A Mercedes-Benz e a BMW são protagonistas de uma das rivalidades mais famosas do mundo automóvel. Mas as duas empresas estão agora na iminência de, pela primeira vez, partilharem mais do que apenas um lugar na história automobilística alemã.
Um Mercedes com motor da BMW? Não soa nada bem; nem sequer parece fazer sentido.
Mas a realidade é que a Mercedes-Benz está mesmo em conversações avançadas sobre a possibilidade de usar os motores a gasolina de quatro cilindros da BMW, numa vasta gama de futuros carros.
Uma fonte da Mercedes disse à Autocar que as duas empresas estão em negociações avançadas; e um anúncio é esperado antes do fim do ano.
Esta potencial parceria goi revelada, em primeira-mão, na semana passada, pela Manager Magazin.
O negócio passa pela BMW fornecer uma nova geração de motores a gasolina para uso em modelos Mercedes que vão desde o CLA passando pela GLA, GLB, Classe C, Classe E e GLC até ao futuro “Pequeno G”.
Como refere a fonte da Autocar, o acordo entre as empresas historicamente rivais é visto como um “passo estratégico para reduzir custos de desenvolvimento”.
A parceria proposta poderia também estender-se a centros globais de produção, incluindo uma potencial fábrica de motores partilhada nos EUA.
O objetivo desta parceria seria para contornar as tarifas de importação crescentes impostas por Donald Trump.
Se o acordo avançar, assinalaria algo inédito (e histórico): dois dos fabricantes de luxo alemães – talvez os rivais mais famosos do mundo automóvel – a partilhar motores, e potencialmente caixas de velocidades a longo prazo.
Como lembra a Razão Automóvel, esta não é a primeira vez que a Mercedes-Benz e a BMW unem esforços. No passado, em conjunto com a GM, desenvolveram uma transmissão híbrida.
No entanto, este acordo parece ir mais longe. A (ainda) baixa procura por veículos elétricos obrigou a Mercedes a repensar a estratégia relativamente aos motores de combustão.
Como escreve a mesma revista, para evitar investir no desenvolvimento de um novo motor a gasolina, o acordo com a BMW dará acesso imediato a motores em conformidade com as novas normas europeias.