Eder coloca Itália nos oitavos de final

Daniel Dal Zennaro / EPA

-

Um golo do avançado Eder, um brasileiro naturalizado, aos 88 minutos, valeu à Itália um difícil triunfo sobre a Suécia (1-0) e o apuramento prematuro para os oitavos de final do Euro 2016.

Em Toulouse, o jogador nascido há 29 anos na localidade brasileira de Lauro Müller desbloqueou um jogo muito tático, com raras oportunidades e em que os transalpinos acabaram por ser melhores na parte final.

Os comandados de Antonio Conte fizeram a primeira ameaça aos 82 minutos, num cabeceamento de Parolo à barra, e, à segunda, marcaram, aos 88, num ‘slalom’ de Eder finalizado com um colocado remate de pé direito, depois de um lançamento lateral de Chiellini e um toque de cabeça de Zaza.

Mesmo a acabar, aos 90+4 minutos, o jogo ainda podia ter mudado, mas o árbitro não terá visto Bonucci puxar a camisola de Granqvist, na área transalpina.

Em relação à estreia, a Itália (2-0 à Bélgica) trocou Darmian por Florenzi, enquanto a Suécia entrou com o ‘onze’ que acabou o jogo com a República da Irlanda (1-1), incluindo o benfiquista Victor Lindelöf como lateral direito.

O encontro começou equilibrado, com os suecos mais tempo com a bola e os transalpinos mais na expetativa, tendência que se manteve até ao intervalo, após 45 minutos longe das balizas e sem uma verdadeira ocasião de golo.

Um remate de Pellè, logo aos 49 minutos, parecia trazer uma ‘nova’ Itália, mas o jogo voltou ao mesmo, com escassas jogadas de perigo, mesmo relativo, merecendo apenas referência um remate de Candreva, sem ângulo, aos 64.

Na parte final, a formação italiana começou a mostrar mais vontade de ganhar e, aos 82 minutos, quase marcou, num cabeceamento de Parolo à barra, depois de um centro milimétrico da esquerda de Giaccherini.

À segunda oportunidade, a Itália marcou mesmo, aos 88 minutos: Chiellini marcou rapidamente um lançamento lateral, Zaza tocou de cabeça para Eder e este fletiu da esquerda para o meio, tirou vários suecos da frente e marcou com um colocado remate de pé direito, para a esquerda de Isaksson.

Com muito pouco tempo para jogar, a Suécia ainda tentou, no ‘chuveirinho’ para a área, chegar à igualdade e, aos 90+4 minutos, Bonucci agarrou Granqvista na área, quando este tentava aproveitar uma assistência de Ibrahimovic, mas o húngaro Viktor Kassar marcou falta ofensiva.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …