França vence Roménia no jogo de abertura do Euro 2016

Filip Singer / EPA

Dimitri Payet, aos 89 minutos, marcou o golo do triunfo da França frente à Roménia

Dimitri Payet, aos 89 minutos, marcou o golo do triunfo da França frente à Roménia

Um ‘golão’ de Dimitri Payet, aos 89 minutos, valeu hoje à anfitriã França um complicado triunfo por 2-1 sobre a Roménia, no jogo de abertura do Europeu de futebol de 2016.

No Stade de France, em Saint-Denis, perante 80.000 espetadores, o jogador do West Ham decidiu com um pontapé de fora da área de pé esquerdo, que fez a bola entrar junto do ângulo superior direito da baliza de Ciprian Tatarusanu.

Dimitri Payet, o melhor em campo, já tinha feito a assistência para Oliver Giroud inaugurar o marcador, aos 57 minutos, mas, então, os romenos responderam, num penálti concretizado por Bogdan Stancu, aos 65, e pareciam destinados a pontuar.

Num Grupo A que também engloba Suíça e Albãnia, que se defrontam no sábado, a França não convenceu, mas conseguiu o mais importante, os três pontos, curiosamente depois da saída das suas ‘estrelas’, Antoine Griezmann e Paul Pogba.

A Roménia entrou melhor e quase marcou aos quatro minutos: Stanciu apontou um canto na esquerda, Andone desviou de cabeça ao primeiro poste e, ao segundo, Stancu, isolado, acertou em Lloris. No canto seguinte, Andone cabeceou pouco por cima.

Os gauleses também ‘apareceram’ pela primeira vez num canto, com Giroud a cabecear ao lado, aos 10 minutos, para, aos 14, ficarem ainda mais perto de marcar, num cabeceamento de Griezmann ao poste esquerdo, após corte defeituoso de Chiriches, na sequência de um cruzamento da direita de Sagna.

O ‘onze’ de Didier Deschamps passou a ter mais tempo a bola, mas sem nunca parecer ter o jogo controlado e, até ao intervalo, apenas assustou num remate desviado de Griezmann, aos 36 minutos, e num cabeceamento de Giroud por cima, após novo canto, já nos descontos.

A exemplo do que sucedeu na primeira metade, a Roménia entrou melhor na segunda e teve uma enorme ocasião para marcar aos 48 minutos, mas Stancu, isolado por um passe ‘magico’ de Stanciu, atirou ao lado, depois de dominar com o peito.

Os gauleses não demoraram, porém, a reagir, sobretudo pela ação de Payet, que, aos 52, desmarcou Giroud, para este atirar à figura de Tatarusanu, e, aos 57, tocou atrasado para o remate de primeira de Pogba, detido com as pernas pelo ‘22’ romeno.

Na sequência do canto, o jogador do West Ham insistiu pela terceira vez e, agora, Giroud não desperdiçou, saltando mais alto de cabeça, fora da pequena área, do que o guarda-redes da Fiorentina, que ‘tinha’ de fazer mais com as mãos.

Os romenos não tiveram tempo para acusar o golo, chegando à igualdade oito minutos volvidos, aos 65, num penálti concretizado por Stancu, depois de uma falta na área de Evra sobre Stanciu.

O empate afetou claramente os franceses, com Deschamps a mexer imediatamente na equipa, trocando Griezmann por Coman, para, pouco depois, prescindir de Pogba e apostar em Martial, enquanto Iordanescu lançou Alibec, Chipciu e Torje.

As duas equipas pareciam incapazes de alterar o resultado, até que, aos 89 minutos, Payet recebeu a bola à entrada da área, puxou-a para o pé esquerdo e colocou-o junto ao ângulo superior direito, recolocando a França na frente.

A Roménia ainda tentou, em desespero, chegar, novamente, à igualdade, mas, até final, o único momento de emoção foi um remate ao lado de Sissoko, o substituto de Payet, que saiu em lágrimas, aos 90+1 minutos, com o Stade de França ‘de pé’.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …