Alemanha garante oitavos ao vencer Irlanda do Norte

Mohamed Messara / EPA

-

A Alemanha garantiu hoje um lugar nos oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2016, ao vencer a Irlanda do Norte por 1-0, resultado que também qualifica a Eslováquia.

A campeã mundial Alemanha, apesar muito perdulária, venceu hoje a Irlanda do Norte por 1-0, resultado que lhe permitiu vencer o Grupo C, garantir um lugar nos oitavos de final e ‘rebocar’ Eslováquia, Hungria e Croácia.

Um golo de Mario Gomez, aos 30 minutos, selou o triunfo dos germânicos, que falharam ocasiões flagrantes suficientes para conseguir uma goleada, com Thomas Müller a somar dois remates nos ‘ferros’, aos 27 e 34.

O encontro foi um ‘monólogo’ dos germânicos, perante uma Irlanda do Norte que jogou para o empate e, em desvantagem, manteve-se sobre a defesa, acreditando que, com três pontos e 2-2 em golos, será um dos quatro melhores terceiros.

Após a conclusão de três agrupamentos, os irlandeses, que tiveram nas bancadas o apoio do golfista Rory McIlroy, ‘equipado’ com uma camisola com o ‘ícone’ George Best, já estão à frente da Albânia (três pontos e 1-3 em golos).

A formação de Michael O’Neill ainda sonha, enquanto Eslováquia (terceira do Grupo B, com quatro pontos) garantiu os ‘oitavos’, tal como a Hungria, que defronta quarta-feira Portugal, e a Croácia, que já somam quatro pontos e não podem ser quartos dos respetivos grupos.

Em relação ao histórico triunfo por 2-0 sobre a Ucrânia, Michael O’Neill manteve o ‘onze’, um ‘4-5-1’ que, em termos defensivos, se transformava num ‘6-3-1’, com Ward e Dallas a funcionarem como laterais.

Por seu lado, a Alemanha entrou com duas alterações face ao ‘nulo’ com a Polónia: Kimmich e Mario Gomez em vez de Höwedes e Draxler, num ‘4-2-3-1’, com Özil (direita), Müller (meio) e Götze (esquerda) nas costas do avançado do Besiktas.

Os campeões do Mundo entraram a dominar, instalaram-se junto da área contrária e começaram a somar grandes ocasiões, falhadas por Müller (sete, 23 e 27 minutos, a última com um cabeceamento ao poste esquerdo), Özil (11) e Götze (12).

A insistência acabou por dar frutos aos 30 minutos, numa jogada iniciada em Özil e prosseguida por Gomez e Müller, que devolveu para Mario Gomez inaugurar o marcador, com um forte remate de pé esquerdo.

O golo não mudou nada e Müller, agora com um remate à barra (34 minutos), e Gomez (41) poderiam ter aumentado a vantagem dos alemães, numa primeira parte em que o ‘monólogo’ só foi quebrado por dois contra-ataques mal definidos por Ward.

A segunda parte começou de forma idêntica, com os alemães a continuarem a criar e a falhar, nomeadamente por Götze (52 minutos, em duas ocasiões) e Gomez (59).

Com o passar dos minutos, o ‘onze’ de Löw começou a perder ‘gás’ e a jogar de forma mais controlada, só voltando verdadeiramente a assustar aos 82 minutos, quando o guarda-redes McGovern foi ‘enorme’, em resposta a cabeceamento de Gomez.

Na parte final, a Irlanda do Norte refugiou-se ainda mais junto da sua área e logrou segurar a desvantagem pela margem mínima, tendo agora de esperar pelos resultados dos outros agrupamentos para ver ser se a estratégia foi acertada.

Programa da jornada:

Domingo, 19 de Junho de 2016
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho de 2016
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 20:00
Croácia – Espanha, 20:00

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …