos.

A Inglaterra foi premiada pelo ataque constante – 21-4 em remates, 9-3 em cantos e 64 por cento contra 36 na posse de bola -, face a um País de Gales que defendeu bem e esteve perto de segurar o empate, mas acabou por cair sobre o final.

Além dos dois suplentes, destaque nos ingleses para os laterais Kyle Walker e Danny Rose, especialmente o primeiro, que percorreu o corredor direito vezes ‘infinitas’.

Com este resultado, a Inglaterra saltou para o primeiro posto do agrupamento, com quatro pontos, contra três de País de Gales e Eslováquia e um da Rússia. Na última ronda, os ingleses defrontam os eslovacos e os galeses os russos.

Em relação ao primeiro jogo, a Inglaterra (1-1 com a Rússia) manteve o ‘onze’, em ‘4-3-3’, enquanto o País de Gales (2-1 à Eslováquia) trocou Daniel Ward, David Edwards e Jonny Williams por Wayne Hennessey, Joe Ledley e Hal Robson-Kanu, mantendo o ‘3-5-2’.

Os ingleses, com Wayne Rooney como estratega, assumiram o comando do encontro desde início e, aos sete minutos, quase marcaram, com Kane a lançar Lallana, na direita, e este a centrar para Sterling, isolado, falhar o alvo.

Apesar de ter quase sempre a bola, a Inglaterra, sem soluções para ultrapassar a defesa galesa, não mais criou perigo de bola corrida até ao intervalo, assustando apenas em bolas paradas, em cabeceamentos dos centrais Cahill (36) e Smalling (36), servidos por Rooney.

Por seu lado, o País de Gales só construiu uma ocasião para marcar e adiantou-se mesmo no marcador, aos 42 minutos, num livre direto, frontal, mas muito longe da baliza, transformado por Bale, com Hart ainda a tocar na bola.

Insatisfeito, Roy Hodgson fez duas substituições ao intervalo, trocando Sterling e Kane por Sturridge e Vardy, que, aos 56 minutos, construíram o empate: o jogador do Liverpool cruzou e o do Leicester marcou, isolado por um corte falhado de cabeça do central galês Ashley Williams.

Com o empate, os ingleses ‘encostaram’ ainda mais os galeses à sua área e, aos 63 minutos, Sturridge podia ter marcado, mas falhou o remate, depois de grande trabalho na esquerda de Danny Rose.

Aos poucos, o País de Gales, com David Edwards em vez de Ledley e Jonathan Williams no lugar de Robson-Kanu, foi ‘abrandando’ os ingleses, que, a 17 minutos do final, ainda lançaram o jogador mais jovem do Euro2016, Marcus Rashford.

Bale, aos 75 minutos, e Jonathan Williams, aos 80, efetuaram os primeiros remates à baliza de Hart na segunda parte, mas a parte final jogou-se junto à área do País de Gales, claramente satisfeito com a igualdade.

A Inglaterra tinha dificuldades em criar ocasiões de golo, mas, aos 90+2 minutos, chegou ao triunfo: Sturridge iniciou a jogada fora da área e concluiu-a já na pequena área, de pé direito, depois de toques de Vardy e Alli.

Praticamente na última jogada, aos 90+4 minutos, o País de Gales ainda poderia ter empatado, mas o cabeceamento de Bale, numa entrada de rompante, em resposta a um centro de Taylor, saiu ao lado do poste esquerdo.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …

Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento …

Afinal, Darwin poderá ter-se enganado em relação à seleção sexual

Um novo estudo sugere que Charles Darwin poderá ter-se enganado parcialmente em relação à teoria da seleção sexual. Charles Darwin foi um cientista cuidadoso. Em meados do século XIX, enquanto procurava evidências para a sua teoria …

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …