/

Durante 10 dias, o Douro vai ser navegado por bicicletas

A partir do dia 9 de julho e durante 10 dias, o rio Douro vai ser descido a pedalar por bicinautas: bicicletas que também são barcos.

Descer o rio Douro em bicicleta é algo que, até agora, nunca foi feito. Mas isso vai mudar, no dia 9 de julho.

210 quilómetros no Douro português começam a ser “ciclo-navegados” na próxima quarta-feira, em Barca d’Alva, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, os 210 quilómetros no Douro previstos.

A Douro Stream é uma competição organizada pela Lightmobi, que vai pôr bicicletas a navegar o terceiro maior rio da Península Ibérica.

Segundo a organizadora, a aventura vai ser feita em bicicletas portuguesas convencionais, produzidas pela própria Lightmobie, adaptadas para navegarem. É dessa forma que, pela primeira vez, o rio Douro vai ser descido a pedalar ao mesmo tempo que é navegado.

Ao Jornal de Notícias (JN), Pedro Vasconcelos, responsável pela organização do evento, explicou a mecânica destas bicicletas, que são dotadas de flutuabilidade e navegabilidade.

São “bicicletas comuns que podem ser usadas em qualquer estrada ou caminho, mas montadas sobre uma estrutura que dispõe de dois flutuadores, com um meio de propulsão associado à roda traseira e um meio de direção associado à roda da frente”, detalhou.

O Douro Stream ambiciona tornar-se numa competição de referência e atrair praticantes de ciclismo.

A organização espera que esta seja a primeira de muitas iniciativas do género e que em 2026 e 2027 “o evento seja repetido com mais dinâmica, mais impacto e mais gente”, disse Pedro Vasconcelos.

“Queremos divulgar o que é possível fazer com uma bicicleta e, ao mesmo tempo, mostrar a grande marca que é o Douro, e que juntas fazem um grande evento”, perspetivou o promotor da competição.

Segundo o JN, a descida do Douro vai ser feita em 10 etapas, num total de 210 quilómetros. A meta será em Vila Nova de Gaia, com data de ‘corte’ prevista para 19 de julho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.