Irlanda empatou com a Suécia – e soube a pouco

Etienne Laurent / EPA

-

O empate a um golo frente à Suécia soube a pouco à República da Irlanda, que dispôs de mais ocasiões para um desfecho vitorioso no jogo inaugural do Grupo E do Euro2016 de futebol, hoje disputado em Paris.

Numa partida bem disputada e equilibrada, os irlandeses mostraram sempre maior lucidez ofensiva e dispuseram, por isso, de uma meia dúzia de oportunidades de golo, que só a boa forma do guardião sueco Andreas Isaksson e um pequeno desajuste na pontaria dos seus avançados impediram a vitória britânica.

O defesa Viktor Lindelof, do Benfica, foi titular pelo combinado escandinavo, que foi manietado nas suas intenções pela intensidade imposta pelos irlandeses, sempre muito mais rápidos sobre o adversário e incisivos nas movimentações atacantes.

A Suécia até esteve ligeiramente melhor na posse de bola (53%, segundo a estatística da UEFA), mas foi a seleção de Martin O’Neill que esteve sempre mais perto do golo, as primeiras quatro vezes logo no primeiro tempo.

Duas por intermédio de Jeff Hendrick, que aos 10 minutos rematou para uma grande defesa de Andreas Isaksson, guarda-redes que viu a bola pontapeada pelo médio irlandês embater na barra, aos 32.

John O’Shea (17) e Robbie Brady (29) também podiam ter inaugurado o marcador, mas o primeiro falhou o desvio a um metro da baliza e o segundo fez a bola rasar a barra, após remate desferido de fora da área.

Três minutos depois do intervalo, a Irlanda materializou o melhor futebol, após um belo trabalho de Seamus Coleman pela direita do ataque, sempre perto da linha de fundo e a cruzar, após tirar dois adversários da frente, para o pé direito de Wes Hoolahan, que rematou com sucesso.

Só aos 60 minutos é que a ‘estrela’ sueca conseguiu brilhar, mas Ibrahimovic falhou o alvo por pouco, rematando ao lado do poste direito de Darren Randolph.

A Suécia chegou ao empate após iniciativa do jogador do Paris Saint-Germain, que desceu pela esquerda da área contrária e cruzou para a zona da baliza, onde apareceu Ciaran Clark, que, ao tentar intercetar a bola, cabeceou para as próprias redes.

Até final, e já com o ‘veterano’ Robbie Keane em campo (cumpriu a 141.ª internacionalização), os irlandeses voltaram a carregar sobre a defensiva sueca, mas esta passou a funcionar como uma muralha, impondo-se de forma musculada, numa altura em que as forças começaram a faltar aos adversários.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …