Polónia abate drone que sobrevoava edifícios do governo. Dois bielorrussos detidos

Drone sobrevoava residência do presidente e estaria a ser pilotado por dois cidadãos da Bielorrússia. Terá sido lançado desde o interior do país.

No dia 10 de setembro, drones russos invadiram o espaço aéreo polaco e foram abatidos. Agora, um novo episódio com drones que sobrevoavam edifícios governamentais em Varsóvia ocorreu na noite desta terça feira, e deixou a NATO em ainda maior alerta, avança o Politico.

Donald Tusk, o primeiro-ministro polaco, avançou no Facebook que dois cidadãos bielorrussos foram detidos em consequência do episódio. “A polícia está a investigar as circunstâncias do incidente”, assegurou ainda.

Os dois bielorrussos eram, segundo contou o coronel Boguslaw Piorkowski à AP, os operadores do drone. O dispositivo foi localizado por dois funcionários dos Serviços de Proteção do Estado da Polónia, que trabalhavam no Palácio Belvedere — a residência oficial do presidente, que o drone sobrevoava.

“A impressão que fica é que não se trata de algo que veio de fora, mas sim lançado localmente”, disse Katarzyna Pelczynska-Nalecz, ministra polaca dos Fundos de Desenvolvimento e da Política Regional.

“Embora esta tenha sido a maior concentração de violações do espaço aéreo da NATO que vimos, o que aconteceu na quarta-feira não foi um incidente isolado”, disse Mark Rutte, o secretário-geral da organização, na semana passada, ao lançar a missão de reforço de defesa “Sentinela do Leste”.

A imprudência da Rússia no ar ao longo do nosso flanco oriental está a aumentar em frequência. Já vimos drones violarem o nosso espaço aéreo na Roménia, Estónia, Letónia e Lituânia. Intencional ou não, é perigoso“, alerta ainda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.