Inglaterra vence País de Gales com dois golos vindos do banco

Rolex Dela Pena / EPA

-

Os suplentes Jamie Vardy e Daniel Sturridge protagonizaram hoje a reviravolta da Inglaterra no confronto com o ‘vizinho’ País da Gales (2-1), em mais um jogo do Euro2016 decidido nos descontos.

Depois de na primeira ronda do Grupo B terem sofrido o golo do empate em tempo extra, face à Rússia (1-1), os ingleses chegaram ao triunfo também na compensação, em Lens, com um tento de Sturridge, aos 90+2 minutos.

Antes, aos 56 minutos, o campeão inglês Vardy, entrado ao intervalo juntamente com Sturridge, tinha restabelecido a igualdade, ‘anulando’ o segundo livre direto na prova de Gareth Bale, que adiantou os galeses, aos 42 minutos.

A Inglaterra foi premiada pelo ataque constante – 21-4 em remates, 9-3 em cantos e 64 por cento contra 36 na posse de bola -, face a um País de Gales que defendeu bem e esteve perto de segurar o empate, mas acabou por cair sobre o final.

Além dos dois suplentes, destaque nos ingleses para os laterais Kyle Walker e Danny Rose, especialmente o primeiro, que percorreu o corredor direito vezes ‘infinitas’.

Com este resultado, a Inglaterra saltou para o primeiro posto do agrupamento, com quatro pontos, contra três de País de Gales e Eslováquia e um da Rússia. Na última ronda, os ingleses defrontam os eslovacos e os galeses os russos.

Em relação ao primeiro jogo, a Inglaterra (1-1 com a Rússia) manteve o ‘onze’, em ‘4-3-3’, enquanto o País de Gales (2-1 à Eslováquia) trocou Daniel Ward, David Edwards e Jonny Williams por Wayne Hennessey, Joe Ledley e Hal Robson-Kanu, mantendo o ‘3-5-2’.

Os ingleses, com Wayne Rooney como estratega, assumiram o comando do encontro desde início e, aos sete minutos, quase marcaram, com Kane a lançar Lallana, na direita, e este a centrar para Sterling, isolado, falhar o alvo.

Apesar de ter quase sempre a bola, a Inglaterra, sem soluções para ultrapassar a defesa galesa, não mais criou perigo de bola corrida até ao intervalo, assustando apenas em bolas paradas, em cabeceamentos dos centrais Cahill (36) e Smalling (36), servidos por Rooney.

Por seu lado, o País de Gales só construiu uma ocasião para marcar e adiantou-se mesmo no marcador, aos 42 minutos, num livre direto, frontal, mas muito longe da baliza, transformado por Bale, com Hart ainda a tocar na bola.

Insatisfeito, Roy Hodgson fez duas substituições ao intervalo, trocando Sterling e Kane por Sturridge e Vardy, que, aos 56 minutos, construíram o empate: o jogador do Liverpool cruzou e o do Leicester marcou, isolado por um corte falhado de cabeça do central galês Ashley Williams.

Com o empate, os ingleses ‘encostaram’ ainda mais os galeses à sua área e, aos 63 minutos, Sturridge podia ter marcado, mas falhou o remate, depois de grande trabalho na esquerda de Danny Rose.

Aos poucos, o País de Gales, com David Edwards em vez de Ledley e Jonathan Williams no lugar de Robson-Kanu, foi ‘abrandando’ os ingleses, que, a 17 minutos do final, ainda lançaram o jogador mais jovem do Euro2016, Marcus Rashford.

Bale, aos 75 minutos, e Jonathan Williams, aos 80, efetuaram os primeiros remates à baliza de Hart na segunda parte, mas a parte final jogou-se junto à área do País de Gales, claramente satisfeito com a igualdade.

A Inglaterra tinha dificuldades em criar ocasiões de golo, mas, aos 90+2 minutos, chegou ao triunfo: Sturridge iniciou a jogada fora da área e concluiu-a já na pequena área, de pé direito, depois de toques de Vardy e Alli.

Praticamente na última jogada, aos 90+4 minutos, o País de Gales ainda poderia ter empatado, mas o cabeceamento de Bale, numa entrada de rompante, em resposta a um centro de Taylor, saiu ao lado do poste esquerdo.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …