Alemanha estreia-se no Euro com triunfo sobre a Ucrânia

Mohamed Messara / EPA

-

A campeão mundial Alemanha venceu a Ucrânia, por 2-0, com golos de Shkodran Mustafi e Bastian Schweinsteiger, que necessitou de apenas dois minutos em campo para marcar, em jogo da ronda inaugural do grupo C do Euro2016 de futebol.

Mustafi, aos 19 minutos, colocou a seleção alemã em vantagem, mas o golo da confirmação só surgiu pelo recém-entrado Bastian Schweinsteiger, aos 90+2. A Ucrânia teve um enorme Manuel Neuer como obstáculo e pecou pelo desperdício das oportunidades criadas.

Com este triunfo, a Alemanha assume a liderança do grupo C, de parceria com a Polónia, ambas com três pontos, que no primeiro encontro da jornada venceu a Irlanda do Norte, por 1-0.

O avançado alemão Mário Götze, aos quatro minutos, puxou dos galões que ostenta de marcador do golo decisivo na final do Mundial do Brasil2014, frente à Argentina, e rematou com intenção à baliza da Ucrânia, mas o remate foi intercetado.

Ao primeiro remate da Alemanha, respondeu a seleção ucraniana com uma situação flagrante de golo, mas o remate de Yevhen Konoplyanka foi desviado para canto em voo por Manuel Neuer, naquele que foi o primeiro grande momento do jogo.

Os campeões do mundo pegaram em seguida no jogo e, aos 14 minutos, após cruzamento de Julian Draxler, Thomas Muller solicita a entrada de Jonas Hector que, livre na área, falha a baliza ucraniana.

Na sequência de um livre tenso cobrado por Toni Kroos, a Alemanha chegou à vantagem através de um golo marcado de cabeça por Shkodran Mustafi (1-0), aos 19 minutos, que fez a bola entrar no ângulo e fora do alcance do guarda-redes Andriy Pyatov.

À posse de bola e iniciativa da seleção germânica respondia a Ucrânia através de lances rápidos de contra-ataque e aos 27 minutos, na sequência de um canto, Manuel Nuer voltou a brilhar ao corresponder a um cabeceamento de Khacheridi.

Khedira, aos 31 minutos, teve nos pés a possibilidade de dilatar a vantagem, mas o guarda-redes ucraniano Andriy Pyatov não o permitiu, e aos 38 foi a fez de Boateng substituir Manuel Neuer em cima da linha de baliza e evitar o empate, que seria um seu autogolo.

Ainda antes do intervalo, numa jogada que parecia perdida na área ucraniana, foi Tomas Muller, livre de marcação, que rematou sem nexo e sem direção, desperdiçando mais uma ocasião para elevar a vantagem.

A segunda parte principiou praticamente com o guarda-redes ucraniano Andriy Pyatov a negar o golo a Julian Draxler, aos 49 minutos, e com Toni Kroos, aos 53, a tentar a sorte de longe e ainda a ver a bola embater no ferro da baliza.

A Ucrânia percebeu que a Alemanha regressou do intervalo com indicações para aumentar a vantagem, mas deu de imediato sinal de que o jogo desenrolava-se nos dois sentidos e Rakitskiy, aos 58 minutos, obrigou Neuer a nova estirada para ceder canto.

Numa altura em que a resistência ucraniana começava a abrir brechas, Khedira, aos 62 minutos, voltou a ver um remate seu defendido em esforço por Pyatov e, aos 69, foi a vez de Draxler cabecear com perigo, mas ao lado, após cruzamento de Howedes.

O guarda-redes ucraniano Andriy Pyatov ainda ganhou nos duelos com Mário Götze, aos 75 minutos, Muller, aos 76, e Mesut Ozill, aos 88, e só perdeu para Bastian Schweinsteiger, que elevou a vantagem da Alemanha, aos 90+2, com apenas dois minutos em campo.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …

Terapia genética restaura visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos. Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite …