Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

Segundo o Observador, o PGR angolano disse ainda que foram constituídos arguidos Sarju Raikundalia, ex-administrador financeiro da Sonangol; Mário Leite da Silva, gestor de Isabel dos Santos e presidente do Conselho de Administração do BFA; Paula Oliveira, amiga da empresária angolana e administradora da NOS e Nuno Ribeiro da Cunha, diretor do private banking do EuroBic em Lisboa.

Pitta Grós adiantou que todos serão notificados sobre a sua condição de arguido para “fazer com que venham voluntariamente à justiça”. Caso isso não aconteça, a PGR irá recorrer aos instrumentos legais ao seu dispor, entre os quais a emissão de mandados de captura internacionais.

Entretanto, durante a tarde de hoje, fonte ligada à PGR de Angola adiantou à SIC Notícias e ao semanário Expresso que Pitta Grós irá reunir-se, esta quinta-feira, com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa.

Em entrevista aos dois órgãos de comunicação, que fazem parte do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) que lançou os chamados Luanda Leaks, o PGR angolano já tinha afirmado que, “se necessário”, iria pedir a colaboração das autoridades portuguesas. O primeiro-ministro, António Costa, já garantiu que Portugal irá “colaborar com as autoridades angolanas”.

Isabel dos Santos deixa capital do EuroBic

Segundo o mesmo canal televisivo, o EuroBic anunciou que Isabel dos Santos decidiu abandonar a estrutura acionista do banco, afirmando que o processo de afastamento já foi iniciado.

“Uma vez que tal decisão de saída é definitiva e irá concretizar-se o mais brevemente possível, a acionista renunciou desde já e em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto”, lê-se no comunicado desta instituição financeira.

No início da semana, o EuroBic já tinha anunciado que cortou todas as relações comerciais com entidades e pessoas ligadas à empresária angolana.

O ICIJ revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham esquemas financeiros da empresária angola e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

A filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, é suspeita de ter transferido 115 milhões de dólares — mais de 100 milhões de euros — para a empresa Matter Business Solutions, no Dubai, criada por Jorge Brito Pereira e na qual Mário Leite da Silva e Paula Oliveira eram diretores. As transferências foram justificadas como pagamentos de serviços de consultoria à Sonangol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. JÁ ALGUM TEMPO QUE VENHO A DESCONFIAR DESTA, PORQUE NÃO FOI A LAVAR ESCADAS QUE ESTA SRª ENRIQUECEU. NEM LHE SAIU O EUROMILHÕES, EM PORTUGAL NADA LHE VAI ACONTECER, NEM AOS SEUS COLABORADORES DIRETOS OU INDIRETOS, NOS POVO PORTUGUÊS, MAIS UMA VEZ, CÁ ESTAMOS PARA SUPORTAR ESTES OPORTUNISTAS, ATÉ UM DIA

  2. Tadinha.
    E atrás dela quem vai? Aqui em Portugal, amigos, facilitadores, advogados, malta de todos os últimos governos, etc etc etc… como devem estar, eheh

RESPONDER

Cientistas criam frango impresso em 3D (e que é cozinhado através de lasers)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Columbia mostrou que diferentes tipos de lasers podem ser usados ​​para cozinhar frango impresso em 3D. De acordo com um comunicado de imprensa, o frango impresso a 3D passou …

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …