Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

Segundo o Observador, o PGR angolano disse ainda que foram constituídos arguidos Sarju Raikundalia, ex-administrador financeiro da Sonangol; Mário Leite da Silva, gestor de Isabel dos Santos e presidente do Conselho de Administração do BFA; Paula Oliveira, amiga da empresária angolana e administradora da NOS e Nuno Ribeiro da Cunha, diretor do private banking do EuroBic em Lisboa.

Pitta Grós adiantou que todos serão notificados sobre a sua condição de arguido para “fazer com que venham voluntariamente à justiça”. Caso isso não aconteça, a PGR irá recorrer aos instrumentos legais ao seu dispor, entre os quais a emissão de mandados de captura internacionais.

Entretanto, durante a tarde de hoje, fonte ligada à PGR de Angola adiantou à SIC Notícias e ao semanário Expresso que Pitta Grós irá reunir-se, esta quinta-feira, com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa.

Em entrevista aos dois órgãos de comunicação, que fazem parte do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) que lançou os chamados Luanda Leaks, o PGR angolano já tinha afirmado que, “se necessário”, iria pedir a colaboração das autoridades portuguesas. O primeiro-ministro, António Costa, já garantiu que Portugal irá “colaborar com as autoridades angolanas”.

Isabel dos Santos deixa capital do EuroBic

Segundo o mesmo canal televisivo, o EuroBic anunciou que Isabel dos Santos decidiu abandonar a estrutura acionista do banco, afirmando que o processo de afastamento já foi iniciado.

“Uma vez que tal decisão de saída é definitiva e irá concretizar-se o mais brevemente possível, a acionista renunciou desde já e em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto”, lê-se no comunicado desta instituição financeira.

No início da semana, o EuroBic já tinha anunciado que cortou todas as relações comerciais com entidades e pessoas ligadas à empresária angolana.

O ICIJ revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham esquemas financeiros da empresária angola e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

A filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, é suspeita de ter transferido 115 milhões de dólares — mais de 100 milhões de euros — para a empresa Matter Business Solutions, no Dubai, criada por Jorge Brito Pereira e na qual Mário Leite da Silva e Paula Oliveira eram diretores. As transferências foram justificadas como pagamentos de serviços de consultoria à Sonangol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. JÁ ALGUM TEMPO QUE VENHO A DESCONFIAR DESTA, PORQUE NÃO FOI A LAVAR ESCADAS QUE ESTA SRª ENRIQUECEU. NEM LHE SAIU O EUROMILHÕES, EM PORTUGAL NADA LHE VAI ACONTECER, NEM AOS SEUS COLABORADORES DIRETOS OU INDIRETOS, NOS POVO PORTUGUÊS, MAIS UMA VEZ, CÁ ESTAMOS PARA SUPORTAR ESTES OPORTUNISTAS, ATÉ UM DIA

  2. Tadinha.
    E atrás dela quem vai? Aqui em Portugal, amigos, facilitadores, advogados, malta de todos os últimos governos, etc etc etc… como devem estar, eheh

RESPONDER

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …