Polónia vence Irlanda do Norte pela margem mínima

Tolga Bozoglu / EPA

-

A Polónia dominou hoje por completo o jogo com a Irlanda do Norte, da primeira jornada do grupo C do Europeu de futebol 2016, que venceu apenas pela margem mínima, com um golo de Arkadiusz Milik.

Os polacos só conseguiram inaugurar o marcador aos 51 minutos, quando Arkadiusz Milik rematou de pé esquerdo, em posição frontal à baliza após um cruzamento de Jakub Blaszczykowski na direita.

O domínio polaco foi evidente durante todo o encontro, com a Irlanda do Norte, estreante em fases finais de Europeus de futebol, a criar a primeira jogada de perigo aos 72 minutos.

Conor Washington, que aos 66 minutos substituiu Shane Ferguson, entrou sozinho na grande área, mas acabou por ser desarmado pelo guardião polaco Wojciech Szczesny.

Com a Polónia sempre a dominar, a Irlanda do Norte voltou a conseguir criar perigo aos 87 minutos, com Steven Davis a falhar o remate frente Wojciech Szczesny, na recarga de um livre.

Nos minutos finais do encontro, os polacos, que após sete jogos em fase finais de Europeus conseguiram hoje o seu primeiro triunfo, desperdiçaram várias oportunidades de golo, tanto em jogadas corridas como em lances de bola parada.

Durante a primeira parte, o jogo teve sentido único com a Polónia a dominar, mas sem conseguir materializar em golos, os ataques ‘liderados’ pela dupla de avançados formada por Robert Lewandowski e Arkadiusz Milik.

A primeira oportunidade clara de golo surgiu aos 31 minutos, com o polaco Arkadiusz Milik a receber com espaço na área, mas a rematar, já em desequilíbrio, por cima da baliza de Michael McGovern.

Pouco antes, o avançado do Ajax tinha rematado fraco para uma defesa a dois tempos do guardião da Irlanda do Norte.

Aos 40 minutos, na sequência de um canto, o médio Bartosz Kapustka, que esteve em evidência durante todo o encontro, rematou de pé esquerdo à entrada da área para uma boa defesa do guardião da Irlanda do Norte.

Na próxima jornada, marcada para quinta-feira, a Polónia defronta a Alemanha, campeã mundial, e a Irlanda do Norte joga com a Ucrânia.

Ainda hoje, os germânicos defrontam a Ucrânia, no jogo que fecha a primeira jornada do grupo B.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …