Itália imperial arrasou a Bélgica

Cj Gunther / EPA

-

A seleção da Itália estreou-se no Euro2016 de futebol com um triunfo por 2-0 frente à Bélgica, em jogo da primeira jornada do grupo E, para o qual foi determinante a sua tradicional coesão defensiva e eficácia no contragolpe.

A seleção belga sentiu-se metida numa ‘camisa de forças’ em função da falta de espaços para penetrar na organização defensiva transalpina, posicionada quase sempre com um bloco médio/baixo compacto e agressivo.

O selecionador italiano apostou num sistema pouco usual, um 3x5x2, com três centrais experientes e altamente rotinados pelo facto de jogarem juntos na Juventus, e que foram dirigidos pelo próprio Antonio Conte na formação de Turim antes de ser substituído por Massimiliano Allegri.

De resto, a coesão defensiva foi o segredo para a vitória da Itália, a juntar à eficácia ofensiva que lhe permitiu marcar dois golos nas poucas oportunidades que criou, perante um adversário que fez pouco uso da muita qualidade e soluções que possui do meio-campo para a frente.

O facto de ter inaugurado o marcador aos 32 minutos, num lance de contra-ataque em que Giaccherini surgiu nas costas dos centrais belgas a dominar uma bola lançada de longe por Bonucci e a bater Courtois à saída desta de entre os poste, consolidou ainda mais a opção tática dos italianos em ceder a iniciativa ao adversário.

Na segunda parte, a Bélgica entrou mais agressiva e veloz nas suas ações ofensivas, mas Lukaku, aos 53 minutos, isolado na cara de Buffon falhou incrivelmente o empate.

A entrada de Mertens, aos 62 minutos, a render Nainggolan, começou a colocar problemas que até aí a defesa italiana não enfrentara, graças à velocidade, capacidade de controlo da bola e de partir para cima dos adversários em lances de um contra um do jogador do Nápoles.

A Itália abanou, mas conseguiu manter a consistência defensiva, com alguma fortuna à mistura, e agradeceu ao selecionador belga pela troca de Lukaku por Origi, que entrou aos 73 minutos e falhou duas boas oportunidades de golo, sempre muito trapalhão e precipitado.

Wilmots ainda lançou Ferreira Carrasco aos 76 minutos, sacrificando o lateral direito Laurent Ciman, na tentativa de chegar ao golo, mas faltaram sempre espaços para o avançado do Atlético Madrid explorar as suas capacidades.

Acabaria por ser a Itália a ‘matar’ o jogo aos 90+3, por Pellè, num dos vários lances de contra-ataque que protagonizou no último quarto de hora, com os belgas a arriscarem tudo, já depois de Courtois, com uma defesa monumental, aos 85, ter evitado que Immobille, que entrara aos 75 a render Eder, fizesse o segundo golo.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …

Líder de corrente conservadora no CDS deixa partido e adere ao Chega

O militante do CDS-PP, da corrente não formalizada "CDS XXI", anunciou, esta sexta-feira, que se desfiliou do partido, com críticas à direção, e manifestou-se disponível para aderir ao Chega. "Em virtude das declarações dadas pelo presidente …