País de Gales vence Eslováquia em jogo entre estreantes

Rungroj Yongrit / EPA

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O País de Gales conquistou hoje a primeira vitória na fase final de um Campeonato da Europa de futebol, ao impor-se por 2-1 à também estreante Eslováquia, em jogo da primeira jornada do Grupo B do Euro2016.

O País de Gales necessitou de apenas 10 minutos para se estrear a marcar num Europeu, graças a um livre direto da ‘estrela’ Gareth Bale, mas os eslovacos empataram aos 61 pelo médio Ondrej Duda, que tinha entrado um minuto antes, e foi outro suplente, Hal Robson-Kanu, a oferecer o triunfo aos galeses, aos 81.

Os espetadores presentes no estádio Matmut Atlantique, em Bordéus, assistiram ao primeiro confronto entre duas seleções que participavam pela primeira vez no torneio continental em 20 anos, desde que Turquia e Croácia, também em estreia absoluta, mediram forças no Euro1996.

A Eslováquia poderia ter inaugurado o marcador logo aos três minutos, se o remate do médio Marek Hamsik – a concluir uma notável iniciativa individual -, não tivesse sido retirado em cima da linha de golo por Ben Davies, depois de o guarda-redes Daniel Ward já ter sido ultrapassado.

A resposta galesa foi rápida e eficaz, mas teve de contar com a colaboração do guardião eslovaco, Matus Kozacik, que, aos 10 minutos, deixou entrar a meio da baliza o livre marcado por Bale, colega dos internacionais portugueses Cristiano Ronaldo e Pepe no Real Madrid.

A Eslováquia demorou a recompor-se e as poucas jogadas promissoras esbarraram na bem organizada defesa galesa, à frente de um seguro Ward, substituto de última hora do lesionado Wayne Hennesey, o que arrastou sem grande entusiasmo até ao intervalo um jogo que até tinha tido um início muito promissor.

O médio Robert Mak, um dos eslovacos mais inconformados, deu o primeiro sinal de perigo na segunda parte com um remate sobre a barra, mas Bale voltou a pôr em sentido a seleção o rival, com um desvio de cabeça que obrigou Kozacik a defesa apertada.

O selecionador Ján Kozák procurou dar novo ânimo ao futebol da Eslováquia e não poderia ter sido mais certeiro: Duda, uma das apostas do técnico, em conjunto com o avançado Adam Nemec, aproveitou uma assistência e Mak para restabelecer o empate aos 61 minutos, apenas um após ter substituído Patrik Hrosovsky.

Mak voltou a ameaçar com um remate por alto e Aaron Ramsey fez o mesmo pouco depois, mas foi o avançado Robson-Kanu, outro jogador que iniciou o jogo no banco de suplentes, que ofereceu a primeira vitória no Europeu ao País de Gales, após um passe de Ramsey, com um colocado remate rasteiro, aos 81 minutos.

Nemec poderia ter reposto a igualdade cinco minutos mais tarde, dando ao resultado uma expressão pouco habitual em golos marcados por jogadores que ficaram de fora do ‘onze’ titular, tendo os galeses sido salvos pelo poste esquerdo da baliza de Ward, que deteve o desvio de cabeça do avançado eslovaco.

O País de Gales volta a jogar a 16 de junho, frente à Inglaterra, um dia depois de a Eslováquia medir forças com a Rússia, na segunda jornada do Grupo B, que ainda hoje vai proporcionar um embate entre ingleses e russos.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …