12 anos depois, Espanha perde, e a Croácia vence o grupo D

Rungroj Yongrit / EPA

-

A Croácia, com um triunfo por 2-1, quebrou hoje o ciclo de invencibilidade da Espanha, que durava há 14 jogos em Europeus, vencendo o Grupo D do Euro2016 e relegando os espanhóis para o segundo posto.

Mesmo sem Modric (Real Madrid) e Mandzukic (Juventus), os croatas conseguiram suster a ‘fúria’ espanhola e deram a volta ao marcador, pois Álvaro Morata (hoje resgatado pelo real Madrid à Juventus) colocou os campeões em título em vantagem, logo aos sete minutos.

A resposta da Croácia surgiu através de um erro do guarda-redes De Gea, que saiu da baliza de forma extemporânea, mas o ‘chapéu’ de Rakitic, médio do Barcelona, fez a bola embater na barra e num poste.

Os croatas empataram, então, a poucos segundos do intervalo, por intermédio do avançado Nikola Kalinic, da Fiorentina, que desviou com o calcanhar, após cruzamento de Dario Srna, desde a esquerda do seu ataque.

Álvaro Morata, logo após o reatamento, rematou com perigo, mas De Gea teve que se aplicar (57), após defesa incompleta, opondo-se com valentia a um remate de Pjaca, numa fase de reação do combinado de Leste.

A Espanha podia ter voltado à vantagem, mas Sérgio Ramos falhou uma grande penalidade, aos 70 minutos, defendida por Danijel Subasic, guardião do Mónaco.

A três minutos do final, e dando expressão ao futebol mais esclarecido dos croatas, Ivan Perisic, do Inter de Milão, entrou na área pela esquerda e rematou sem hipóteses para De Gea.

David Silva, médio ofensivo do Manchester City, ainda dispôs de uma boa oportunidade, mas um defesa croata rechaçou a bola à entrada das suas redes, momentos antes do final da partida.

Com este triunfo, a Croácia venceu o Grupo D e vai defrontar um dos melhores terceiros classificados, que até pode ser Portugal, ‘atirando’ a Espanha para um confronto com a Itália logo nos oitavos de final.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

 Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal enfrenta a Hungria à procura de retomar onde Éder nos deixou

A seleção portuguesa de futebol inicia hoje a defesa do título no Euro2020, com o objetivo de superar a Hungria, 'outsider' do Grupo F, em Budapeste, antes dos embates complicados frente às favoritas Alemanha e …

Duarte Cordeiro admite que Lisboa corre o risco de recuar no desconfinamento

O coordenador para a covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revelou, esta segunda-feira, que o concelho de Lisboa "já está acima do limite" de 240 casos por 100 mil habitantes. "Estamos a sentir um nível …

"Um completo fracasso". Paulo Sousa criticado após derrota no arranque do Euro

O jornal polaco Przeglad Sportowi classificou de "completo fracasso" o trabalho de Paulo Sousa na derrota da Polónia frente à Eslováquia no arranque do Euro2020. A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou da pior …

Maior hospital do país falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o maior do país, falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19, incluindo risco de contaminação nos cuidados intensivos. Uma fiscalização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ao …

Rui Pedro Braz é o novo diretor-geral do futebol do Benfica

O Benfica anunciou, esta segunda-feira, que antigo comentador televisivo vai assumir as funções de diretor-geral do futebol profissional do clube. "O Sport Lisboa e Benfica informa que Rui Pedro Braz assume o cargo de diretor-geral do …

Rapariga enterrada com pássaro na boca intriga arqueólogos

Arqueólogos estão a tentar resolver o mistério de uma rapariga que foi enterrada, numa caverna na Polónia, há cerca de 300 anos, com a cabeça de um pássaro na boca. Embora o esqueleto desta rapariga tenha …

"Sinto-me bem". Christian Eriksen agradece apoio dos adeptos

O futebolista Christian Eriksen enviou esta terça-feira do hospital a sua primeira mensagem pública depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em campo num jogo do campeonato europeu de futebol, agradecendo aos fãs os "incríveis" …

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …