Polónia vence Irlanda do Norte pela margem mínima

Tolga Bozoglu / EPA

-

A Polónia dominou hoje por completo o jogo com a Irlanda do Norte, da primeira jornada do grupo C do Europeu de futebol 2016, que venceu apenas pela margem mínima, com um golo de Arkadiusz Milik.

Os polacos só conseguiram inaugurar o marcador aos 51 minutos, quando Arkadiusz Milik rematou de pé esquerdo, em posição frontal à baliza após um cruzamento de Jakub Blaszczykowski na direita.

O domínio polaco foi evidente durante todo o encontro, com a Irlanda do Norte, estreante em fases finais de Europeus de futebol, a criar a primeira jogada de perigo aos 72 minutos.

Conor Washington, que aos 66 minutos substituiu Shane Ferguson, entrou sozinho na grande área, mas acabou por ser desarmado pelo guardião polaco Wojciech Szczesny.

Com a Polónia sempre a dominar, a Irlanda do Norte voltou a conseguir criar perigo aos 87 minutos, com Steven Davis a falhar o remate frente Wojciech Szczesny, na recarga de um livre.

Nos minutos finais do encontro, os polacos, que após sete jogos em fase finais de Europeus conseguiram hoje o seu primeiro triunfo, desperdiçaram várias oportunidades de golo, tanto em jogadas corridas como em lances de bola parada.

Durante a primeira parte, o jogo teve sentido único com a Polónia a dominar, mas sem conseguir materializar em golos, os ataques ‘liderados’ pela dupla de avançados formada por Robert Lewandowski e Arkadiusz Milik.

A primeira oportunidade clara de golo surgiu aos 31 minutos, com o polaco Arkadiusz Milik a receber com espaço na área, mas a rematar, já em desequilíbrio, por cima da baliza de Michael McGovern.

Pouco antes, o avançado do Ajax tinha rematado fraco para uma defesa a dois tempos do guardião da Irlanda do Norte.

Aos 40 minutos, na sequência de um canto, o médio Bartosz Kapustka, que esteve em evidência durante todo o encontro, rematou de pé esquerdo à entrada da área para uma boa defesa do guardião da Irlanda do Norte.

Na próxima jornada, marcada para quinta-feira, a Polónia defronta a Alemanha, campeã mundial, e a Irlanda do Norte joga com a Ucrânia.

Ainda hoje, os germânicos defrontam a Ucrânia, no jogo que fecha a primeira jornada do grupo B.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …