André Silva transformou o PAN numa “anedota inofensiva” (e apoio a Ana Gomes foi a gota de água)

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN), André Silva

Depois de várias cartas sem resposta à Comissão Política Permanente, três fundadores do PAN escreveram uma carta na qual acusam André Silva de desvirtuar o partido e de o transformar numa força política que “não é de direita nem de esquerda”.

António Santos, Pedro Taborda e Fernando Leite – os três primeiros filiados do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN) – divulgaram, esta quinta-feira, uma carta dirigida a André Silva, que consideram ser “o grande responsável pela anedota inofensiva em que o partido se está a tornar”.

De acordo com o Expresso, os signatários lamentam que o PAN não tenha tido um candidato próprio nas eleições presidenciais, “preferindo esconder-se atrás de um apoio risível de uma candidata que – sem lhe tirar outros méritos – não tem um programa alinhado com a ideologia do PAN”, numa referência a Ana Gomes.

António Santos disse ao semanário que a Comissão Política cometeu um erro ao apoiar a antiga eurodeputada, desrespeitando o princípio basilar do PAN: “Um partido transversal, sem cor política”.

“Ana Gomes não comunga de um estilo de vida compatível com o respeito pelos animais e defesa do ambiente, e nem uma só vez mencionou as causas animalistas e ambientalistas no seu discurso público enquanto candidata presidencial”, justifica a carta. António Santos disse ainda não compreender como é que André Silva apoiou a militante de um partido que “apoia a tortura animal, como é o caso das touradas“.

Da mesma forma, lamenta que o PAN compactue com um Governo “que nunca se preocupou com estes temas, numa levantou uma palha para os resolver e que nunca se atreverá a travar a desumanidade das touradas, devido aos benefícios económicos e políticos que retira da sua existência”.

O PAN é, hoje, “mais um no meio de tantos”, disse António Santos, que exige que André Silva responda à carta dos militantes, sob pena de assistir a novas demissões no partido.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O PANdemia irá acabar! Eles bem tentaram desviar as atenções fazendo um PPAN ou seja um Partido de Pessoas Animais e Natureza. Mas a realidade é que continua a ser o PAN. Este partido deveria ser declarado inconstitucional, ou pelos menos não deveria ser permitido que tivessem assento parlamentar. Os deputados representam os cidadãos e não os animais. Porque é que existem deputados? Porque não é possível termos um parlamento composto pela totalidade das pessoas. Organizações como o PAN apenas existem para fazer “barulho” mobilizando as pessoas para determinadas causas e NUNCA estar no parlamento a discursar em nome dos animais. Os animais não falam!! Devemos todos combater a PANdemia.

  2. E o contraditório onde está? Onde está a defesa da Comissão Política? Não consigo dar credibilidade a um artigo em que apenas ouviu um dos lados…

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …