André Silva não descarta apoio do PAN a Ana Gomes nas presidenciais

André Kosters / Lusa

O porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva

O PAN ainda não decidiu se terá candidato próprio às presidenciais, mas André Silva não descarta apoio a Ana Gomes.

Em entrevista ao Público e à Renascença, André Gomes assumiu que o PAN ainda não decidiu se o partido irá apresentar um candidato próprio às eleições presidenciais, mas se optar pela via de apoiar alguém externo, Ana Gomes apresenta-se como um dos nomes possíveis.

“Neste momento, está em cima da mesa apresentarmos ou não um candidato próprio, apresentarmos alguém que já se tenha apresentado ou não apoiarmos ninguém. O debate está aberto”, disse o líder do partido, garantindo que ele próprio não será candidato.

Questionado sobre o apoio a uma eventual candidatura da socialista Ana Gomes, André Silva afirmou que “estão em cima da mesa todas as opções”.

“Um apoio a uma candidatura a terceiros, a alguém que não venha do campo político do PAN, tem de ser definida por um critério. O combate e a luta que Ana Gomes faz é meritório, mas há outras características, que se viéssemos a apoiar um outro candidato, devem ser avaliadas”, acrescentou.

Em relação às saídas de membros do partido, que ocorreram nos últimos dias, o líder do PAN classificou os demissionários como pessoas que colocaram “as suas expectativas e interesses pessoais” à frente “do interesse do partido”, falando em “individualização do mandato e enorme falta de solidariedade e lealdade institucional”.

Já sobre a polémica relacionada com os recibos verdes utilizados para remunerar membros da equipa no Parlamento, através da Câmara Municipal de Lisboa, André Silva disse que “não há nem nunca houve falsos recibos verdes no PAN”.

“Existiram prestações de serviços devidamente enquadradas e partilhas de recursos entre as várias fontes de financiamento do partido, absolutamente legais”, afirmou, reconhecendo que este é “um episódio menos bom do partido”.

Ainda sobre o combate à pandemia, André Silva fez críticas à resposta na região de Lisboa e Vale do Tejo. O líder do PAN disse que foi criada uma “falsa sensação de segurança” pela forma como o estado de emergência foi levantado e pela realização de eventos como a manifestação da CGTP do 1º de Maio, na Alameda, e a futura Festa do Avante.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criatura do Mar Vermelho regenera todos os seus órgãos (mesmo quando é dissecada em três)

O mundo animal esconde inúmeras surpresas. A mais recente incide sobre uma espécie de animal que é capaz de regenerar todo o seu corpo, mesmo quando dividida em três partes. A capacidade de regenerar órgãos é …

"Devo olhar para a minha finitude". Eanes ainda não aceitou o convite para os 50 anos do 25 de Abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Porém, o ex-presidente da República ainda não decidiu. Em declarações ao semanário Expresso, Ramalho …

“O que não há é dispensas da função pública”. Costa rejeita "fantasmas" e quer mais funcionários públicos

O primeiro-ministro, António Costa, afirma que a proposta portuguesa de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estabelece a contratação de mais funcionários públicos e prevê uma reforma das profissões reguladas. “O que o nosso programa prevê …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Parker Solar Probe deteta sinal de rádio na atmosfera de Vénus

Para se aproximar do Sol, a sonda Parker Solar Probe, da NASA, usa o impulso de Vénus para mudar a sua órbita e reduzir o seu periélio em cada uma das passagens ao redor da …

Cartas de amor entre Saint-Exupéry e a mulher publicadas em França

Antoine e Consuelo de Saint-Exupéry deixaram para trás a lembrança de uma relação tempestuosa, uma obra-prima que ele escreveu e ela inspirou, "O Principezinho", e um conflito entre herdeiros, mas a publicação em França de …

Luva sensorial pode ajudar pessoas com tricotilomania

A tricotilomania é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo que consiste em puxar o cabelo compulsivamente. Agora, um novo dispositivo pode trazer uma solução viável à vida destes indivíduos. O …

Menu de 1913 é encontrado em restaurante britânico durante obras de recuperação

Um grupo de construtores de Liverpool descobriu, de forma acidental, um menu intacto que data de 1913. A relíquia caiu do teto durante um projeto de recuperação do atual espaço. O menu, datado de 15 de …

No primeiro complô da CIA contra os Castros, Fidel não era o alvo

A CIA tentou por várias vezes matar Fidel Castro. No entanto, no primeiro complô americano contra a família Castro, Raúl, irmão de Fidel, era o alvo. Fidel Castro foi um político e revolucionário cubano que governou …

Merkel opõe-se a proposta dos EUA de levantar patentes de vacinas

O Governo alemão mostrou oposição à proposta dos EUA para o levantamento de patentes de vacinas contra a covid-19, descolando da posição de vários países e da própria União Europeia (UE). "A proteção à propriedade intelectual …