MikeMareen / Depositphotos

Serviço esteve em baixo por 150, e major ucraniano aponta para a necessidade de “diversificar” as comunicações no campo de batalha.
O serviço de internet da SpaceX, propriedade de Elon Musk, deixou de funcionar em “toda a linha da frente na Ucrânia” por volta das 07h30, hora de Kiev, esta segunda feira. Assim informou o major Robert “Magyar” Brovd, citado pela CNN.
Durante a manhã desta segunda feira, mais de 37 mil utilizadores norte-americanos também reportaram problemas com o serviço de internet.
“Este incidente, que durou longos 150 minutos em plena guerra, aponta para estrangulamentos. Deve ser tido em conta e é necessário diversificar as comunicações”, apontou Brovdi no Telegram.
Segundo a Reuters, a Starlink emitiu um comunicado em que explica que as causas para a falha de Internet estão a ser investigadas: “A Starlink está atualmente a sofrer uma interrupção de serviço. A nossa equipa está a investigar”.
A plataforma rastreia interrupções através da recolha de relatórios de estado de várias fontes, destaca a Reuters.
No final da manhã, o serviço voltou à normalidade. A starlink, serviço detido pelo milionário norte-americano Elon Musk, é essencial na Ucrânia para efetuar comunicações no campo de batalha e para algumas operações com drones. Mais de 50.000 terminais estão atualmente em funcionamento na Ucrânia.