12 anos depois, Espanha perde, e a Croácia vence o grupo D

Rungroj Yongrit / EPA

-

A Croácia, com um triunfo por 2-1, quebrou hoje o ciclo de invencibilidade da Espanha, que durava há 14 jogos em Europeus, vencendo o Grupo D do Euro2016 e relegando os espanhóis para o segundo posto.

Mesmo sem Modric (Real Madrid) e Mandzukic (Juventus), os croatas conseguiram suster a ‘fúria’ espanhola e deram a volta ao marcador, pois Álvaro Morata (hoje resgatado pelo real Madrid à Juventus) colocou os campeões em título em vantagem, logo aos sete minutos.

A resposta da Croácia surgiu através de um erro do guarda-redes De Gea, que saiu da baliza de forma extemporânea, mas o ‘chapéu’ de Rakitic, médio do Barcelona, fez a bola embater na barra e num poste.

Os croatas empataram, então, a poucos segundos do intervalo, por intermédio do avançado Nikola Kalinic, da Fiorentina, que desviou com o calcanhar, após cruzamento de Dario Srna, desde a esquerda do seu ataque.

Álvaro Morata, logo após o reatamento, rematou com perigo, mas De Gea teve que se aplicar (57), após defesa incompleta, opondo-se com valentia a um remate de Pjaca, numa fase de reação do combinado de Leste.

A Espanha podia ter voltado à vantagem, mas Sérgio Ramos falhou uma grande penalidade, aos 70 minutos, defendida por Danijel Subasic, guardião do Mónaco.

A três minutos do final, e dando expressão ao futebol mais esclarecido dos croatas, Ivan Perisic, do Inter de Milão, entrou na área pela esquerda e rematou sem hipóteses para De Gea.

David Silva, médio ofensivo do Manchester City, ainda dispôs de uma boa oportunidade, mas um defesa croata rechaçou a bola à entrada das suas redes, momentos antes do final da partida.

Com este triunfo, a Croácia venceu o Grupo D e vai defrontar um dos melhores terceiros classificados, que até pode ser Portugal, ‘atirando’ a Espanha para um confronto com a Itália logo nos oitavos de final.

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

 Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …