“Homem que faz tudo”. Imprensa internacional destaca reeleição de Marcelo

António Cotrim / Lusa

A imprensa internacional deu destaque, nas suas publicações online, à reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República, em pleno confinamento devido à pandemia de covid-19.

O espanhol El Mundo destaca que os portugueses foram às urnas numa altura em que se registam os maiores números de casos de infeções diários e mortes devido à pandemia de covid-19 e descreve como decorreram as eleições com as novas regras sanitárias.

O jornal publica também um perfil de Marcelo Rebelo de Sousa, descrevendo o Presidente português como um “líder popular ‘low cost'” e um “homem que faz tudo”, que conhece as engrenagens do Estado por ter ajudado a construi-lo.

Ainda em Espanha, o El País escreve que Portugal desafiou a pandemia e Marcelo ganhou folgadamente a eleição de domingo. O diário espanhol dedica alguns artigos à eleição portuguesa, entre os quais um editorial e um perfil do chefe de Estado.

Também o francês Le Figaro assinalou as primeiras eleições a nível nacional que acontecem em Portugal durante um confinamento com um vídeo que ilustra como decorreu a votação em pandemia e outro do Presidente reeleito, com cinco aspetos a saber sobre a vida e a forma de ser do chefe de Estado.

O jornal francês descreve Marcelo Rebelo de Sousa como um “conservador moderado”, que se popularizou como comentador e cultiva a imagem de um Presidente da República próximo das pessoas.

A notícia da continuação do chefe de Estado português no Palácio de Belém por mais um mandato chegou também aos Estados Unidos da América, com a edição online do The New York Times a referir a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa, mas a assinalar igualmente a ascensão da extrema-direita.

Nas principais notícias do site do jornal brasileiro Folha de S. Paulo pode ler-se: “Presidente de Portugal se reelege; populista fica em 3º”, numa referência ao candidato do Chega, André Ventura.

“Em pleito com alta abstenção, Marcelo Rebelo de Sousa confirma favoritismo”, continua o artigo que destaca ainda a luta pelo segundo lugar nas eleições presidenciais portuguesas, escrevendo que Ana Gomes “levou a melhor” sobre Ventura.

Na página online do jornal italiano ‘la Repubblica’ também há lugar para a vitória do “conservador moderado” Marcelo Rebelo de Sousa, destacando-se que o Presidente reeleito não é da família política do governo, mas sim do partido de centro direita, PSD, que está na oposição.

No entanto, é referida a boa relação e “posição equilibrada” que Marcelo tem com o primeiro-ministro português, António Costa.

Em Portugal, a eleição mereceu destaque de primeira página em praticamente todas as publicações generalistas nacionais, que acompanharam as manchetes com fotografias do Presidente da República.

O Público escreve esta segunda-feira que “Marcelo reforça poder em noite de tempestade política”, tendo alcançado 60,70% dos votos, e que Ana Gomes “bate Ventura na disputa do segundo lugar”.

O Diário de Notícias, que regressou recentemente às bancas, refere que Marcelo venceu à primeira volta e destaca algumas frases do seu discurso de vitória.

O jornal i traz na capa o título “Marcelo parte II” e ilustra com uma foto em que o Presidente da República está sentado numa cadeira de barbeiro enquanto o candidato apoiado pelo Chega, André Ventura, lhe corta o cabelo. É também incluída a indicação que Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu mais de 2,5 milhões de votos, tendo também os resultados de Ana Gomes, André Ventura e João Ferreira.

O Jornal de Notícias escreve na capa que “Marcelo desafia a ‘recriar Portugal'”, e indica os resultados alcançados por todos os candidatos. Já no Jornal de Negócios lê-se que “Marcelo convence”.

Marcelo Rebelo de Sousa foi no domingo reeleito Presidente da República, com mais de 60% dos votos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …