ZAP

Chuva em alguns locais até quinta-feira. Anticiclone origina céu limpo e tempo mais quente, especialmente nos dias 14 e 15.
O Outono já chegou. Não o astronómico, o mais conhecido, mas sim o meteorológico.
No início de Setembro, já se verificaram algumas alterações normais no início do Outono meteorológico: os dias começaram a ficar mais curtos, as noites mais frescas, maior nebulosidade, alguma chuva mais a norte – e claro, a visão eterna das primeiras folhas das árvores a cair.
Mas o Verão ainda vai dar sinal, antes de acabar oficialmente no dia 22 de Setembro (o astronómico). As temperaturas vão subir.
O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou nesta terça-feira que, até dia 11 (quinta-feira), deve chover nas regiões Norte e Centro. Na quinta-feira, dia 11, só deve chover no Minho e no Douro Litoral.
Mas na sexta-feira o cenário muda: dias de céu pouco nublado ou limpo, embora com nebulosidade baixa, e eventualmente neblinas e nevoeiros matinais, no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã, a qual poderá persistir no Minho em alguns dos dias.
E as temperaturas vão subir. O aumento começa a sentir-se na quinta-feira, dia 11 (menos no Minho e Douro Litoral, e na faixa costeira a norte do Cabo da Roca).
Mas as subidas de temperaturas mais significativas vão verificar-se no domingo, dia 14. Será uma subida “mais significativa e generalizada a todo o território, explica o IPMA.
No domingo e na segunda-feira (dias 14 e 15), as temperaturas máximas devem variar entre 30 e 35 graus na região Sul, no vale do Tejo e em alguns locais do interior Norte e Centro. Serão regiões com valores acima da média para a época do ano. Castelo Branco, Beja e Évora deverão ser os exemplos mais evidentes.
No restante território as temperaturas máximas estarão abaixo dos 30 graus.