Croácia desperdiça goleada mas vence Turquia

Abedin Taherkenareh / EPA

-

Uma seleção da Croácia muito perdulária passou hoje ao lado da goleada frente à Turquia, valendo-se do golo do médio Luka Modric para se impor por tangencial 1-0 na abertura do Grupo D do Euro2016 de futebol.

O golo solitário marcado por Modric aos 41 minutos revelou-se suficiente para proporcionar aos croatas uma estreia vitoriosa, até porque os turcos nunca pareceram capazes de chegar ao empate, e a liderança do grupo, que integra também a Espanha, bicampeã europeia em título, e a República Checa.

Rakitic, umas das ‘estrelas’ maiores da seleção croata, deu nota das intenções da sua equipa e ficou perto de marcar o golo mais rápido do torneio, logo aos dois minutos, mas o desvio do médio saiu ao lado da baliza adversária.

O lance madrugador deu o mote para o domínio da equipa balcânica, mas sem resultados práticos, à exceção de um remate de Badelj para defesa segura do guarda-redes Babacan, ao qual respondeu a Turquia através de um cabeceamento de Tufan, que, no entanto, não conseguiu desviar a bola do guardião Subacic.

O avançado Mandzukic teve uma rara liberdade na área adversária já perto do intervalo, que aproveitou para obrigar Babacan a aplicar-se, mas o guarda-redes turco ficou irremediavelmente mal na fotografia pouco depois, quando deixou passar por baixo da mão direita o poderoso remate ‘de primeira’ de Modric.

Se a Turquia pretendia chegar ao empate no início da segunda parte isso não se notou e foi a Croácia que ficou a centímetros do segundo golo, aos 52 minutos, quando Srna acertou na barra da baliza de Babacan, na marcação de um livre direto.

O defesa voltou a ter uma boa oportunidade para marcar dois minutos mais tarde, com um remate no interior da área que saiu ao lado, e Brozovic falhou por duas vezes o golo da tranquilidade croata, primeiro com um remate para fora e depois ao chegar ligeiramente atrasado ao cruzamento de Perisic.

Os adeptos croatas devem ter desesperado quando viram o golpe de cabeça de Perisic acertar de novo na barra e foi Babacan que manteve a incerteza quanto ao vencedor até ao fim, ao desviar o remate de Brozovic e ao ganhar o frente-e-frente com Perisic, que se tinha isolado perante o guardião turco.

A Turquia, que volta a medir forças com a Croácia na qualificação para o Mundial de 2018, continua sem ganhar à equipa croata, que venceu três jogos e empatou dois, ainda que um deles tenha terminado com o apuramento turco para as meias-finais do Europeu de 2008, no desempate por grandes penalidades.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …