Espanha vence República Checa com golo de Piqué nos últimos minutos

Vassil Donev / EPA

-

Um golo do central Piqué, o futebolista que ‘virou moda’ os espanhóis assobiarem, valeu hoje à bicampeã em título Espanha uma entrada a ganhar (1-0) no Euro 2016, face a uma complicada República Checa, em Toulouse.

A formação comandada por Vicente Del Bosque dominou o encontro, mas não se livrou de uns sustos e só chegou ao triunfo aos 87 minutos, com Piqué, qual ponta de lança, a aparecer na pequena área e a marcar de cabeça, após centro de Iniesta.

Antes, os espanhóis construíram uma série de ocasiões, mais ou menos perigosas, mas por falta de pontaria ou mérito dos checos, nomeadamente do guarda-redes Petr Cech e dos centrais Sivok e Hubnik, o seu golo foi sendo adiado.

Por seu lado, os checos, embora sempre mais defensivos, também tiveram as suas hipóteses de marcar, mas não as souberam aproveitar e acabaram por pagar o recuo final, quando terão começado a pensar que um ponto já seria muito bom.

Com este triunfo, a Espanha igualou a Croácia (1-0 à Turquia, no domingo) na liderança do Grupo C, ao mesmo tempo que somou o 13.º encontro em Europeus sem perder (10 vitórias e três empates), depois do desaire com Portugal por 1-0 na fase de grupos do Euro2004 – marcou Nuno Gomes, a 20 de junho.

Os checos entraram personalizados, a dividir o encontro e a jogar no meio campo contrário, conseguindo dois cantos e outros tantos livres perigosos, mas sem incomodar o guarda-redes De Gea, que relegou Casillas para o banco.

A partir dos 15 minutos, a Espanha assumiu, porém, o comando e começou a somar oportunidades, mas Cech deteve os remates de Morata (16), Alba (40) e David Silva (41), enquanto Nolito (35), Busquets (37) e Iniesta (39) falharam o alvo.

Por seu lado, o ‘onze’ de Pavel Vrba limitou-se, praticamente, a defender, para criar a sua única ocasião perigosa aos 45 minutos, com Necid a surgir solto à entrada da área, mas a atirar para defesa fácil de De Gea.

A Espanha entrou ‘furiosa’ na segunda metade e poderia ter marcado nos instantes iniciais, com Hubnik a desviar para o poste esquerdo um centro de Morata e, nos cantos que se seguiram, Nolito e Sergio Ramos a acertarem na ‘muralha’.

O ‘susto’ não intimidou os checos, que reagiram e criaram duas grandes ocasiões, ambas de bola parada: após livre de Krejci, Hubnik, sozinho, atirou fraco (57 minutos), e, na sequência de um canto à maneira curta, Cesc salvou sobre a linha um cabeceamento de Gebre Selassie (65).

Com a República Checa mais atrevida, o jogo tornou-se um pouco mais aberto e, aos 73 minutos, a Espanha, já com Aduriz e Thiago Alcántara em vez de Morata e Cesc, voltou a criar boa oportunidade, mas David Silva, em dia de 100.ª internacionalização, não acertou na baliza.

Na parte final, ‘La Roja’ voltou a instalar-se perto da área contrária, perante uns checos aparentemente satisfeitos com o empate e, aos 80 minutos, Nolito isolou Thiago, mas este perdeu muito tempo e Limbersky desarmou-o.

A insistência dos espanhóis acabou, porém, por dar frutos, aos 87 minutos: após uma sucessão de passes, Pedro Rodríguez, a última aposta de Del Bosque, lançou Iniesta na esquerda e este centrou para Piqué faturar de cabeça.

Os checos ainda tiveram uma oportunidade para restabelecer a igualdade, aos 90+2 minutos, mas o remate de Darida encontrou os punhos de De Gea e o jogo terminou pouco depois.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …