França vence Roménia no jogo de abertura do Euro 2016

Filip Singer / EPA

Dimitri Payet, aos 89 minutos, marcou o golo do triunfo da França frente à Roménia

Dimitri Payet, aos 89 minutos, marcou o golo do triunfo da França frente à Roménia

Um ‘golão’ de Dimitri Payet, aos 89 minutos, valeu hoje à anfitriã França um complicado triunfo por 2-1 sobre a Roménia, no jogo de abertura do Europeu de futebol de 2016.

No Stade de France, em Saint-Denis, perante 80.000 espetadores, o jogador do West Ham decidiu com um pontapé de fora da área de pé esquerdo, que fez a bola entrar junto do ângulo superior direito da baliza de Ciprian Tatarusanu.

Dimitri Payet, o melhor em campo, já tinha feito a assistência para Oliver Giroud inaugurar o marcador, aos 57 minutos, mas, então, os romenos responderam, num penálti concretizado por Bogdan Stancu, aos 65, e pareciam destinados a pontuar.

Num Grupo A que também engloba Suíça e Albãnia, que se defrontam no sábado, a França não convenceu, mas conseguiu o mais importante, os três pontos, curiosamente depois da saída das suas ‘estrelas’, Antoine Griezmann e Paul Pogba.

A Roménia entrou melhor e quase marcou aos quatro minutos: Stanciu apontou um canto na esquerda, Andone desviou de cabeça ao primeiro poste e, ao segundo, Stancu, isolado, acertou em Lloris. No canto seguinte, Andone cabeceou pouco por cima.

Os gauleses também ‘apareceram’ pela primeira vez num canto, com Giroud a cabecear ao lado, aos 10 minutos, para, aos 14, ficarem ainda mais perto de marcar, num cabeceamento de Griezmann ao poste esquerdo, após corte defeituoso de Chiriches, na sequência de um cruzamento da direita de Sagna.

O ‘onze’ de Didier Deschamps passou a ter mais tempo a bola, mas sem nunca parecer ter o jogo controlado e, até ao intervalo, apenas assustou num remate desviado de Griezmann, aos 36 minutos, e num cabeceamento de Giroud por cima, após novo canto, já nos descontos.

A exemplo do que sucedeu na primeira metade, a Roménia entrou melhor na segunda e teve uma enorme ocasião para marcar aos 48 minutos, mas Stancu, isolado por um passe ‘magico’ de Stanciu, atirou ao lado, depois de dominar com o peito.

Os gauleses não demoraram, porém, a reagir, sobretudo pela ação de Payet, que, aos 52, desmarcou Giroud, para este atirar à figura de Tatarusanu, e, aos 57, tocou atrasado para o remate de primeira de Pogba, detido com as pernas pelo ‘22’ romeno.

Na sequência do canto, o jogador do West Ham insistiu pela terceira vez e, agora, Giroud não desperdiçou, saltando mais alto de cabeça, fora da pequena área, do que o guarda-redes da Fiorentina, que ‘tinha’ de fazer mais com as mãos.

Os romenos não tiveram tempo para acusar o golo, chegando à igualdade oito minutos volvidos, aos 65, num penálti concretizado por Stancu, depois de uma falta na área de Evra sobre Stanciu.

O empate afetou claramente os franceses, com Deschamps a mexer imediatamente na equipa, trocando Griezmann por Coman, para, pouco depois, prescindir de Pogba e apostar em Martial, enquanto Iordanescu lançou Alibec, Chipciu e Torje.

As duas equipas pareciam incapazes de alterar o resultado, até que, aos 89 minutos, Payet recebeu a bola à entrada da área, puxou-a para o pé esquerdo e colocou-o junto ao ângulo superior direito, recolocando a França na frente.

A Roménia ainda tentou, em desespero, chegar, novamente, à igualdade, mas, até final, o único momento de emoção foi um remate ao lado de Sissoko, o substituto de Payet, que saiu em lágrimas, aos 90+1 minutos, com o Stade de França ‘de pé’.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …