Presidenciais 2021. PAN anuncia apoio a Ana Gomes

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN), André Silva

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e anunciou esta quinta-feira que vai apoiar a candidatura da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes.

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) declarou o seu apoio à candidata Ana Gomes, nas eleições presidenciais de janeiro de 2021, após decisão da Comissão Política Nacional do partido.

O anúncio foi feito pela líder parlamentar, Inês Sousa Real, em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa. “O PAN decidiu apoiar a candidatura de Ana Gomes à Presidência da República”, anunciou, considerando que a antiga eurodeputada é uma “candidata forte e independente”.

O PAN é o segundo partido a anunciar o apoio à antiga eurodeputada, depois de o Livre o ter feito no final de setembro para uma “Presidência progressista, ecológica e humanista”. Ana Gomes será uma chefe de Estado “decisiva nos combates contra a corrupção e a evasão fiscal” e “conhecedora, respeitadora e zeladora da Constituição da República Portuguesa”, segundo o Livre.

A diplomata e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes confirmou no início de setembro que vai ser candidata a Presidente da República.

Na semana passada, o porta-voz do PAN, questionado sobre o assunto, referiu que o partido se encontrava “a fazer esse debate internamente” e adiantou que “muito em breve” tomaria uma posição oficial sobre as eleições presidenciais.

 

Em julho, em entrevista à Renascença, o deputado e porta-voz André Silva descartou a hipótese de avançar para Belém e admitiu que Ana Gomes poderia ser a escolhida pelo partido entre o leque de candidatos. “Um apoio a uma candidatura a terceiros, a alguém que não venha do campo político do PAN tem que ser definida por um critério. O combate e a luta que Ana Gomes faz é meritório, mas há outras características que devem ser avaliadas”, disse André Silva, na altura.

Nas presidenciais de 2016, o PAN declarou apoio à historiadora, escritora e ex-jornalista Manuela Gonzaga, que acabou por desistir antes das eleições por não ter conseguido a validação das 7.500 assinaturas necessárias para oficializar a candidatura.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias (BE) 10,13%.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • “Não existem pessoas animais!”
      Não existem?!
      São todas; alguns até são “mais” animais do que humanos!…
      .
      Como gostam muito de animais selvagens, seria mais normal que os maluquinhos do PAN apoiassem o Ventura…

  1. Basta um partido expressar o apoio a um candidato presidencial para estar em causa o preceito contitucinal da figura do “Presidente da República equidistante dos partidos políticos”. Esta rapaziada defende a Constituição num momento e o seu contrário logo a seguir.
    É matéria de facto que são palhaços mas num circo muito caro o Hemicirco.

  2. Olha que dois que se juntam. O populista que não a meios para defender causas estupidas com o partido das acções politicas sem sentido. Assim só estragam uma casa.

  3. O populismo resulta naturalmente da falta de credibilidade e confiança no poder constituído. É o resultado da falência no exercício da democracia (já se esqueceram do 28 de Maio ou nem sequer o conhecem). A falência da democracia é o resultado da fraca qualidade dos democratas (não é de estranhar avaliando pelos comentários que aqui se vão lendo com alguma recorrência).

RESPONDER

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …