Inglaterra e Rússia empatam e deixam País de Gales na frente do Grupo B

Guillaume Horcajuelo / EPA

-

O médio defensivo Eric Dier, formado no Sporting, marcou o golo da Inglaterra

Um golo de Vasili Berezutski, aos 90+2 minutos, permitiu hoje à Rússia chegar ao empate frente à Inglaterra (1-1), que se tinha adiantado por Eric Dier, aos 73 minutos, em jogo do Grupo B do Euro2016, em Marselha.

Após dominar em toda a primeira parte, só na segunda, e depois da Rússia ter equilibrado, é que a Inglaterra chegou à vantagem pelo ex-sportinguista Eric Dier, aos 73 minutos, na conversão de um livre em posição frontal à baliza.

Mas com o jogo já no período de descontos, e quando os ingleses pensavam que tinham contornado a tradição de não ganharem no jogo de estreia dos Europeus, a Rússia empatou pelo ‘capitão’ Vasili Berezutski, aos 90+2 minutos, através de um cabeceamento autoritário que levou a bola a sobrevoar toda a defesa inglesa.

A Inglaterra, que chegou ao Euro2016 com uma fase de apuramento imaculada, com 10 vitórias em 10 jogos, teve um início de jogo forte, ‘encostando’ completamente a equipa da Rússia às ‘cordas’, e dispôs de várias situações de perigo nos minutos iniciais.

Após um aviso de Delle Alli, com um remate de fora da área aos três minutos a passar ao lado da baliza russa, Adam Lallana, aos nove, correspondeu a uma boa solicitação de Kyle Walker e testou os reflexos do guarda-redes Igor Akinfeev, que se viu obrigado a ceder canto.

Sem conseguir segurar o ímpeto da seleção inglesa, a Rússia voltou a passar por um momento de aflição, num lance em que nem Dele Alli nem Harry Kane conseguiram visar a baliza.

A Rússia só aos 17 minutos conseguiu abrir um pouco o espartilho montado pela Inglaterra e criou uma situação de perigo através de um cabeceamento de Sergei Ignashevich, após livre cobrado por Oleg Shatov, que foi morrer nas luvas do guarda-redes Joe Hart, até então remetido à condição de espectador.

Adam Lallana, muito ativo, voltou a dispor de nova ocasião para importunar Igor Akinfeev, aos 20 minutos, e Rahem Sterling, aos 24, surgiu em boa posição dentro da área russa, mas foi desarmado ‘in extremis’ por Igor Smolnikov.

O ‘capitão’ Wayne Rooney, que aos 31 minutos deu uma ajuda à sua defesa e cortou na área um lance de perigo, no minuto seguinte inventou um espaço para as costas dos defesas russos e lançou Dele Alli, conquistando mais um pontapé de canto.

Aos 35 minutos, foi o próprio Rooney a disparar forte, mas à figura do guarda-redes russo, que defendeu com os punhos. Akinfeev voltou a corresponder com nova defesa com os punhos aos 42 ao corresponder a um centro remate de Dany Rose.

A Rússia surgiu melhor na segunda parte, conquistando a posse do meio-campo aos ingleses e dispôs de uma situação de perigo por Aleksandr Kokorin, aos 49 minutos, que teve o condão de deixar em alerta a seleção orientada por Rob Hogdson.

Aos 63 minutos, foi a vez de Fedor Smolov rematar com perigo à baliza de Joe Hart, num lance que teve o condão de fazer soar o alarme na seleção inglesa, que sentindo o perigo russo voltou a pegar no controlo do meio campo e na posse da bola.

Rooney, aos 71 minutos, colocou a seleção russa em sentido ao rematar em posição frontal, mas Akinfeev negou o golo com uma elástica defesa, que levou ainda a bola a embater na barra, para desespero dos ingleses.

Dois minutos depois, a Inglaterra chegou ao golo por intermédio do ex-sportinguista Eric Dier, na marcação de um livre em posição frontal para a baliza russa, que deixou o guarda-redes Akinfeev a seguir a trajetória da bola.

Com o golo de Dier, jogador que se estreou em 2015 na seleção inglesa e não fez nenhum jogo da fase de qualificação, a Inglaterra ficou com os três pontos na mão e perto de ganhar vantagem a um concorrente direto no apuramento quase obrigatório para os oitavos de final.

A Rússia chegou, no entanto, ao empate já no período de descontos, através de um cabeceamento de Vasili Berezutski, aos 90+2 minutos, e dispôs ainda de um lance, resolvido pelo guarda-redes Joe Hart, para criar nova situação de perigo.

Na próxima jornada do Grupo B, a Rússia defronta a Eslováquia, a 15 de junho, e a Inglaterra o País de Gales, a 16 de junho, seleção que se estreou hoje numa fase final de um Europeu com uma vitória e a liderança da ‘poule’.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

GNR já passou 2200 coimas por falta de limpeza de terrenos. Mais de cem câmaras multadas

Mais de uma centena de câmaras municipais foram multadas por falta de limpeza de terrenos, sendo a ausência de tratamento nas margens das estradas e junto às linhas de distribuição elétrica a principal infração registada …

Presidente do Governo da Catalunha pede a Filipe VI que abdique

O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, pediu na terça-feira ao rei Filipe VI que abdique e solicitou ao presidente do parlamento que convoque uma sessão plenária extraordinária para estabelecer uma "posição comum" …

Virologista chinesa diz que novo coronavírus foi "criado em laboratório militar"

A virologista chinesa que fugiu para os Estados Unidos deu mais uma entrevista onde assegura que o novo coronavírus foi "criado num laboratório militar". Numa nova entrevista, citada pelo jornal online Observador, Li Meng-Yan, a virologista …

Ministério da Saúde abre 435 vagas para médicos de família

É o maior número de vagas dos últimos anos colocadas a concurso para a contratação de médicos especialistas em medicina geral e familiar para o SNS. De acordo com o jornal Público, o Ministério da Saúde …

MP brasileiro processa pastor por anunciar cura com feijões para a covid-19

O Ministério Público brasileiro pediu a abertura de um processo contra o pastor evangélico Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus, que anunciaram a cura da covid-19 a partir do cultivo de …

Dívida do Estado à ADSE ascende a 200 milhões de euros

A dívida do Estado à ADSE, em 2019, ascendia a 198,2 milhões de euros, segundo o parecer do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) ao relatório e contas do ano passado, publicado no site do …

Governo dos Açores violou Constituição ao impor quarentena obrigatória

O confinamento obrigatório de 14 dias que o governo regional dos Açores tem imposto a quem chega à região autónoma é inconstitucional, dizem os juízes do Tribunal Constitucional. As autoridades açorianas violaram a Constituição ao impor …

China caminha a passos largos para a normalidade. Gaming, cerveja e Ikea dão empurrão

A China não regista, desde 17 de maio, vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. No entanto, há dois surtos ativos que parecem não impedir a população de caminhar em direção à normalidade. À semelhança do resto …

No regresso ao Superior, o Ministério recomenda aulas presenciais, com máscara e ao sábado

No regresso do Ensino Superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda que voltem as aulas em regime presencial com uso obrigatório de máscara e algumas das quais lecionadas ao sábado. Num comunicado …

"A profissionalização é fundamental". Este ano já morreram quatro bombeiros, todos voluntários

Nos incêndios deste ano já morreram quatro bombeiros. O último ano tão mortífero foi 2013, em que sete bombeiros perderam a vida. Em comparação, nos incêndios de 2019, não se registaram vítimas mortais entre esses profissionais. Como …