Alemanha garante oitavos ao vencer Irlanda do Norte

Mohamed Messara / EPA

-

A Alemanha garantiu hoje um lugar nos oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2016, ao vencer a Irlanda do Norte por 1-0, resultado que também qualifica a Eslováquia.

A campeã mundial Alemanha, apesar muito perdulária, venceu hoje a Irlanda do Norte por 1-0, resultado que lhe permitiu vencer o Grupo C, garantir um lugar nos oitavos de final e ‘rebocar’ Eslováquia, Hungria e Croácia.

Um golo de Mario Gomez, aos 30 minutos, selou o triunfo dos germânicos, que falharam ocasiões flagrantes suficientes para conseguir uma goleada, com Thomas Müller a somar dois remates nos ‘ferros’, aos 27 e 34.

O encontro foi um ‘monólogo’ dos germânicos, perante uma Irlanda do Norte que jogou para o empate e, em desvantagem, manteve-se sobre a defesa, acreditando que, com três pontos e 2-2 em golos, será um dos quatro melhores terceiros.

Após a conclusão de três agrupamentos, os irlandeses, que tiveram nas bancadas o apoio do golfista Rory McIlroy, ‘equipado’ com uma camisola com o ‘ícone’ George Best, já estão à frente da Albânia (três pontos e 1-3 em golos).

A formação de Michael O’Neill ainda sonha, enquanto Eslováquia (terceira do Grupo B, com quatro pontos) garantiu os ‘oitavos’, tal como a Hungria, que defronta quarta-feira Portugal, e a Croácia, que já somam quatro pontos e não podem ser quartos dos respetivos grupos.

Em relação ao histórico triunfo por 2-0 sobre a Ucrânia, Michael O’Neill manteve o ‘onze’, um ‘4-5-1’ que, em termos defensivos, se transformava num ‘6-3-1’, com Ward e Dallas a funcionarem como laterais.

Por seu lado, a Alemanha entrou com duas alterações face ao ‘nulo’ com a Polónia: Kimmich e Mario Gomez em vez de Höwedes e Draxler, num ‘4-2-3-1’, com Özil (direita), Müller (meio) e Götze (esquerda) nas costas do avançado do Besiktas.

Os campeões do Mundo entraram a dominar, instalaram-se junto da área contrária e começaram a somar grandes ocasiões, falhadas por Müller (sete, 23 e 27 minutos, a última com um cabeceamento ao poste esquerdo), Özil (11) e Götze (12).

A insistência acabou por dar frutos aos 30 minutos, numa jogada iniciada em Özil e prosseguida por Gomez e Müller, que devolveu para Mario Gomez inaugurar o marcador, com um forte remate de pé esquerdo.

O golo não mudou nada e Müller, agora com um remate à barra (34 minutos), e Gomez (41) poderiam ter aumentado a vantagem dos alemães, numa primeira parte em que o ‘monólogo’ só foi quebrado por dois contra-ataques mal definidos por Ward.

A segunda parte começou de forma idêntica, com os alemães a continuarem a criar e a falhar, nomeadamente por Götze (52 minutos, em duas ocasiões) e Gomez (59).

Com o passar dos minutos, o ‘onze’ de Löw começou a perder ‘gás’ e a jogar de forma mais controlada, só voltando verdadeiramente a assustar aos 82 minutos, quando o guarda-redes McGovern foi ‘enorme’, em resposta a cabeceamento de Gomez.

Na parte final, a Irlanda do Norte refugiou-se ainda mais junto da sua área e logrou segurar a desvantagem pela margem mínima, tendo agora de esperar pelos resultados dos outros agrupamentos para ver ser se a estratégia foi acertada.

Programa da jornada:

Domingo, 19 de Junho de 2016
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho de 2016
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 20:00
Croácia – Espanha, 20:00

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …