Itália imperial arrasou a Bélgica

Cj Gunther / EPA

-

A seleção da Itália estreou-se no Euro2016 de futebol com um triunfo por 2-0 frente à Bélgica, em jogo da primeira jornada do grupo E, para o qual foi determinante a sua tradicional coesão defensiva e eficácia no contragolpe.

A seleção belga sentiu-se metida numa ‘camisa de forças’ em função da falta de espaços para penetrar na organização defensiva transalpina, posicionada quase sempre com um bloco médio/baixo compacto e agressivo.

O selecionador italiano apostou num sistema pouco usual, um 3x5x2, com três centrais experientes e altamente rotinados pelo facto de jogarem juntos na Juventus, e que foram dirigidos pelo próprio Antonio Conte na formação de Turim antes de ser substituído por Massimiliano Allegri.

De resto, a coesão defensiva foi o segredo para a vitória da Itália, a juntar à eficácia ofensiva que lhe permitiu marcar dois golos nas poucas oportunidades que criou, perante um adversário que fez pouco uso da muita qualidade e soluções que possui do meio-campo para a frente.

O facto de ter inaugurado o marcador aos 32 minutos, num lance de contra-ataque em que Giaccherini surgiu nas costas dos centrais belgas a dominar uma bola lançada de longe por Bonucci e a bater Courtois à saída desta de entre os poste, consolidou ainda mais a opção tática dos italianos em ceder a iniciativa ao adversário.

Na segunda parte, a Bélgica entrou mais agressiva e veloz nas suas ações ofensivas, mas Lukaku, aos 53 minutos, isolado na cara de Buffon falhou incrivelmente o empate.

A entrada de Mertens, aos 62 minutos, a render Nainggolan, começou a colocar problemas que até aí a defesa italiana não enfrentara, graças à velocidade, capacidade de controlo da bola e de partir para cima dos adversários em lances de um contra um do jogador do Nápoles.

A Itália abanou, mas conseguiu manter a consistência defensiva, com alguma fortuna à mistura, e agradeceu ao selecionador belga pela troca de Lukaku por Origi, que entrou aos 73 minutos e falhou duas boas oportunidades de golo, sempre muito trapalhão e precipitado.

Wilmots ainda lançou Ferreira Carrasco aos 76 minutos, sacrificando o lateral direito Laurent Ciman, na tentativa de chegar ao golo, mas faltaram sempre espaços para o avançado do Atlético Madrid explorar as suas capacidades.

Acabaria por ser a Itália a ‘matar’ o jogo aos 90+3, por Pellè, num dos vários lances de contra-ataque que protagonizou no último quarto de hora, com os belgas a arriscarem tudo, já depois de Courtois, com uma defesa monumental, aos 85, ter evitado que Immobille, que entrara aos 75 a render Eder, fizesse o segundo golo.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …