Itália imperial arrasou a Bélgica

Cj Gunther / EPA

-

A seleção da Itália estreou-se no Euro2016 de futebol com um triunfo por 2-0 frente à Bélgica, em jogo da primeira jornada do grupo E, para o qual foi determinante a sua tradicional coesão defensiva e eficácia no contragolpe.

A seleção belga sentiu-se metida numa ‘camisa de forças’ em função da falta de espaços para penetrar na organização defensiva transalpina, posicionada quase sempre com um bloco médio/baixo compacto e agressivo.

O selecionador italiano apostou num sistema pouco usual, um 3x5x2, com três centrais experientes e altamente rotinados pelo facto de jogarem juntos na Juventus, e que foram dirigidos pelo próprio Antonio Conte na formação de Turim antes de ser substituído por Massimiliano Allegri.

De resto, a coesão defensiva foi o segredo para a vitória da Itália, a juntar à eficácia ofensiva que lhe permitiu marcar dois golos nas poucas oportunidades que criou, perante um adversário que fez pouco uso da muita qualidade e soluções que possui do meio-campo para a frente.

O facto de ter inaugurado o marcador aos 32 minutos, num lance de contra-ataque em que Giaccherini surgiu nas costas dos centrais belgas a dominar uma bola lançada de longe por Bonucci e a bater Courtois à saída desta de entre os poste, consolidou ainda mais a opção tática dos italianos em ceder a iniciativa ao adversário.

Na segunda parte, a Bélgica entrou mais agressiva e veloz nas suas ações ofensivas, mas Lukaku, aos 53 minutos, isolado na cara de Buffon falhou incrivelmente o empate.

A entrada de Mertens, aos 62 minutos, a render Nainggolan, começou a colocar problemas que até aí a defesa italiana não enfrentara, graças à velocidade, capacidade de controlo da bola e de partir para cima dos adversários em lances de um contra um do jogador do Nápoles.

A Itália abanou, mas conseguiu manter a consistência defensiva, com alguma fortuna à mistura, e agradeceu ao selecionador belga pela troca de Lukaku por Origi, que entrou aos 73 minutos e falhou duas boas oportunidades de golo, sempre muito trapalhão e precipitado.

Wilmots ainda lançou Ferreira Carrasco aos 76 minutos, sacrificando o lateral direito Laurent Ciman, na tentativa de chegar ao golo, mas faltaram sempre espaços para o avançado do Atlético Madrid explorar as suas capacidades.

Acabaria por ser a Itália a ‘matar’ o jogo aos 90+3, por Pellè, num dos vários lances de contra-ataque que protagonizou no último quarto de hora, com os belgas a arriscarem tudo, já depois de Courtois, com uma defesa monumental, aos 85, ter evitado que Immobille, que entrara aos 75 a render Eder, fizesse o segundo golo.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …