Itália imperial arrasou a Bélgica

Cj Gunther / EPA

-

A seleção da Itália estreou-se no Euro2016 de futebol com um triunfo por 2-0 frente à Bélgica, em jogo da primeira jornada do grupo E, para o qual foi determinante a sua tradicional coesão defensiva e eficácia no contragolpe.

A seleção belga sentiu-se metida numa ‘camisa de forças’ em função da falta de espaços para penetrar na organização defensiva transalpina, posicionada quase sempre com um bloco médio/baixo compacto e agressivo.

O selecionador italiano apostou num sistema pouco usual, um 3x5x2, com três centrais experientes e altamente rotinados pelo facto de jogarem juntos na Juventus, e que foram dirigidos pelo próprio Antonio Conte na formação de Turim antes de ser substituído por Massimiliano Allegri.

De resto, a coesão defensiva foi o segredo para a vitória da Itália, a juntar à eficácia ofensiva que lhe permitiu marcar dois golos nas poucas oportunidades que criou, perante um adversário que fez pouco uso da muita qualidade e soluções que possui do meio-campo para a frente.

O facto de ter inaugurado o marcador aos 32 minutos, num lance de contra-ataque em que Giaccherini surgiu nas costas dos centrais belgas a dominar uma bola lançada de longe por Bonucci e a bater Courtois à saída desta de entre os poste, consolidou ainda mais a opção tática dos italianos em ceder a iniciativa ao adversário.

Na segunda parte, a Bélgica entrou mais agressiva e veloz nas suas ações ofensivas, mas Lukaku, aos 53 minutos, isolado na cara de Buffon falhou incrivelmente o empate.

A entrada de Mertens, aos 62 minutos, a render Nainggolan, começou a colocar problemas que até aí a defesa italiana não enfrentara, graças à velocidade, capacidade de controlo da bola e de partir para cima dos adversários em lances de um contra um do jogador do Nápoles.

A Itália abanou, mas conseguiu manter a consistência defensiva, com alguma fortuna à mistura, e agradeceu ao selecionador belga pela troca de Lukaku por Origi, que entrou aos 73 minutos e falhou duas boas oportunidades de golo, sempre muito trapalhão e precipitado.

Wilmots ainda lançou Ferreira Carrasco aos 76 minutos, sacrificando o lateral direito Laurent Ciman, na tentativa de chegar ao golo, mas faltaram sempre espaços para o avançado do Atlético Madrid explorar as suas capacidades.

Acabaria por ser a Itália a ‘matar’ o jogo aos 90+3, por Pellè, num dos vários lances de contra-ataque que protagonizou no último quarto de hora, com os belgas a arriscarem tudo, já depois de Courtois, com uma defesa monumental, aos 85, ter evitado que Immobille, que entrara aos 75 a render Eder, fizesse o segundo golo.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …

Um pouco por todo o mundo, protesta-se contra o "passaporte da escravidão" às vacinas

O fim-de-semana foi marcado por manifestações em Itália, na Grécia, na França, no Reino Unido e na Austrália contra as proibições a quem não tem certificados de vacinação ou testes PCR. Vários governos têm apertado as …

Benfica à procura de fazer cortes no ataque. Carlos Vinícius será o primeiro a cair

Carlos Vinícius continua a não fazer parte das contas de Jorge Jesus e deverá estar de saída. O Benfica quer reduzir o leque de avançados do clube. O Benfica continua a estudar o mercado à procura …

Governo proíbe salários de estagiários abaixo dos 532 euros

Uma das 64 medidas da Agenda do Trabalho Digno e Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho passa por eliminar uma norma que permite pagar pouco mais de 400 euros nos estágios profissionais. Assim, os estagiários …