Rio destaca “esmagamento da esquerda” e pede a Marcelo para ser “um bocadinho mais exigente”

PSD / Flickr

O líder do PSD, Rui Rio

“A marca mais forte” destas eleições presidenciais é “a derrota do PS”. A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do “esmagamento da esquerda” e da “vitória do candidato do centro”, apelando ao reeleito Marcelo Rebelo de Sousa para ser “um bocadinho mais exigente com o Governo”.

Rio começa por dar os parabéns a Marcelo Rebelo de Sousa pela reeleição para o segundo mandato como Presidente da República e destaca que “se há alguém derrotado é o PS” por “falta de comparência” por não ter apoiado nenhum candidato.

O líder dos sociais-democratas também sublinha o que define como o “esmagamento da esquerda”, considerando que “os candidatos à esquerda” não vão conseguir “passar muito para lá dos 20%”.

Portanto, os “outros 75% são não de esquerda”, constata, frisando que “a direita e a extrema-direita” só tiveram 14%.

Sobre André Ventura, Rio refere que “ficou à frente do PCP no Alentejo todo” e que ficou “em terceiro lugar nos Açores”, atrás de Ana Gomes, Arquipélago onde o PSD foi muito criticado pelo acordo de Governo que assinou com o Chega.

Rio constata que Ventura obteve “uma votação com algum significado, mas não é absolutamente brutal”. E, portanto, diz que não fica “particularmente preocupado”.

“Há uma marca fortíssima: a vitória é do candidato do centro, Marcelo Rebelo de Sousa”, vinca também Rio, reforçando que o PSD não apoiou “um candidato de direita nem de esquerda”, mas “um candidato moderado de centro”.

Perante esta reeleição, Rio assume que gostaria que, “neste segundo mandato, Marcelo Rebelo de Sousa fosse um bocadinho mais exigente com o Governo“.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este senhor ainda não percebeu que PR não é esquerda ou direita mas sim a pessoa que se candidata!
    Esmagamento, realmente aproveita tudo para tentar que não se perceba que o psd desde que o passos o destruiu já não é o que era, se é que alguma vez foi alguma coisa de bom para o país!

  2. Este gajo ou é burro, ou quer fazer dos portugueses burros.
    Primeiro não se pode ligar a vitória de Marcelo a uma “derrota na esquerda” já que a maioria dos votantes de Marcelo terá sido do PS…. ou, onde é que essa cabecinha pensadora vai arranjar 60% de eleitores do PSD?
    Segundo as ultimas sondagens o PS terá já ultrapassado os 40% de intenções de voto… se desses, votaram 30% em Marcelo +25% (intenção de voto no PSD)+5% (PCP,BE)… será igual a 60%
    Ainda ficam 10% do PS para Ana Gomes que teve o apoio de PAN e mais alguns do PCP e BE…
    NÃO SEI ONDE ESTE GAJO VÊ UMA DERROTA DA ESQUERDA!!!

  3. Vamos lá ver afinal quem foi derrotado? só não ganhou o PS porque para Presidente não se tem hipote-se de fazer uma giringoça se não era o António Costa Presidente porque neste País não é importante ganhar as eleições.
    Lembrem-se que o A Costa quando andava na Universidade sempre n/ disse 1º vou ser presidente da Camara de Lisboa depois vou ser 1º Ministro e depois vou ser Presidente da Republica por essa razão se formou um governo 1ª Ministra Catarina Martins Vice 1ª ministra Maria Mortágua e A Costa Marcting e Publicidade

RESPONDER

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …