/

Um “dever de cidadania”. Rui Pinto assume ser o denunciante do Luanda Leaks

29

Rui Pinto / Twitter

Os advogados do hacker português Rui Pinto assumiram esta segunda-feira em comunicado que é ele o responsável pela divulgação dos mais de 715 mil documentos que estão na origem do caso Luanda Leaks.

“Os advogados abaixo assinados declaram que o seu cliente, o Sr. Rui Pinto assume a responsabilidade de ter entregue, no final de 2018, à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF), um disco rígido contendo todos os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna de Isabel dos Santos, sua família e todos os indivíduos que podem estar envolvidos nas operações fraudulentas cometidas à custa do Estado angolano e, eventualmente, de outros países estrangeiros”, refere uma nota divulgada, citada pelo semanário Expresso.

O comunicado é assinado pelos dois advogados que representam o hacker português, Francisco Teixeira da Mota e William Bourdon.

Em declarações ao jornal Público, Francisco Teixeira da Mota afirmou ter receio que o Luanda Leaks seja usado para penalizar mais Rui Pinto que se encontra preso preventivamente em Portugal desde março de 2019.

“O meu maior receio neste momento é que a administração prisional tente colocar Rui Pinto num estabelecimento de alta segurança, com o pretexto de o proteger, mas efetivamente punindo-o, nomeadamente dificultando o contacto com os seus advogados e penalizando a sua defesa, quando o seu julgamento se aproxima”, afirma o advogado .

A informação usada pelos meios de comunicação social que fazem parte do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação ICIJ) nos Luanda Leaks terá sido entregue, segundo avançam os advogados de Rui Pinto, pelo hacker português no final de 2018 à PPLAAF, uma plataforma de proteção de denunciantes em África. Esta plataforma partilhou posteriormente a informação com o consórcio de jornalistas.

Segundo adianta o comunicado dos advogados, Rui Pinto “assume a responsabilidade de ter entregue, no final de 2018, à PPLAAF, um disco rígido contendo todos os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna de Isabel dos Santos, sua família e todos os indivíduos que podem estar envolvidos nas operações fraudulentas cometidas à custa do Estado angolano e, eventualmente, de outros países estrangeiros”.

A nota acrescenta ainda que “Rui Pinto procurou, assim, ajudar a entender operações complexas conduzidas com a cumplicidade de bancos e juristas que não só empobrecem o povo e o Estado de Angola, mas podem ter prejudicado seriamente os interesses de Portugal”.

Afirmam igualmente que Rui Pinto entregou este disco rígido, “no cumprimento do que entende ser um dever de cidadania”, e “sem qualquer contrapartida”, depois de tomar conhecimento das missões realizadas pela organização PPLAAF, “permitindo que usassem os dados como entendessem”.

Na nota, os advogados escrevem que Rui Pinto “está satisfeito por ver que, graças ao intenso trabalho do consórcio de jornalistas ICIJ, todos os dados foram explorados, verificados, validados e, portanto, encabeçaram as revelações que necessariamente levarão à abertura de investigações criminais em muitos países, incluindo Portugal”.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou no dia de 19 de janeiro mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

Os advogados de Rui Pinto defendem também que: “está feita a prova de que, sem as imensas revelações de Luanda Leaks, tornadas possíveis graças ao nosso cliente, as autoridades reguladoras, policiais e judiciais nada teriam feito”.

“Graças ao nosso cliente, os cidadãos portugueses e o mundo têm acesso à verdade de um extraordinário sistema de predação e corrupção, gravemente prejudicial para Portugal, Angola e outros países”, acrescentam. Dizem também que “as decisões já tomadas pelo Banco de Portugal, PWC e outras que estão por vir demonstram a importância excecional das revelações de Luanda Leaks”.

“A responsabilidade das autoridades é agora agir e abrir as investigações necessárias – já abertas em Angola – e ao mesmo tempo recuperar elevadas somas de dinheiro, mas é preciso dizer que são as mesmas autoridades portuguesas que mantêm Rui Pinto na prisão há quase um ano, sob o pretexto de uma tentativa de extorsão, e que, até este momento, apenas pediram a sua colaboração com o exclusivo intuito de o autoincriminar”, sublinham.

Os advogados de Rui Pinto frisam ainda que “esta colaboração com o PPLAAF e o ICIJ está relacionada exclusivamente com a entrega deste disco rígido e que não prejudica a cooperação histórica que tem realizado com o consórcio European Investigative Collaborations (EIC) desde as primeiras revelações do Football Leaks”.

A Polícia Judiciária já suspeitava que o hacker português Rui Pinto era o denunciante dos Luanda Leaks. As suspeitas das autoridades prendiam-se com o facto de muitos dos documentos divulgados fazerem parte tanto do processo de Rui Pinto que está em julgamento – o Football Leaks, onde o pirata informático é acusado de 93 crimes – como de outros inquéritos que ainda continuam em fase de investigação.

Na passada quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República angolana anunciou que Isabel dos Santos tinha sido constituída arguida num processo em que é acusada de má gestão e desvio de fundos da companhia petrolífera estatal Sonangol e que visa também portugueses alegadamente facilitadores dos negócios da filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

De acordo com a investigação do consórcio, do qual fazem parte o Expresso e a SIC, Isabel dos Santos terá montado um esquema de ocultação que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) para uma empresa sediada no Dubai e que tinha como única acionista declarada Paula Oliveira.

A investigação revela ainda que, em menos de 24 horas, a conta da Sonangol no EuroBic Lisboa, banco de que Isabel dos Santos é a principal acionista, foi esvaziada e ficou com saldo negativo no dia seguinte à demissão da empresária da petrolífera angolana.

O EuroBic já anunciou que a empresária vai abandonar a estrutura acionista, o mesmo acontecendo na Efacec e já depois de os três membros não executivos do conselho de administração da NOS ligados a Isabel dos Santos terem anunciado a sua saída da operadora de telecomunicações. Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite de quarta-feira.

Há uma semana, a consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) anunciou o corte de relações com as empresas controladas por Isabel dos Santos, enquanto a Sonae disse estar a acompanhar a situação com preocupação, devido à alusão à NOS, controlada pela ZOPT, da qual é acionista, tal como Isabel dos Santos.

ZAP // Lusa

29 Comments

  1. Porquê que o sr. Pinto não entregou/denunciou os documentos e indivíduos que destruíram e saquearam a economia portuguesa, roubaram o dinheiro dos cidadãos portugueses depositado nos bancos, e actuaram activamente na promoção e prática de esquemas de corrupção, como é o caso do sr. Salgado (Banco Espírito Santo) e restante camarilha composta por nomes de destaque, com capacidade de decisão na política portuguesa?

    O quê que está por de trás de todo este caso que envolve a sr.ª Isabel dos Santos?

    Porquê que as mulheres e homens que acusam a sr.ª Isabel dos Santos através dos média em longos debates e entrevistas, estão constantemente a referir-se ao facto da mesma ser uma mulher extraordinariamente bonita? Uma postura que demonstra claramente a existência de uma certa inveja por parte destes elementos que adoptam este comportamento nos respectivos debates e entrevistas.

    • Porque, amigo Figueiredo, isto está a dar um ‘jeitão’ a certos senhores.
      De repente a Isabelinha é um dos maiores vilões que o mundo jamais viu.
      Até já dizem que os pobrezinhos de Luanda andam a ser expropriados por razões relacionadas com a Isabel.
      Este Rui Pinto é fino. Fez à Isabel o mesmo que fez ao Benfica. Andam todos a roubar e a fazer batota mas o menino denuncia à medida. Denuncia quem não gosta ou quem dá jeito que seja denunciado por ele.
      Tomara nós (os humanos em geral) que os cleptómanos africanos fossem todos como a Isabelinha.

      • Faz ideia da dificuldade que há em hackear algo? Já lhe passou pela cabeça que ele não é capaz de hackear tudo e todos?
        Porque não faz o mesmo você e leva com as consequências como ele o está a fazer?
        Força….

      • Não. De facto não faço ideia da ‘dificuldade’ em se ser um “pirata informático”.
        Como não tenho intenção de adquirir tais ‘competências’, que considero ilícitas, não-éticas e, quase sempre, ilegais, não imagino a dificuldade.
        Acho que a hipocrisia deste senhor já passa das marcas.
        Se é justiça que ele reclama, vai contra o mais básico princípio da Justiça que é a “Imparcialidade”. Seleccionar quem queremos denunciar é tudo menos isso.
        Este senhor deveria ser sentado em frente a um terminal e mostrar aos investigadores como é que ‘se é bandido informático’ para, com esse acto, possa redimir-se parcialmente de acções passadas.
        E isto não seria ‘um pedido’. Tinha direito a reguadas e tudo.

      • Justiça? Quer o Sr. Thomas Moore dizer que há justiça em estar preso há praticamente um ano sem ter sequer sido condenado. Isto sim é um crime! A justiça só funciona para quem lhes convém e normalmente funciona para castigar o lado mais fraco.

      • Será que estou certo ou errado, quando vejo certos comentários ou comentadores tentando defender a Isabelinha? será que essa Srª é assim tão benevolente e está dando algo a tantos pobres que existem especialmente no País dela? Será que é mentira que a pobreza é assim tão escassa em Angola ? não creio… porque as imagens dizem tudo … uns que tanto tem e outros a morrer á fome. Muitos dos que estão morrendo á fome será que a Isabelinha ou alguém aliado a ela não lhe sacou algum para ela ter a fortuna que hoje tem? Estou a favor de quem denuncia esta mafia toda… Isabelinha pelo facto de dizerem que e uma linda mulher , isso não significa que tenha um bom coração. coloquem ela la dentro e aproveitem um excelente cérebro como o de Rui Pinto . e coloquem ele cá fora. Estou com o Rui

    • Figueiredo, és corrupto??? Pois defendes uma mulher que tem Biliões e o povo angolano, na fome e sede, miséria extrema… Mostra a cara pois é gente como tu que o país cai no abismo…

  2. Concordo com Figueiredo e Thomas Moore realmente isto sai a conta gotas e na medida do interesse de Rui Pinto. Aonde estão os docs de Aquele que está em Cabo Verde e outros Salgadinho Zeinal Bava o parceiro dele Socrates e tantos outros mais antigos.Estrategia para se favorecer e criar empatia a seu favor.

  3. Que havia uma campanha orquestrada e liderada pela MRPP Ana Gomes já todos (os que têm uma résteazinha de massa cinzenta) tínhamos percebido. O que ainda não se sabia é que aquela mulher queria utilizar o elo mais fraco, IS, para se reabilitar politicamente ao mesmo tempo que oferecia ao seu protegido, o extorquidor Rui Pinto, uma estratégia de defesa com vista, eventualmente, a atenuar a sua pena. Agora espera-se que, da mesma forma, o consórcio de jornalistas do império do primeiro ministro Balsemão (que dá emprego àquela mulher) revele coragem para investigar a fundo o caso dos e-mails e outros negócios do Benfica, porque isso de tentarem alcançar os seus objetivos destruindo a srª IS por ser lá da África só revela cobardia e preconceito. Se for para aproveitar todas as falcatruas do extorquidor que se trate todos por igual.

  4. A credibilidade dele é relativa… Tivesse denunciado tudo como acima sugerido, era um HERÓI! Andou a tentar faturar, com informação colhida de forma criminal, aí entalou-se!

  5. E ainda vão dizer que determinadas provas, por terem sido obtidas de forma ilegal, não poderão ser utilizadas nos julgamentos e terão de ser apagadas… onde é que eu já ouvi isto?

  6. Que estranho.
    1 – Tudo isto vem a lume após este hacker saber que ia ser julgado.
    2 – A informação relativa à IS é coordenada pelo advogado deste meliante RP
    3 – A “senhora” Ana Gomes vem alcandorar-se a defensora do reino RP na sua azeda forma de vomitar ódio, procurando assim a sua própria reabilitação. Dejá Vue!
    No meio disto tudo uma parte dos nossos impostos são para pagar a Ana Gomes e o Rui Pinto e o esperto do seu advogado… tudo por motivos políticos e de defesa de um bandido, como outro qualquer, que agora vem inocentemente dizer que “é um dever de cidadania”. Se tudo isto não fosse perigoso pois procurar inocentá-lo de um crime até seria para rir (basta a Ana Gomes estar envolvida).

  7. mas porque Portugal não fez como a França ou outro país? eles pediram ajuda a ele e por cá o que aconteceu? o problema é que se tudo viesse ao de cima muitos grande em Portugal se ia para a choça, se tentou ganhar algo, então qual problema, burro seria ele não o fazer, afinal tanto na politica e no reste em Portugal só temos gatunos e trafulhas, pelumenos não roubou milhões e anda a gozar o portuga

    • Não roubou milhões? então o menino andou a fazer chantagem com os dados que roubou para extorquir dinheiro e não roubou ?

      Sabemos de alguns que ele tentou extorquir, não sabemos daqueles que ele conseguiu.
      E se acha que só consegue extorquir dinheiro por alguma informação ilegal, você é ainda mais ingénuo do que da a entender.
      No meu e-mail de empresa recebo informação confidencial, muita dela se tornada publica poderia gerar prejuízos de milhões, nada ilegal, mas informação duma possível aquisição antes de tempo seria prejudicial, poderia levar a concorrência, aquisição de ações para venda futura, especulação de mercado.
      Eu tinha em julho do ano passado informação detalhada para uma compra que foi tornada publica em Dezembro, se este gajo tivesse acesso ilegal a essa informação poderia extorquir facilmente números na ordem dos milhões, o efeito de divulgar essa informação traria um prejuízo bem maior.
      Se ele aceder ao e-mail do meu do nosso CEO tem informação ainda mais prejudicial, no topo de isso, pode manipular informação para parecer ilegal.

      Mas bom no caso da Isabel, ela é culpada, a justiça popular assim o ditou, para que validar as provas? Se vem to Rui, já estão validadas, este senhor tem um caracter de honestidade e dever cívico acima da media.
      So falta ele agora provar que foi o autor da fuga de informação e depois ser acusado por mais um acesso ilegal.

      Já agora uma pergunta, alguém no nível de corrupção que a Isabel “alegadamente” faz, deixa rastos em papel e correios?
      Esta gente tem inteligência para roubar milhões e depois não tem inteligência para cobrir os rastos e ter os tais “bodes expiatórios” caramba, até Jose Socrates que “alegadamente” só roubou os tontos dos tugas tinha alcunhas para tudo e nada era escrito, não fosse as escutas ” legais e aprovadas por um juiz ” não o apanhavam a falar de tios, pássaros, isto e aquilo.
      Parece estranho que o Rui tenha conseguido tanta prova só nos e-mails !!!! mas o que sei eu!

      • Por aqui aqueles que roubam milhares de milhões não são presos, este que se ficou por uma pretensa tentativa de é preso preventivamente! Engole Tuga! E enquanto este circo todo dura a mafia continua a passear impune e a rir-se destes tugazitos mal in/formados! Enfim, e depois perguntam-se porque é que as coisas não mudam!

      • Olhe… o outro já foi desta para melhor. Dois ou três administradores da ZON também já foram de vela. A Isabelinha anda meio fugida e já pôs tudo à venda. Se calhar não há apenas fumo. Parece que deve andar aí uma fogueira ou um incêndio.
        Quanto às informações recolhidas pelo Rui Pinto, obviamente não poderão ser usadas enquanto provas. Mas podem dar início à recolha de provas pelas autoridades competentes. Curiosamente ainda não vi buscas às sociedades de advogados envolvidas. Andará a justiça a querer tapar o sol com a peneira? Em qualquer país desenvolvido o ministério público há muito já teria entrado por aqueles gabinetes dentro.

  8. Acredito que durante este ano mais surpresas deste tipo virão ao de cima, inclusive daqui de Portugal…vamos aguardar os próximos episódios…

  9. Algo vai mal num país que acolhe e lava dinheiro sujo, tem um primeiro-ministro e um elenco governativo que tudo indica era semelhante ao ali babá e os 40 ladrões, constrói estátuas e bustos de um gajo que manda uns pontapés numa bola, condecora um artista que nem falar sabe e que ganhou umas coisas no hemisfério sul e prende quem contribui para a justiça e para a democracia.

  10. Este ainda vai ser castigado e escorraçado com prisão e um dia livre bate asa para um país de acolhimento e irá pôr a nu todo o podre deste país e depois vão lá então buscá-lo!

    • Tens duvidas Eu! Pois devias mostrar a cara, porque a esconderes és cobarde, tu e os outros.
      Comentam mas tapam-se, tenham vergonha montrem a cara ou então não comentem…
      Rui Pinto fora da prisão denunciará todos corruptos e ladrões do povo.
      Quem está contra é porque tem o rabo entalado com o rabo de fora…
      VIVA RUI PINTO, LIBERTEM ESSE HOMEM PARA DESCOBRIR O PODRE DE PORTUGAL E OS MANDAR PARA O ABISMO…

      • Bem… lá tinha que vir o maluquinho com os delírios do costume!…
        Mas qual “mostrar a cara”?!
        Como sempre, deves estar baralhado e a confundir o ZAP com a carneirada do Facebook!…
        .
        Sim, tenho duvidas!!
        E, esconder de quê?
        Ter duvidas agora é crime?
        Enfim…
        Só mesmo numa cabecinha muito limitada é que um pirata informático que vivia da extorsão, etc é quem vai salvar Portugal (e talvez o mundo!) da corrupção!…
        Enfim…

  11. OLHA…OLHA…. Aqui há comentários de corruptos, que têm medo do Rui Pinto.
    Pois meus amigos Portugal precisa de Rui Pinto e quem diz mal dele é porque quer esconder algo.
    Rui Pinto faz falta sim fora da prisão, porque a prisão é para os corruptos e ladrões do povo que estão na rua, pois ainda esses corruptos e ladrões do povo querem os processos arquivados.
    Portugal é um país corrupto e tem a justiça e governo que protege esses corruptos e ladões do povo…
    É preciso haver manifestação para Rui pinto sair da prisão e denunciar todos corruptos e ladões do povo, o que há muitos…
    VIVA PORTUGAL SEM CORRUPTOS E LADRÕES DO POVO..

    • Jaime, existem países assim, agora de repente vem me a memória a China. Tente de mudar de pais, pode que seja melhor e goste mais desse tipo de justiça em que ser acusado de algo é igual a ser culpado.

      O Rui Pinto, fez chantagens, extorquiu dinheiro, vasculhou ilicitamente dados pessoais de pessoas (algumas inocentes e algumas corruptas), para si isto não é crime ?
      Se alguém entrar em sua casa ilicitamente voce não grita “roubo”

      As autoridades existem por um motivo, assim como a lei. Acredito que existam investigações a decorrer, mas são feitas dentro de sigilo e seguindo as leis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.