Haitham Imad / EPA

Foi um “ataque preciso” contra líderes do grupo terrorista. Ofensiva terá atingido edifícios residenciais em Doha.
Israel reivindicou nesta terça-feira um “ataque dirigido” contra líderes do Hamas, sem especificar onde, pouco depois de terem sido registadas explosões na capital do Qatar, Doha, onde vivem responsáveis do movimento islamita palestiniano.
O Exército israelita anunciou um “ataque preciso contra a liderança sénior” do Hamas, sem fornecer mais detalhes sobre o local do ataque.
No mesmo comunicado, as Forças de Defesa de Israel asseguram que os alvos visados “lideraram as operações da organização terrorista, são diretamente responsáveis pelo brutal massacre de 7 de outubro e têm orquestrado e gerido a guerra contra o Estado de Israel”.
Os militares israelitas indicam também que adotou “medidas para mitigar os danos aos civis, incluindo o uso de munições precisas e inteligência adicional”.
De acordo com as agências internacionais e a cadeira de televisão Al-Jazeera, sediada em Doha, vídeos recolhidos na capital do emirado mostram fumo a subir no horizonte.
O Qatar atribuiu a Israel um ataque contra a sede do movimento islamita palestiniano Hamas em Doha, que considerou cobarde e uma violação do Direito internacional.
Pouco antes do anúncio, a rede qatari Al Jazeera informou que explosões — até ao momento de origem desconhecida — foram ouvidas em Doha, capital do Catar, onde residem vários membros de alto escalão do Hamas.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar acrescentou que a ofensiva terá atingido edifícios residenciais onde moravam vários membros grupo, em Doha.
ZAP // Lusa
Guerra no Médio Oriente
-
Israel ataca líderes do Hamas. Há explosões no Qatar