A Islândia, com uma bela exibição e uma vitória por 2-1 sobre a Áustria, continua a sua ‘saga’ no Europeu de futebol de França, e avança para os oitavos de final como segundo do grupo F.
Os estreantes no Euro2016 encantaram um Stade de France cheio, mostrando sempre bom futebol e com a qualificação bem definida no horizonte, para jogar segunda-feira contra a Inglaterra.
A vitória, é certo, só chegou no último ataque, aos 90+4 minutos, através de Traustason, e os austríacos até enviaram uma bola ao poste, aos 37 minutos, numa grande penalidade.
Mas isso não invalida que foi a Islândia a praticar melhor futebol, a confirmar as boas notas deixadas nos empates contra Portugal e Hungria.
Face a uma ‘maré vermelha’ de adeptos austríacos, a ‘frieza’ islandesa começou a ‘dar frutos’ aos 18 minutos, com o golo de Bodvarsson, a passe de Arnason, quando se tinha visto um remate ao poste de Gudmunsson, logo aos dois minutos.
A Áustria ainda viria a conseguir uma grande penalidade, na primeira parte, com a falta de Skulason sobre David Alaba, mas viria a ser desperdiçada por Aleksandar Dragovic.
Koller apostou tudo por tudo ao intervalo, com duas substituições, que realmente tornaram a Áustria mais ofensiva, mas ainda asdim pouco eficaz.
Seria um dos homens que veio do banco, Alessandro Schöpf, que faria o empate, aos 60 minutos, servido por David Alaba.
O resultado continuava a ser ‘curto’ para a Áustria e ia dando, conjugado com o resultado do Portugal-Hungria, o apuramento islandês, como terceiro classificado.
A ordem era então claramente suster a reação da Áustria, só que a Islândia acabou por fazer melhor e aos 90+4 conseguiu uma histórica vitória em fases finais do Euro, através de Traustason, assistido por Bjarnason – duas unidades entradas no segundo tempo e visivelmente mais ‘frescas’ que os companheiros.
A campanha islandesa prossegue segunda-feira, em Nice, contra a Inglaterra, um dos ‘gigantes’ do futebol europeu.
FASE DE GRUPOS
Euro 2016
-
10 Julho, 2017 Parabéns a vocês, que há um ano fizeram 11 milhões chorar
-
14 Julho, 2016 11 milhões de portugueses já podem pedir desculpa a Éder