Hungria arranca empate com Islândia

Tibor Illyes / EPA

O islandês Birkir Saevarsson foi autor do auto-golo que empatou o jogo Islândia 1-1 Hungria no Euro 2016

O islandês Birkir Saevarsson foi autor do auto-golo que empatou o jogo Islândia 1-1 Hungria no Euro 2016

A Hungria segurou este sábado a liderança do Grupo F do Euro 2016, que também engloba Portugal, ao empatar a um golo com a Islândia, que confirmou que continua determinada em apurar-se para os oitavos de final.

No encontro realizado em Marselha, a formação islandesa adiantou-se no marcador aos 40 minutos, numa grande penalidade convertida por Gylfi Sigurdsson, mas, aos 88, os húngaros chegaram à igualdade quando a Islândia cedeu o empate a dois minutos do fim, com um golo na própria baliza de Birkir Saevarsson.

Com dois pontos no grupo, a Islândia está a uma vitória sobre a Áustria, que joga este sábado com Portugal, de se apurar num dos dois primeiros lugares. Um terceiro empate dos islandeses até lhes poderá ser favorável, mas aí terá de entrar em linha de conta com resultados de terceiros.

A exemplo do que tinham feito com Portugal, os islandeses reforçaram a sua postura defensiva, sobretudo na segunda parte, só sendo traídos pela infelicidade de Saevarsson, que falhou o alívio de um centro do ataque húngaro e enviou a bola para a própria baliza.

Já com o histórico Gudjohnsen em campo, a Islândia teve uma ocasião muito forte para empatar, nos descontos, mas o antigo jogador do FC Barcelona não conseguiu uma recarga vitoriosa, depois de um livre frontal de Sigurdsson que embateu na barreira dos magiares.

A primeira parte ficou marcada pelo erro do guarda-redes Gabor Kiraly, que deixou fugir uma bola após um cruzamento, numa jogada que depois prosseguiu com uma falta na área de um defesa húngaro.

A perder, a Hungria foi obrigada a reforçar o ataque e apostou num futebol mais ofensivo, com os islandeses totalmente a defender, isto enquanto o ambiente nas bancadas aquecia, uma vez mais, com petardos e tochas no setor húngaro. O capitão Balazs Dzsudzak conseguiu acalmar os adeptos magiares e impedir que o jogo fosse suspenso.

No campo, era notório que a Hungria não estava confortável com a posse de bola, já que, tal como a Islândia, é uma formação que se dá melhor com o contra-golpe em vez de criar ocasiões.

A pressão húngara não foi muito eficaz e para o golo precisou do infortúnio de Saevarsson, mas o empate final acaba por ser justo.

Pouco antes do início do jogo, adeptos húngaros envolveram-se em confrontos com assistentes de recinto desportivos.

De acordo com a agência AFP, os húngaros tentaram subir uma vedação no estádio Vélodrome, em Marselha, para se juntarem a outros compatriotas.

A situação levou à ação dos stewards, com troca de agressões, antes de a polícia intervir para repor a ordem.

Na classificação do agrupamento, a Hungria passou a contar quatro pontos, contra dois da Islândia, um de Portugal e nenhum da Áustria, sendo que, a partir das 21h locais (20h em Lisboa), a formação das quinas defronta os austríacos.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …