Jaguar fez uma travessia de 1300 metros a nadar. É recorde, e ninguém sabe porque o fez

Um percurso de natação de 1,3 quilómetros por um jaguar é o mais longo alguma vez confirmado, mas os motivos do felino para fazer esta viagem não são claros. O que parece claro é que nem todos os gatos odeiam água.

Câmaras fotográficas montadas por cientistas mostram que um jaguar macho adulto nadou pelo menos 1,3 km desde a margem até uma ilha no reservatório da barragem da Serra da Mesa, no centro do Brasil.

Esta é já de longe a maior distância a nadar registada para um destes felinos, mas, na verdade, é possível que o jaguar tenha nadado quase o dobro desta distância.

Chegar à ilha teria exigido ou um percurso de 1 km a nadar até uma ilha menor, seguido de um segundo percurso de 1,3 km, ou um percurso direto de 2,3 km a nadar sem parar desde a margem até à ilha.

Estamos a ser conservadores ao assumir que este felino usou uma pequena ilha no caminho como trampolim”, afirma Leandro Silveira, do Fundo de Conservação do Jaguar no Brasil, citado pela New Scientist. “Na realidade, pode ter nadado os 2,3 quilómetros em linha reta”.

Silveira diz que, tanto quanto sabe, este é o percurso mais longo a nadar de qualquer grande felino, que tenha sido confirmado por evidência direta.

Os jaguares são conhecidos por serem excelentes nadadores, que chegam mesmo a caçar caimões na água. No entanto, até agora, não havia relatos de nadarem mais de 200 metros de cada vez, refere Silveira.

Em 2020, a sua equipa instalou várias armadilhas fotográficas à volta da Barragem da Serra da Mesa. Em maio desse ano, um macho adulto foi fotografado no continente. Quatro anos depois, em agosto de 2024, o mesmo felino, identificado pelo padrão distintivo do seu pelo, foi registado por uma câmara na ilha.

Em 2023, um puma nadou 1,1 km da costa do estado de Washington até à Ilha Squaxin. Alguns avistamentos sugerem que os pumas da região nadam até 2 km para algumas ilhas, mas não há até agora confirmação direta.

No ano passado, dois leões machos foram também filmados a nadar através de uma via aquática no Uganda, numa distância estimada entre 1 e 1,5 km. Nesse caso, pensou-se que a motivação era alcançar fêmeas que estavam a chamar do outro lado.

A razão que levou o jaguar a fazer tão longo percurso não é clara. “A ilha é relativamente pequena”, diz Silveira. “Tanto quanto sabemos, não há presas abundantes na ilha que constituam uma grande atração.”

Lá terá tido as suas razões…

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.