Portugal nem jogou, mas já só está a um empate dos oitavos

CJ Gunther / EPA

Nani marcou o golo de Portugal frente à Islândia

Nani marcou o golo de Portugal frente à Islândia

A seleção portuguesa de futebol ficou hoje, sem jogar, a um empate de garantir um lugar nos oitavos de final do Europeu de 2016, face ao desaire da República Checa com a Turquia, por 2-0.

Com este resultado, os turcos ascenderam ao terceiro posto do Grupo D, com três pontos (2-4 em golos), os mesmos da Albânia, terceira no Grupo A (1-3), pelo que uma igualdade quarta-feira com a já apurada Hungria serve a Portugal.

Se somar o terceiro empate consecutivo no Euro2016, depois dos averbados face a Islândia (1-1) e Áustria (0-0), Portugal será, na pior das hipóteses, terceiro do Grupo F, com os mesmos três pontos, mas um saldo ‘nulo’ nos golos.

Desta forma, a formação comandada por Fernando Santos será, no pior dos cenários, o quarto melhor terceiro colocado dos seis grupos, qualificando-se para os ‘oitavos’.

O empate também pode valer o segundo posto a Portugal, se a Islândia empatar com a Áustria e a formação lusa marcar, no mínimo, mais um tento do que os islandeses.

Em caso de triunfo, a formação das ‘quinas’ garante a vitória no Grupo F, se a Islândia não vencer a Áustria ou se os nórdicos vencerem, mas Portugal acabar com melhor diferença de golos.

O primeiro critério de desempate é o confronto direto, seguindo-se a maior diferença de golos em todos os jogos do grupo, o maior números de golos marcados, a conduta ‘fair-play’ e o ‘ranking’ de seleções da UEFA.

O encontro entre Portugal e a Hungria, da terceira jornada do Grupo F, realiza-se quarta-feira, pelas 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Lyon. No mesmo horário, em Saint-Denis, a Islândia mede forças com a Áustria.

Após duas jornadas, os magiares lideram isolados o agrupamento, com quatro pontos (3-1 em golos), seguidos da Islândia, com três (2-2), de Portugal, também com três (1-1), e da Áustria, com um (0-2).

FASE DE GRUPOS

1ª Jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

2ª Jornada:

Domingo, 19 de Junho
Roménia – Albânia, 0 – 1
Suíça – França, 0 – 0

Segunda-feira, 20 de Junho
Eslováquia – Inglaterra, 0-0
Rússia – País de Gales, 0-3

Terça-feira, 21 de Junho
Ucrânia – Polónia, 0-1
Irlanda do Norte – Alemanha, 0-1
Rep. Checa – Turquia, 0-2
Croácia – Espanha, 2-1

Quarta-feira, 22 de Junho
Islândia – Áustria, 17:00
Hungria – Portugal, 17:00
Suécia – Bélgica, 20:00
Itália – Rep. Irlanda, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que rico futebol que temos… Mesmo sem querer até ganhamos… Ainda dizem que o futebol “moderno” é competitivo… Só se for na mediocridade (e não me refiro apenas ao futebol nacional, onde o campeão é aquele que, supostamente, joga menos mal. Já sei que provavelmente haverá quem venha criticar a minha afirmação. Será alguém, concerteza, que não gosta (realmente) do futebol profissional (que deveria ser um espectáculo e não um jogo de “empatas”… quando não perdem!). Bem afortunados eles (e elas) serão, pois o futebol que defendem é o actual e não mudará (para melhor…). Façam bom proveito…

  2. Nem sei o que vamos fazer a estes campionatos.
    Poupávamos a vergonha, o desaire e, sobretudo, os custos de uma campanha destas: e não é só a fase final, todo o apuramento custa verdadeiras fortunas, com a comitiva de papalvos a viajar e a gozar à farta às custas do contribuinte, nos melhores hotéis e restaurantes.

    • O que o senhor acabou de escrever é um perfeito disparate.
      As campanhas da selecção em Mundiais e Europeus são brutalmente lucrativas.
      Além dos milhões que a UEFA e a FIFA pagam a cada selecção participante, cujo montante depende da fase a que chegam, a FPF ganha milhões com direitos de imagem.
      Segundo creio, até ao Euro 2004, a FPF era subsidiada pelo estado. Com a ida à final, e às meias do Euro 2008, tornou-se uma federação milionária – e das poucas entidades públicas que não dá prejuizo.

RESPONDER

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …