Croácia desperdiça goleada mas vence Turquia

Abedin Taherkenareh / EPA

-

Uma seleção da Croácia muito perdulária passou hoje ao lado da goleada frente à Turquia, valendo-se do golo do médio Luka Modric para se impor por tangencial 1-0 na abertura do Grupo D do Euro2016 de futebol.

O golo solitário marcado por Modric aos 41 minutos revelou-se suficiente para proporcionar aos croatas uma estreia vitoriosa, até porque os turcos nunca pareceram capazes de chegar ao empate, e a liderança do grupo, que integra também a Espanha, bicampeã europeia em título, e a República Checa.

Rakitic, umas das ‘estrelas’ maiores da seleção croata, deu nota das intenções da sua equipa e ficou perto de marcar o golo mais rápido do torneio, logo aos dois minutos, mas o desvio do médio saiu ao lado da baliza adversária.

O lance madrugador deu o mote para o domínio da equipa balcânica, mas sem resultados práticos, à exceção de um remate de Badelj para defesa segura do guarda-redes Babacan, ao qual respondeu a Turquia através de um cabeceamento de Tufan, que, no entanto, não conseguiu desviar a bola do guardião Subacic.

O avançado Mandzukic teve uma rara liberdade na área adversária já perto do intervalo, que aproveitou para obrigar Babacan a aplicar-se, mas o guarda-redes turco ficou irremediavelmente mal na fotografia pouco depois, quando deixou passar por baixo da mão direita o poderoso remate ‘de primeira’ de Modric.

Se a Turquia pretendia chegar ao empate no início da segunda parte isso não se notou e foi a Croácia que ficou a centímetros do segundo golo, aos 52 minutos, quando Srna acertou na barra da baliza de Babacan, na marcação de um livre direto.

O defesa voltou a ter uma boa oportunidade para marcar dois minutos mais tarde, com um remate no interior da área que saiu ao lado, e Brozovic falhou por duas vezes o golo da tranquilidade croata, primeiro com um remate para fora e depois ao chegar ligeiramente atrasado ao cruzamento de Perisic.

Os adeptos croatas devem ter desesperado quando viram o golpe de cabeça de Perisic acertar de novo na barra e foi Babacan que manteve a incerteza quanto ao vencedor até ao fim, ao desviar o remate de Brozovic e ao ganhar o frente-e-frente com Perisic, que se tinha isolado perante o guardião turco.

A Turquia, que volta a medir forças com a Croácia na qualificação para o Mundial de 2018, continua sem ganhar à equipa croata, que venceu três jogos e empatou dois, ainda que um deles tenha terminado com o apuramento turco para as meias-finais do Europeu de 2008, no desempate por grandes penalidades.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …