Eder coloca Itália nos oitavos de final

Daniel Dal Zennaro / EPA

-

Um golo do avançado Eder, um brasileiro naturalizado, aos 88 minutos, valeu à Itália um difícil triunfo sobre a Suécia (1-0) e o apuramento prematuro para os oitavos de final do Euro 2016.

Em Toulouse, o jogador nascido há 29 anos na localidade brasileira de Lauro Müller desbloqueou um jogo muito tático, com raras oportunidades e em que os transalpinos acabaram por ser melhores na parte final.

Os comandados de Antonio Conte fizeram a primeira ameaça aos 82 minutos, num cabeceamento de Parolo à barra, e, à segunda, marcaram, aos 88, num ‘slalom’ de Eder finalizado com um colocado remate de pé direito, depois de um lançamento lateral de Chiellini e um toque de cabeça de Zaza.

Mesmo a acabar, aos 90+4 minutos, o jogo ainda podia ter mudado, mas o árbitro não terá visto Bonucci puxar a camisola de Granqvist, na área transalpina.

Em relação à estreia, a Itália (2-0 à Bélgica) trocou Darmian por Florenzi, enquanto a Suécia entrou com o ‘onze’ que acabou o jogo com a República da Irlanda (1-1), incluindo o benfiquista Victor Lindelöf como lateral direito.

O encontro começou equilibrado, com os suecos mais tempo com a bola e os transalpinos mais na expetativa, tendência que se manteve até ao intervalo, após 45 minutos longe das balizas e sem uma verdadeira ocasião de golo.

Um remate de Pellè, logo aos 49 minutos, parecia trazer uma ‘nova’ Itália, mas o jogo voltou ao mesmo, com escassas jogadas de perigo, mesmo relativo, merecendo apenas referência um remate de Candreva, sem ângulo, aos 64.

Na parte final, a formação italiana começou a mostrar mais vontade de ganhar e, aos 82 minutos, quase marcou, num cabeceamento de Parolo à barra, depois de um centro milimétrico da esquerda de Giaccherini.

À segunda oportunidade, a Itália marcou mesmo, aos 88 minutos: Chiellini marcou rapidamente um lançamento lateral, Zaza tocou de cabeça para Eder e este fletiu da esquerda para o meio, tirou vários suecos da frente e marcou com um colocado remate de pé direito, para a esquerda de Isaksson.

Com muito pouco tempo para jogar, a Suécia ainda tentou, no ‘chuveirinho’ para a área, chegar à igualdade e, aos 90+4 minutos, Bonucci agarrou Granqvista na área, quando este tentava aproveitar uma assistência de Ibrahimovic, mas o húngaro Viktor Kassar marcou falta ofensiva.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …