França vence Roménia no jogo de abertura do Euro 2016

Filip Singer / EPA

Dimitri Payet, aos 89 minutos, marcou o golo do triunfo da França frente à Roménia

Dimitri Payet, aos 89 minutos, marcou o golo do triunfo da França frente à Roménia

Um ‘golão’ de Dimitri Payet, aos 89 minutos, valeu hoje à anfitriã França um complicado triunfo por 2-1 sobre a Roménia, no jogo de abertura do Europeu de futebol de 2016.

No Stade de France, em Saint-Denis, perante 80.000 espetadores, o jogador do West Ham decidiu com um pontapé de fora da área de pé esquerdo, que fez a bola entrar junto do ângulo superior direito da baliza de Ciprian Tatarusanu.

Dimitri Payet, o melhor em campo, já tinha feito a assistência para Oliver Giroud inaugurar o marcador, aos 57 minutos, mas, então, os romenos responderam, num penálti concretizado por Bogdan Stancu, aos 65, e pareciam destinados a pontuar.

Num Grupo A que também engloba Suíça e Albãnia, que se defrontam no sábado, a França não convenceu, mas conseguiu o mais importante, os três pontos, curiosamente depois da saída das suas ‘estrelas’, Antoine Griezmann e Paul Pogba.

A Roménia entrou melhor e quase marcou aos quatro minutos: Stanciu apontou um canto na esquerda, Andone desviou de cabeça ao primeiro poste e, ao segundo, Stancu, isolado, acertou em Lloris. No canto seguinte, Andone cabeceou pouco por cima.

Os gauleses também ‘apareceram’ pela primeira vez num canto, com Giroud a cabecear ao lado, aos 10 minutos, para, aos 14, ficarem ainda mais perto de marcar, num cabeceamento de Griezmann ao poste esquerdo, após corte defeituoso de Chiriches, na sequência de um cruzamento da direita de Sagna.

O ‘onze’ de Didier Deschamps passou a ter mais tempo a bola, mas sem nunca parecer ter o jogo controlado e, até ao intervalo, apenas assustou num remate desviado de Griezmann, aos 36 minutos, e num cabeceamento de Giroud por cima, após novo canto, já nos descontos.

A exemplo do que sucedeu na primeira metade, a Roménia entrou melhor na segunda e teve uma enorme ocasião para marcar aos 48 minutos, mas Stancu, isolado por um passe ‘magico’ de Stanciu, atirou ao lado, depois de dominar com o peito.

Os gauleses não demoraram, porém, a reagir, sobretudo pela ação de Payet, que, aos 52, desmarcou Giroud, para este atirar à figura de Tatarusanu, e, aos 57, tocou atrasado para o remate de primeira de Pogba, detido com as pernas pelo ‘22’ romeno.

Na sequência do canto, o jogador do West Ham insistiu pela terceira vez e, agora, Giroud não desperdiçou, saltando mais alto de cabeça, fora da pequena área, do que o guarda-redes da Fiorentina, que ‘tinha’ de fazer mais com as mãos.

Os romenos não tiveram tempo para acusar o golo, chegando à igualdade oito minutos volvidos, aos 65, num penálti concretizado por Stancu, depois de uma falta na área de Evra sobre Stanciu.

O empate afetou claramente os franceses, com Deschamps a mexer imediatamente na equipa, trocando Griezmann por Coman, para, pouco depois, prescindir de Pogba e apostar em Martial, enquanto Iordanescu lançou Alibec, Chipciu e Torje.

As duas equipas pareciam incapazes de alterar o resultado, até que, aos 89 minutos, Payet recebeu a bola à entrada da área, puxou-a para o pé esquerdo e colocou-o junto ao ângulo superior direito, recolocando a França na frente.

A Roménia ainda tentou, em desespero, chegar, novamente, à igualdade, mas, até final, o único momento de emoção foi um remate ao lado de Sissoko, o substituto de Payet, que saiu em lágrimas, aos 90+1 minutos, com o Stade de França ‘de pé’.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …