Temperaturas altas em diversos pontos de Portugal continental até à próxima sexta-feira. Cinco distritos sob aviso amarelo.
As temperaturas estão mesmo a subir neste final de verão. Como já tínhamos antecipado, o calor começou a sentir-se e o cenário vai prolongar-se ao longo desta semana.
Olhando para as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), verificamos que já hoje, segunda-feira, diversos locais atingem os 36 ou os 37 graus, nomeadamente nos distritos Castelo Branco, Évora e Beja.
No litoral as temperaturas não são tão elevadas – mas Setúbal terá uma máxima de 30 graus e Faro 29 graus, por exemplo.
Ao longo da semana, vai ficar ainda mais calor em diversos momentos. Sobretudo na quarta-feira, dia 17: a capital Lisboa chegará aos 34 graus, enquanto Portel (Évora) prevê 40 graus, entre diversos concelhos que devem atingir 38 ou 39 graus ao longo da semana útil – não só nos três distritos mencionados, mas também em Santarém ou Setúbal.
Nessas zonas mais quentes, as temperaturas devem descer significativamente a partir de sábado, dia 20.
Aviso amarelo
O IPMA elevou de quatro para cinco os distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente na terça e quarta-feira.
O IPMA tinha colocado anteriormente sob aviso amarelo os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre entre as 12:00 de terça-feira e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura
Num novo comunicado, o IPMA colocou também sob aviso amarelo entre as 12:00 de terça-feira e as 18:00 de quarta-feira o distrito da Guarda.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa sul da ilha da Madeira entre as 09:00 de terça-feira e as 21:00 de quarta-feira por causa do tempo quente.