Polónia vence Irlanda do Norte pela margem mínima

Tolga Bozoglu / EPA

-

A Polónia dominou hoje por completo o jogo com a Irlanda do Norte, da primeira jornada do grupo C do Europeu de futebol 2016, que venceu apenas pela margem mínima, com um golo de Arkadiusz Milik.

Os polacos só conseguiram inaugurar o marcador aos 51 minutos, quando Arkadiusz Milik rematou de pé esquerdo, em posição frontal à baliza após um cruzamento de Jakub Blaszczykowski na direita.

O domínio polaco foi evidente durante todo o encontro, com a Irlanda do Norte, estreante em fases finais de Europeus de futebol, a criar a primeira jogada de perigo aos 72 minutos.

Conor Washington, que aos 66 minutos substituiu Shane Ferguson, entrou sozinho na grande área, mas acabou por ser desarmado pelo guardião polaco Wojciech Szczesny.

Com a Polónia sempre a dominar, a Irlanda do Norte voltou a conseguir criar perigo aos 87 minutos, com Steven Davis a falhar o remate frente Wojciech Szczesny, na recarga de um livre.

Nos minutos finais do encontro, os polacos, que após sete jogos em fase finais de Europeus conseguiram hoje o seu primeiro triunfo, desperdiçaram várias oportunidades de golo, tanto em jogadas corridas como em lances de bola parada.

Durante a primeira parte, o jogo teve sentido único com a Polónia a dominar, mas sem conseguir materializar em golos, os ataques ‘liderados’ pela dupla de avançados formada por Robert Lewandowski e Arkadiusz Milik.

A primeira oportunidade clara de golo surgiu aos 31 minutos, com o polaco Arkadiusz Milik a receber com espaço na área, mas a rematar, já em desequilíbrio, por cima da baliza de Michael McGovern.

Pouco antes, o avançado do Ajax tinha rematado fraco para uma defesa a dois tempos do guardião da Irlanda do Norte.

Aos 40 minutos, na sequência de um canto, o médio Bartosz Kapustka, que esteve em evidência durante todo o encontro, rematou de pé esquerdo à entrada da área para uma boa defesa do guardião da Irlanda do Norte.

Na próxima jornada, marcada para quinta-feira, a Polónia defronta a Alemanha, campeã mundial, e a Irlanda do Norte joga com a Ucrânia.

Ainda hoje, os germânicos defrontam a Ucrânia, no jogo que fecha a primeira jornada do grupo B.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Jorge Jesus obrigado a levar jovens da equipa B para jogo europeu

Para o jogo contra o Rangers, Jorge Jesus conta com oito baixas no plantel e terá de chamar jovens da equipa B. Gonçalo Ramos, Tiago Araújo, Morato e João Ferreira serão os eleitos. O SL Benfica …

Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como "Calígula". Os vestígios foram encontrados …

"Torno-me um alvo fácil no Barcelona". Griezmann quebra silêncio e sai em defesa de Messi

O jogador do FC Barcelona Antoine Griezmann respondeu, em entrevista, às críticas de que tem sido alvo na equipa catalã, esclarecendo ainda a sua relação com o argentino Lionel Messi e comentando as declarações do …

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …