Espanha vence República Checa com golo de Piqué nos últimos minutos

Vassil Donev / EPA

-

Um golo do central Piqué, o futebolista que ‘virou moda’ os espanhóis assobiarem, valeu hoje à bicampeã em título Espanha uma entrada a ganhar (1-0) no Euro 2016, face a uma complicada República Checa, em Toulouse.

A formação comandada por Vicente Del Bosque dominou o encontro, mas não se livrou de uns sustos e só chegou ao triunfo aos 87 minutos, com Piqué, qual ponta de lança, a aparecer na pequena área e a marcar de cabeça, após centro de Iniesta.

Antes, os espanhóis construíram uma série de ocasiões, mais ou menos perigosas, mas por falta de pontaria ou mérito dos checos, nomeadamente do guarda-redes Petr Cech e dos centrais Sivok e Hubnik, o seu golo foi sendo adiado.

Por seu lado, os checos, embora sempre mais defensivos, também tiveram as suas hipóteses de marcar, mas não as souberam aproveitar e acabaram por pagar o recuo final, quando terão começado a pensar que um ponto já seria muito bom.

Com este triunfo, a Espanha igualou a Croácia (1-0 à Turquia, no domingo) na liderança do Grupo C, ao mesmo tempo que somou o 13.º encontro em Europeus sem perder (10 vitórias e três empates), depois do desaire com Portugal por 1-0 na fase de grupos do Euro2004 – marcou Nuno Gomes, a 20 de junho.

Os checos entraram personalizados, a dividir o encontro e a jogar no meio campo contrário, conseguindo dois cantos e outros tantos livres perigosos, mas sem incomodar o guarda-redes De Gea, que relegou Casillas para o banco.

A partir dos 15 minutos, a Espanha assumiu, porém, o comando e começou a somar oportunidades, mas Cech deteve os remates de Morata (16), Alba (40) e David Silva (41), enquanto Nolito (35), Busquets (37) e Iniesta (39) falharam o alvo.

Por seu lado, o ‘onze’ de Pavel Vrba limitou-se, praticamente, a defender, para criar a sua única ocasião perigosa aos 45 minutos, com Necid a surgir solto à entrada da área, mas a atirar para defesa fácil de De Gea.

A Espanha entrou ‘furiosa’ na segunda metade e poderia ter marcado nos instantes iniciais, com Hubnik a desviar para o poste esquerdo um centro de Morata e, nos cantos que se seguiram, Nolito e Sergio Ramos a acertarem na ‘muralha’.

O ‘susto’ não intimidou os checos, que reagiram e criaram duas grandes ocasiões, ambas de bola parada: após livre de Krejci, Hubnik, sozinho, atirou fraco (57 minutos), e, na sequência de um canto à maneira curta, Cesc salvou sobre a linha um cabeceamento de Gebre Selassie (65).

Com a República Checa mais atrevida, o jogo tornou-se um pouco mais aberto e, aos 73 minutos, a Espanha, já com Aduriz e Thiago Alcántara em vez de Morata e Cesc, voltou a criar boa oportunidade, mas David Silva, em dia de 100.ª internacionalização, não acertou na baliza.

Na parte final, ‘La Roja’ voltou a instalar-se perto da área contrária, perante uns checos aparentemente satisfeitos com o empate e, aos 80 minutos, Nolito isolou Thiago, mas este perdeu muito tempo e Limbersky desarmou-o.

A insistência dos espanhóis acabou, porém, por dar frutos, aos 87 minutos: após uma sucessão de passes, Pedro Rodríguez, a última aposta de Del Bosque, lançou Iniesta na esquerda e este centrou para Piqué faturar de cabeça.

Os checos ainda tiveram uma oportunidade para restabelecer a igualdade, aos 90+2 minutos, mas o remate de Darida encontrou os punhos de De Gea e o jogo terminou pouco depois.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …