12 anos depois, Espanha perde, e a Croácia vence o grupo D

Rungroj Yongrit / EPA

-

A Croácia, com um triunfo por 2-1, quebrou hoje o ciclo de invencibilidade da Espanha, que durava há 14 jogos em Europeus, vencendo o Grupo D do Euro2016 e relegando os espanhóis para o segundo posto.

Mesmo sem Modric (Real Madrid) e Mandzukic (Juventus), os croatas conseguiram suster a ‘fúria’ espanhola e deram a volta ao marcador, pois Álvaro Morata (hoje resgatado pelo real Madrid à Juventus) colocou os campeões em título em vantagem, logo aos sete minutos.

A resposta da Croácia surgiu através de um erro do guarda-redes De Gea, que saiu da baliza de forma extemporânea, mas o ‘chapéu’ de Rakitic, médio do Barcelona, fez a bola embater na barra e num poste.

Os croatas empataram, então, a poucos segundos do intervalo, por intermédio do avançado Nikola Kalinic, da Fiorentina, que desviou com o calcanhar, após cruzamento de Dario Srna, desde a esquerda do seu ataque.

Álvaro Morata, logo após o reatamento, rematou com perigo, mas De Gea teve que se aplicar (57), após defesa incompleta, opondo-se com valentia a um remate de Pjaca, numa fase de reação do combinado de Leste.

A Espanha podia ter voltado à vantagem, mas Sérgio Ramos falhou uma grande penalidade, aos 70 minutos, defendida por Danijel Subasic, guardião do Mónaco.

A três minutos do final, e dando expressão ao futebol mais esclarecido dos croatas, Ivan Perisic, do Inter de Milão, entrou na área pela esquerda e rematou sem hipóteses para De Gea.

David Silva, médio ofensivo do Manchester City, ainda dispôs de uma boa oportunidade, mas um defesa croata rechaçou a bola à entrada das suas redes, momentos antes do final da partida.

Com este triunfo, a Croácia venceu o Grupo D e vai defrontar um dos melhores terceiros classificados, que até pode ser Portugal, ‘atirando’ a Espanha para um confronto com a Itália logo nos oitavos de final.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

 Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …