Câmara Municipal do Porto

Unidade Local de Saúde que será reconstruída no Cerco
Projeto prevê ainda a reabilitação de um pavilhão no cerco que servirá como centro de diagnóstico integrado. Investimento é de 12,85 milhões de euros.
Estão abertos os concursos no Carvalhido e em Nevogilde (Garcia de Orta/Homem do Leme), no Porto para a construção de novos centros de saúde.
As obras terão já início em janeiro do próximo ano, e contam também com a reconstrução de uma Unidade Local de Saúde no Cerco, que servirá como centro de diagnóstico integrado, bem como unidade de recursos assistenciais partilhados. Tratar-se-á da adaptação do espaço que antigamente servia de pavilhões da EB2/3, agora devolutos.
Ao todo, serão construídos 4 centros de saúde: no Carvalhido e Nevogilde e ainda em Campanhã e em Santos Pousada. Ao todo, o investimento vai rondar aos 12,85 milhões de euros. O objetivo é a construção de serviços de saúde para dar resposta a quase 90 mil utentes.
A Câmara Municipal diz ao JN que “com a construção de raiz destes novos edifícios, a rede de equipamentos de cuidados de saúde primários na cidade fica territorialmente equilibrada, com mais e melhores condições de acessibilidade e conforto, num modelo adaptado às necessidades locais”.
No caso do Carvalhido, o edifício terá dois pisos e ficará localizado na Avenida Cidade de Xangai, num terreno com cerca de 1600 m2. O objetivo é albergar 25 600 utentes. No caso de Santos pousada, esse número pode chegar aos 27 mil utentes.
O maior espaço será o de Nevogilde: “O novo edifício ficará localizado na Rua de Sá de Albergaria e Avenida da Boavista, num terreno com 4550 m2, e com uma área de implantação de cerca de 2100 m2. O projeto prevê a instalação da Unidade de Saúde Familiar Garcia de Orta, da Unidade de Saúde Familiar Homem do Leme e da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados”. Poderá albergar 32 mil utentes.