Espanha vence República Checa com golo de Piqué nos últimos minutos

Vassil Donev / EPA

-

Um golo do central Piqué, o futebolista que ‘virou moda’ os espanhóis assobiarem, valeu hoje à bicampeã em título Espanha uma entrada a ganhar (1-0) no Euro 2016, face a uma complicada República Checa, em Toulouse.

A formação comandada por Vicente Del Bosque dominou o encontro, mas não se livrou de uns sustos e só chegou ao triunfo aos 87 minutos, com Piqué, qual ponta de lança, a aparecer na pequena área e a marcar de cabeça, após centro de Iniesta.

Antes, os espanhóis construíram uma série de ocasiões, mais ou menos perigosas, mas por falta de pontaria ou mérito dos checos, nomeadamente do guarda-redes Petr Cech e dos centrais Sivok e Hubnik, o seu golo foi sendo adiado.

Por seu lado, os checos, embora sempre mais defensivos, também tiveram as suas hipóteses de marcar, mas não as souberam aproveitar e acabaram por pagar o recuo final, quando terão começado a pensar que um ponto já seria muito bom.

Com este triunfo, a Espanha igualou a Croácia (1-0 à Turquia, no domingo) na liderança do Grupo C, ao mesmo tempo que somou o 13.º encontro em Europeus sem perder (10 vitórias e três empates), depois do desaire com Portugal por 1-0 na fase de grupos do Euro2004 – marcou Nuno Gomes, a 20 de junho.

Os checos entraram personalizados, a dividir o encontro e a jogar no meio campo contrário, conseguindo dois cantos e outros tantos livres perigosos, mas sem incomodar o guarda-redes De Gea, que relegou Casillas para o banco.

A partir dos 15 minutos, a Espanha assumiu, porém, o comando e começou a somar oportunidades, mas Cech deteve os remates de Morata (16), Alba (40) e David Silva (41), enquanto Nolito (35), Busquets (37) e Iniesta (39) falharam o alvo.

Por seu lado, o ‘onze’ de Pavel Vrba limitou-se, praticamente, a defender, para criar a sua única ocasião perigosa aos 45 minutos, com Necid a surgir solto à entrada da área, mas a atirar para defesa fácil de De Gea.

A Espanha entrou ‘furiosa’ na segunda metade e poderia ter marcado nos instantes iniciais, com Hubnik a desviar para o poste esquerdo um centro de Morata e, nos cantos que se seguiram, Nolito e Sergio Ramos a acertarem na ‘muralha’.

O ‘susto’ não intimidou os checos, que reagiram e criaram duas grandes ocasiões, ambas de bola parada: após livre de Krejci, Hubnik, sozinho, atirou fraco (57 minutos), e, na sequência de um canto à maneira curta, Cesc salvou sobre a linha um cabeceamento de Gebre Selassie (65).

Com a República Checa mais atrevida, o jogo tornou-se um pouco mais aberto e, aos 73 minutos, a Espanha, já com Aduriz e Thiago Alcántara em vez de Morata e Cesc, voltou a criar boa oportunidade, mas David Silva, em dia de 100.ª internacionalização, não acertou na baliza.

Na parte final, ‘La Roja’ voltou a instalar-se perto da área contrária, perante uns checos aparentemente satisfeitos com o empate e, aos 80 minutos, Nolito isolou Thiago, mas este perdeu muito tempo e Limbersky desarmou-o.

A insistência dos espanhóis acabou, porém, por dar frutos, aos 87 minutos: após uma sucessão de passes, Pedro Rodríguez, a última aposta de Del Bosque, lançou Iniesta na esquerda e este centrou para Piqué faturar de cabeça.

Os checos ainda tiveram uma oportunidade para restabelecer a igualdade, aos 90+2 minutos, mas o remate de Darida encontrou os punhos de De Gea e o jogo terminou pouco depois.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …