Hungria surpreende e vence a Áustria

Caroline Blumberg / EPA

Zoltan Stieber comemora o segundo golo da Hungria frente à Áustria

Zoltan Stieber comemora o segundo golo da Hungria frente à Áustria

A Hungria regressou a um europeu de futebol, 44 anos depois, com um surpreendente triunfo sobre a Áustria, por 2-0, em jogo do grupo F, hoje disputado no Estádio do Bordéus, em França.

Um golo de Szalai, aos 62 minutos, abriu caminho para o triunfo dos húngaros, que viram Stieber, aos 87, confirmar a vitória, numa altura em que os austríacos já estavam reduzidos a 10 unidades devido à expulsâo, por acumulação de cartões amarelos, de Dragovic, aos 66.

Os húngaros lideram assim à condição o agrupamento, que integra ainda Portugal e Islândia, formações que se defrontam hoje em Saint-Etienne, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

O combinado dirigido por Bernd Storck, que não participava numa fase final da competição desde 1972, revelou bom futebol e soube aproveitar os deslizes dos austríacos.

A Áustria até começou por ameaçar muito cedo, logo aos 30 segundos, quando David Alaba, do Bayern de Munique, rematou ao poste esquerdo da baliza de Gábor Király, que, aos 40 anos de idade, se tornou no mais velho jogador a atuar num Europeu.

O veterano guardião brilhou aos 35 minutos, quando Junuzovic o obrigou a uma grande defesa, ao desferir um remate frontal, ainda de fora da área.

A Hungria, muito solidária a defender, ia sustendo o ímpeto do adversário e dispôs de boa oportunidade de golo a dois minutos do intervalo, quando Balázs Dzsudzsák apareceu isolado na área, rematou da direita para o poste esquerdo, mas a bola passou ao lado da baliza de Robert Almer.

No segundo tempo, a Hungria reapareceu com mais esclarecimento e mais intensidade ofensiva, traduzida no golo de Adam Szalai, avançado de 29 anos (Hannover/Alemanha), aos 62 minutos, após combinação com Lászlo Kleinheisler.

As coisas complicaram-se ainda mais para a Áustria quatro minutos depois, quando Aleksandar Dragovic foi expulso, por acumulação de cartões amarelos.

Aproveitando a superioridade numérica, os húngaros impuseram o ritmo de jogo e aumentaram para 2-0 a três minutos do final, por intermédio de Zoltan Stieber, que entrara pouco antes, lançado num contragolpe ’letal’, que culminou com um ‘chapéu’ ao guardião adversário.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 0-2
Portugal – Islândia, 1-1

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …