Inglaterra e Rússia empatam e deixam País de Gales na frente do Grupo B

Guillaume Horcajuelo / EPA

-

O médio defensivo Eric Dier, formado no Sporting, marcou o golo da Inglaterra

Um golo de Vasili Berezutski, aos 90+2 minutos, permitiu hoje à Rússia chegar ao empate frente à Inglaterra (1-1), que se tinha adiantado por Eric Dier, aos 73 minutos, em jogo do Grupo B do Euro2016, em Marselha.

Após dominar em toda a primeira parte, só na segunda, e depois da Rússia ter equilibrado, é que a Inglaterra chegou à vantagem pelo ex-sportinguista Eric Dier, aos 73 minutos, na conversão de um livre em posição frontal à baliza.

Mas com o jogo já no período de descontos, e quando os ingleses pensavam que tinham contornado a tradição de não ganharem no jogo de estreia dos Europeus, a Rússia empatou pelo ‘capitão’ Vasili Berezutski, aos 90+2 minutos, através de um cabeceamento autoritário que levou a bola a sobrevoar toda a defesa inglesa.

A Inglaterra, que chegou ao Euro2016 com uma fase de apuramento imaculada, com 10 vitórias em 10 jogos, teve um início de jogo forte, ‘encostando’ completamente a equipa da Rússia às ‘cordas’, e dispôs de várias situações de perigo nos minutos iniciais.

Após um aviso de Delle Alli, com um remate de fora da área aos três minutos a passar ao lado da baliza russa, Adam Lallana, aos nove, correspondeu a uma boa solicitação de Kyle Walker e testou os reflexos do guarda-redes Igor Akinfeev, que se viu obrigado a ceder canto.

Sem conseguir segurar o ímpeto da seleção inglesa, a Rússia voltou a passar por um momento de aflição, num lance em que nem Dele Alli nem Harry Kane conseguiram visar a baliza.

A Rússia só aos 17 minutos conseguiu abrir um pouco o espartilho montado pela Inglaterra e criou uma situação de perigo através de um cabeceamento de Sergei Ignashevich, após livre cobrado por Oleg Shatov, que foi morrer nas luvas do guarda-redes Joe Hart, até então remetido à condição de espectador.

Adam Lallana, muito ativo, voltou a dispor de nova ocasião para importunar Igor Akinfeev, aos 20 minutos, e Rahem Sterling, aos 24, surgiu em boa posição dentro da área russa, mas foi desarmado ‘in extremis’ por Igor Smolnikov.

O ‘capitão’ Wayne Rooney, que aos 31 minutos deu uma ajuda à sua defesa e cortou na área um lance de perigo, no minuto seguinte inventou um espaço para as costas dos defesas russos e lançou Dele Alli, conquistando mais um pontapé de canto.

Aos 35 minutos, foi o próprio Rooney a disparar forte, mas à figura do guarda-redes russo, que defendeu com os punhos. Akinfeev voltou a corresponder com nova defesa com os punhos aos 42 ao corresponder a um centro remate de Dany Rose.

A Rússia surgiu melhor na segunda parte, conquistando a posse do meio-campo aos ingleses e dispôs de uma situação de perigo por Aleksandr Kokorin, aos 49 minutos, que teve o condão de deixar em alerta a seleção orientada por Rob Hogdson.

Aos 63 minutos, foi a vez de Fedor Smolov rematar com perigo à baliza de Joe Hart, num lance que teve o condão de fazer soar o alarme na seleção inglesa, que sentindo o perigo russo voltou a pegar no controlo do meio campo e na posse da bola.

Rooney, aos 71 minutos, colocou a seleção russa em sentido ao rematar em posição frontal, mas Akinfeev negou o golo com uma elástica defesa, que levou ainda a bola a embater na barra, para desespero dos ingleses.

Dois minutos depois, a Inglaterra chegou ao golo por intermédio do ex-sportinguista Eric Dier, na marcação de um livre em posição frontal para a baliza russa, que deixou o guarda-redes Akinfeev a seguir a trajetória da bola.

Com o golo de Dier, jogador que se estreou em 2015 na seleção inglesa e não fez nenhum jogo da fase de qualificação, a Inglaterra ficou com os três pontos na mão e perto de ganhar vantagem a um concorrente direto no apuramento quase obrigatório para os oitavos de final.

A Rússia chegou, no entanto, ao empate já no período de descontos, através de um cabeceamento de Vasili Berezutski, aos 90+2 minutos, e dispôs ainda de um lance, resolvido pelo guarda-redes Joe Hart, para criar nova situação de perigo.

Na próxima jornada do Grupo B, a Rússia defronta a Eslováquia, a 15 de junho, e a Inglaterra o País de Gales, a 16 de junho, seleção que se estreou hoje numa fase final de um Europeu com uma vitória e a liderança da ‘poule’.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …