Irlanda empatou com a Suécia – e soube a pouco

Etienne Laurent / EPA

-

O empate a um golo frente à Suécia soube a pouco à República da Irlanda, que dispôs de mais ocasiões para um desfecho vitorioso no jogo inaugural do Grupo E do Euro2016 de futebol, hoje disputado em Paris.

Numa partida bem disputada e equilibrada, os irlandeses mostraram sempre maior lucidez ofensiva e dispuseram, por isso, de uma meia dúzia de oportunidades de golo, que só a boa forma do guardião sueco Andreas Isaksson e um pequeno desajuste na pontaria dos seus avançados impediram a vitória britânica.

O defesa Viktor Lindelof, do Benfica, foi titular pelo combinado escandinavo, que foi manietado nas suas intenções pela intensidade imposta pelos irlandeses, sempre muito mais rápidos sobre o adversário e incisivos nas movimentações atacantes.

A Suécia até esteve ligeiramente melhor na posse de bola (53%, segundo a estatística da UEFA), mas foi a seleção de Martin O’Neill que esteve sempre mais perto do golo, as primeiras quatro vezes logo no primeiro tempo.

Duas por intermédio de Jeff Hendrick, que aos 10 minutos rematou para uma grande defesa de Andreas Isaksson, guarda-redes que viu a bola pontapeada pelo médio irlandês embater na barra, aos 32.

John O’Shea (17) e Robbie Brady (29) também podiam ter inaugurado o marcador, mas o primeiro falhou o desvio a um metro da baliza e o segundo fez a bola rasar a barra, após remate desferido de fora da área.

Três minutos depois do intervalo, a Irlanda materializou o melhor futebol, após um belo trabalho de Seamus Coleman pela direita do ataque, sempre perto da linha de fundo e a cruzar, após tirar dois adversários da frente, para o pé direito de Wes Hoolahan, que rematou com sucesso.

Só aos 60 minutos é que a ‘estrela’ sueca conseguiu brilhar, mas Ibrahimovic falhou o alvo por pouco, rematando ao lado do poste direito de Darren Randolph.

A Suécia chegou ao empate após iniciativa do jogador do Paris Saint-Germain, que desceu pela esquerda da área contrária e cruzou para a zona da baliza, onde apareceu Ciaran Clark, que, ao tentar intercetar a bola, cabeceou para as próprias redes.

Até final, e já com o ‘veterano’ Robbie Keane em campo (cumpriu a 141.ª internacionalização), os irlandeses voltaram a carregar sobre a defensiva sueca, mas esta passou a funcionar como uma muralha, impondo-se de forma musculada, numa altura em que as forças começaram a faltar aos adversários.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …