Inglaterra vence País de Gales com dois golos vindos do banco

Rolex Dela Pena / EPA

-

Os suplentes Jamie Vardy e Daniel Sturridge protagonizaram hoje a reviravolta da Inglaterra no confronto com o ‘vizinho’ País da Gales (2-1), em mais um jogo do Euro2016 decidido nos descontos.

Depois de na primeira ronda do Grupo B terem sofrido o golo do empate em tempo extra, face à Rússia (1-1), os ingleses chegaram ao triunfo também na compensação, em Lens, com um tento de Sturridge, aos 90+2 minutos.

Antes, aos 56 minutos, o campeão inglês Vardy, entrado ao intervalo juntamente com Sturridge, tinha restabelecido a igualdade, ‘anulando’ o segundo livre direto na prova de Gareth Bale, que adiantou os galeses, aos 42 minutos.

A Inglaterra foi premiada pelo ataque constante – 21-4 em remates, 9-3 em cantos e 64 por cento contra 36 na posse de bola -, face a um País de Gales que defendeu bem e esteve perto de segurar o empate, mas acabou por cair sobre o final.

Além dos dois suplentes, destaque nos ingleses para os laterais Kyle Walker e Danny Rose, especialmente o primeiro, que percorreu o corredor direito vezes ‘infinitas’.

Com este resultado, a Inglaterra saltou para o primeiro posto do agrupamento, com quatro pontos, contra três de País de Gales e Eslováquia e um da Rússia. Na última ronda, os ingleses defrontam os eslovacos e os galeses os russos.

Em relação ao primeiro jogo, a Inglaterra (1-1 com a Rússia) manteve o ‘onze’, em ‘4-3-3’, enquanto o País de Gales (2-1 à Eslováquia) trocou Daniel Ward, David Edwards e Jonny Williams por Wayne Hennessey, Joe Ledley e Hal Robson-Kanu, mantendo o ‘3-5-2’.

Os ingleses, com Wayne Rooney como estratega, assumiram o comando do encontro desde início e, aos sete minutos, quase marcaram, com Kane a lançar Lallana, na direita, e este a centrar para Sterling, isolado, falhar o alvo.

Apesar de ter quase sempre a bola, a Inglaterra, sem soluções para ultrapassar a defesa galesa, não mais criou perigo de bola corrida até ao intervalo, assustando apenas em bolas paradas, em cabeceamentos dos centrais Cahill (36) e Smalling (36), servidos por Rooney.

Por seu lado, o País de Gales só construiu uma ocasião para marcar e adiantou-se mesmo no marcador, aos 42 minutos, num livre direto, frontal, mas muito longe da baliza, transformado por Bale, com Hart ainda a tocar na bola.

Insatisfeito, Roy Hodgson fez duas substituições ao intervalo, trocando Sterling e Kane por Sturridge e Vardy, que, aos 56 minutos, construíram o empate: o jogador do Liverpool cruzou e o do Leicester marcou, isolado por um corte falhado de cabeça do central galês Ashley Williams.

Com o empate, os ingleses ‘encostaram’ ainda mais os galeses à sua área e, aos 63 minutos, Sturridge podia ter marcado, mas falhou o remate, depois de grande trabalho na esquerda de Danny Rose.

Aos poucos, o País de Gales, com David Edwards em vez de Ledley e Jonathan Williams no lugar de Robson-Kanu, foi ‘abrandando’ os ingleses, que, a 17 minutos do final, ainda lançaram o jogador mais jovem do Euro2016, Marcus Rashford.

Bale, aos 75 minutos, e Jonathan Williams, aos 80, efetuaram os primeiros remates à baliza de Hart na segunda parte, mas a parte final jogou-se junto à área do País de Gales, claramente satisfeito com a igualdade.

A Inglaterra tinha dificuldades em criar ocasiões de golo, mas, aos 90+2 minutos, chegou ao triunfo: Sturridge iniciou a jogada fora da área e concluiu-a já na pequena área, de pé direito, depois de toques de Vardy e Alli.

Praticamente na última jogada, aos 90+4 minutos, o País de Gales ainda poderia ter empatado, mas o cabeceamento de Bale, numa entrada de rompante, em resposta a um centro de Taylor, saiu ao lado do poste esquerdo.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …