Alemanha garante oitavos ao vencer Irlanda do Norte

Mohamed Messara / EPA

-

A Alemanha garantiu hoje um lugar nos oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2016, ao vencer a Irlanda do Norte por 1-0, resultado que também qualifica a Eslováquia.

A campeã mundial Alemanha, apesar muito perdulária, venceu hoje a Irlanda do Norte por 1-0, resultado que lhe permitiu vencer o Grupo C, garantir um lugar nos oitavos de final e ‘rebocar’ Eslováquia, Hungria e Croácia.

Um golo de Mario Gomez, aos 30 minutos, selou o triunfo dos germânicos, que falharam ocasiões flagrantes suficientes para conseguir uma goleada, com Thomas Müller a somar dois remates nos ‘ferros’, aos 27 e 34.

O encontro foi um ‘monólogo’ dos germânicos, perante uma Irlanda do Norte que jogou para o empate e, em desvantagem, manteve-se sobre a defesa, acreditando que, com três pontos e 2-2 em golos, será um dos quatro melhores terceiros.

Após a conclusão de três agrupamentos, os irlandeses, que tiveram nas bancadas o apoio do golfista Rory McIlroy, ‘equipado’ com uma camisola com o ‘ícone’ George Best, já estão à frente da Albânia (três pontos e 1-3 em golos).

A formação de Michael O’Neill ainda sonha, enquanto Eslováquia (terceira do Grupo B, com quatro pontos) garantiu os ‘oitavos’, tal como a Hungria, que defronta quarta-feira Portugal, e a Croácia, que já somam quatro pontos e não podem ser quartos dos respetivos grupos.

Em relação ao histórico triunfo por 2-0 sobre a Ucrânia, Michael O’Neill manteve o ‘onze’, um ‘4-5-1’ que, em termos defensivos, se transformava num ‘6-3-1’, com Ward e Dallas a funcionarem como laterais.

Por seu lado, a Alemanha entrou com duas alterações face ao ‘nulo’ com a Polónia: Kimmich e Mario Gomez em vez de Höwedes e Draxler, num ‘4-2-3-1’, com Özil (direita), Müller (meio) e Götze (esquerda) nas costas do avançado do Besiktas.

Os campeões do Mundo entraram a dominar, instalaram-se junto da área contrária e começaram a somar grandes ocasiões, falhadas por Müller (sete, 23 e 27 minutos, a última com um cabeceamento ao poste esquerdo), Özil (11) e Götze (12).

A insistência acabou por dar frutos aos 30 minutos, numa jogada iniciada em Özil e prosseguida por Gomez e Müller, que devolveu para Mario Gomez inaugurar o marcador, com um forte remate de pé esquerdo.

O golo não mudou nada e Müller, agora com um remate à barra (34 minutos), e Gomez (41) poderiam ter aumentado a vantagem dos alemães, numa primeira parte em que o ‘monólogo’ só foi quebrado por dois contra-ataques mal definidos por Ward.

A segunda parte começou de forma idêntica, com os alemães a continuarem a criar e a falhar, nomeadamente por Götze (52 minutos, em duas ocasiões) e Gomez (59).

Com o passar dos minutos, o ‘onze’ de Löw começou a perder ‘gás’ e a jogar de forma mais controlada, só voltando verdadeiramente a assustar aos 82 minutos, quando o guarda-redes McGovern foi ‘enorme’, em resposta a cabeceamento de Gomez.

Na parte final, a Irlanda do Norte refugiou-se ainda mais junto da sua área e logrou segurar a desvantagem pela margem mínima, tendo agora de esperar pelos resultados dos outros agrupamentos para ver ser se a estratégia foi acertada.

Programa da jornada:

Domingo, 19 de Junho de 2016
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho de 2016
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 20:00
Croácia – Espanha, 20:00

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …