Eder coloca Itália nos oitavos de final

Daniel Dal Zennaro / EPA

-

Um golo do avançado Eder, um brasileiro naturalizado, aos 88 minutos, valeu à Itália um difícil triunfo sobre a Suécia (1-0) e o apuramento prematuro para os oitavos de final do Euro 2016.

Em Toulouse, o jogador nascido há 29 anos na localidade brasileira de Lauro Müller desbloqueou um jogo muito tático, com raras oportunidades e em que os transalpinos acabaram por ser melhores na parte final.

Os comandados de Antonio Conte fizeram a primeira ameaça aos 82 minutos, num cabeceamento de Parolo à barra, e, à segunda, marcaram, aos 88, num ‘slalom’ de Eder finalizado com um colocado remate de pé direito, depois de um lançamento lateral de Chiellini e um toque de cabeça de Zaza.

Mesmo a acabar, aos 90+4 minutos, o jogo ainda podia ter mudado, mas o árbitro não terá visto Bonucci puxar a camisola de Granqvist, na área transalpina.

Em relação à estreia, a Itália (2-0 à Bélgica) trocou Darmian por Florenzi, enquanto a Suécia entrou com o ‘onze’ que acabou o jogo com a República da Irlanda (1-1), incluindo o benfiquista Victor Lindelöf como lateral direito.

O encontro começou equilibrado, com os suecos mais tempo com a bola e os transalpinos mais na expetativa, tendência que se manteve até ao intervalo, após 45 minutos longe das balizas e sem uma verdadeira ocasião de golo.

Um remate de Pellè, logo aos 49 minutos, parecia trazer uma ‘nova’ Itália, mas o jogo voltou ao mesmo, com escassas jogadas de perigo, mesmo relativo, merecendo apenas referência um remate de Candreva, sem ângulo, aos 64.

Na parte final, a formação italiana começou a mostrar mais vontade de ganhar e, aos 82 minutos, quase marcou, num cabeceamento de Parolo à barra, depois de um centro milimétrico da esquerda de Giaccherini.

À segunda oportunidade, a Itália marcou mesmo, aos 88 minutos: Chiellini marcou rapidamente um lançamento lateral, Zaza tocou de cabeça para Eder e este fletiu da esquerda para o meio, tirou vários suecos da frente e marcou com um colocado remate de pé direito, para a esquerda de Isaksson.

Com muito pouco tempo para jogar, a Suécia ainda tentou, no ‘chuveirinho’ para a área, chegar à igualdade e, aos 90+4 minutos, Bonucci agarrou Granqvista na área, quando este tentava aproveitar uma assistência de Ibrahimovic, mas o húngaro Viktor Kassar marcou falta ofensiva.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …