12 anos depois, Espanha perde, e a Croácia vence o grupo D

Rungroj Yongrit / EPA

-

A Croácia, com um triunfo por 2-1, quebrou hoje o ciclo de invencibilidade da Espanha, que durava há 14 jogos em Europeus, vencendo o Grupo D do Euro2016 e relegando os espanhóis para o segundo posto.

Mesmo sem Modric (Real Madrid) e Mandzukic (Juventus), os croatas conseguiram suster a ‘fúria’ espanhola e deram a volta ao marcador, pois Álvaro Morata (hoje resgatado pelo real Madrid à Juventus) colocou os campeões em título em vantagem, logo aos sete minutos.

A resposta da Croácia surgiu através de um erro do guarda-redes De Gea, que saiu da baliza de forma extemporânea, mas o ‘chapéu’ de Rakitic, médio do Barcelona, fez a bola embater na barra e num poste.

Os croatas empataram, então, a poucos segundos do intervalo, por intermédio do avançado Nikola Kalinic, da Fiorentina, que desviou com o calcanhar, após cruzamento de Dario Srna, desde a esquerda do seu ataque.

Álvaro Morata, logo após o reatamento, rematou com perigo, mas De Gea teve que se aplicar (57), após defesa incompleta, opondo-se com valentia a um remate de Pjaca, numa fase de reação do combinado de Leste.

A Espanha podia ter voltado à vantagem, mas Sérgio Ramos falhou uma grande penalidade, aos 70 minutos, defendida por Danijel Subasic, guardião do Mónaco.

A três minutos do final, e dando expressão ao futebol mais esclarecido dos croatas, Ivan Perisic, do Inter de Milão, entrou na área pela esquerda e rematou sem hipóteses para De Gea.

David Silva, médio ofensivo do Manchester City, ainda dispôs de uma boa oportunidade, mas um defesa croata rechaçou a bola à entrada das suas redes, momentos antes do final da partida.

Com este triunfo, a Croácia venceu o Grupo D e vai defrontar um dos melhores terceiros classificados, que até pode ser Portugal, ‘atirando’ a Espanha para um confronto com a Itália logo nos oitavos de final.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

 Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …