Croácia desperdiça goleada mas vence Turquia

Abedin Taherkenareh / EPA

-

Uma seleção da Croácia muito perdulária passou hoje ao lado da goleada frente à Turquia, valendo-se do golo do médio Luka Modric para se impor por tangencial 1-0 na abertura do Grupo D do Euro2016 de futebol.

O golo solitário marcado por Modric aos 41 minutos revelou-se suficiente para proporcionar aos croatas uma estreia vitoriosa, até porque os turcos nunca pareceram capazes de chegar ao empate, e a liderança do grupo, que integra também a Espanha, bicampeã europeia em título, e a República Checa.

Rakitic, umas das ‘estrelas’ maiores da seleção croata, deu nota das intenções da sua equipa e ficou perto de marcar o golo mais rápido do torneio, logo aos dois minutos, mas o desvio do médio saiu ao lado da baliza adversária.

O lance madrugador deu o mote para o domínio da equipa balcânica, mas sem resultados práticos, à exceção de um remate de Badelj para defesa segura do guarda-redes Babacan, ao qual respondeu a Turquia através de um cabeceamento de Tufan, que, no entanto, não conseguiu desviar a bola do guardião Subacic.

O avançado Mandzukic teve uma rara liberdade na área adversária já perto do intervalo, que aproveitou para obrigar Babacan a aplicar-se, mas o guarda-redes turco ficou irremediavelmente mal na fotografia pouco depois, quando deixou passar por baixo da mão direita o poderoso remate ‘de primeira’ de Modric.

Se a Turquia pretendia chegar ao empate no início da segunda parte isso não se notou e foi a Croácia que ficou a centímetros do segundo golo, aos 52 minutos, quando Srna acertou na barra da baliza de Babacan, na marcação de um livre direto.

O defesa voltou a ter uma boa oportunidade para marcar dois minutos mais tarde, com um remate no interior da área que saiu ao lado, e Brozovic falhou por duas vezes o golo da tranquilidade croata, primeiro com um remate para fora e depois ao chegar ligeiramente atrasado ao cruzamento de Perisic.

Os adeptos croatas devem ter desesperado quando viram o golpe de cabeça de Perisic acertar de novo na barra e foi Babacan que manteve a incerteza quanto ao vencedor até ao fim, ao desviar o remate de Brozovic e ao ganhar o frente-e-frente com Perisic, que se tinha isolado perante o guardião turco.

A Turquia, que volta a medir forças com a Croácia na qualificação para o Mundial de 2018, continua sem ganhar à equipa croata, que venceu três jogos e empatou dois, ainda que um deles tenha terminado com o apuramento turco para as meias-finais do Europeu de 2008, no desempate por grandes penalidades.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Lesados do BES vão avançar com centenas de ações a exigir indemnizações a Salgado

Mais de mil lesados do BES/GES vão colocar centenas de ações cíveis na justiça a exigir indemnizações por danos morais às pessoas e entidades acusadas no caso BES, sobretudo a Ricardo Salgado. O Ministério Público acusou, …

Não haverá repatriamento. Governo faz alerta contra férias em destinos longínquos

O Governo avisou, esta quarta-feira, os portugueses que planeiem férias em "destinos exóticos ou com ligações fracas a Portugal" que não devem contar com operações de repatriamento como as realizadas no início da pandemia. "Estamos a …

Tribunal Geral da UE anula multa de 13 mil milhões de Bruxelas à Apple

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) decidiu, esta quarta-feira, anular a multa de 13 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à Apple por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda. "O Tribunal Geral anula …

Autoridade belga multa Google em 600 mil euros por falha no "direito a ser esquecido"

A autoridade belga de proteção de dados anunciou na terça-feira que impôs uma multa de 600 mil euros à empresa Google Belgium por falta de conformidade no direito a ser esquecido, pedido por um cidadão. Numa …

Costa avisa: País não aguenta novo confinamento. Inverno tem de ser preparado já

O primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, que o país não aguenta um novo período de confinamento por causa da covid-19 e avisou que o tempo é "curtíssimo" para a sociedade se preparar para o próximo inverno. Esta …

Parlamento aprova relatório da audição de Centeno para governador do BdP

O relatório da audição de Mário Centeno no âmbito da proposta de designação para governador do Banco de Portugal foi aprovado, esta quarta-feira, pelos deputados com voto favorável do PS e a abstenção do PSD …

Nova campanha da Casa Branca pede a milhões de desempregados que encontrem outro emprego

A pandemia de covid-19 foi um verdadeiro balde de água fria para muitos norte-americanos que acabaram no desemprego. Agora, uma nova campanha publicitária apoiada pela Casa Branca visa incentivar as pessoas desempregadas a "encontrar algo …

"Mais vale tarde do que nunca", diz Presidente sobre acusação no caso BES

O Presidente da República considerou, esta quarta-feira, que a justiça portuguesa "está a viver um bom período" e a dedução da acusação no caso BES "é uma boa notícia", observando que "mais vale tarde do …

Durante a pandemia, as pessoas movimentaram (e guardaram) mais notas e moedas

A pandemia de covid-19, que em dezembro do ano passado surgiu na China, fez com que as pessoas movimentassem (e guardassem) mais dinheiro físico, apesar de as opções digitais serem consideradas mais seguras. A conclusão …

Marinheiros partiram para alto mar sem covid-19 (mas regressaram misteriosamente infetados)

A Argentina está a ver-se a braços com um mistério médico, numa altura em que 57 marinheiros regressaram a terra infetados com covid-19 depois de 35 dias em alto mar. Os membros da tripulação do …