Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

Segundo o Observador, o PGR angolano disse ainda que foram constituídos arguidos Sarju Raikundalia, ex-administrador financeiro da Sonangol; Mário Leite da Silva, gestor de Isabel dos Santos e presidente do Conselho de Administração do BFA; Paula Oliveira, amiga da empresária angolana e administradora da NOS e Nuno Ribeiro da Cunha, diretor do private banking do EuroBic em Lisboa.

Pitta Grós adiantou que todos serão notificados sobre a sua condição de arguido para “fazer com que venham voluntariamente à justiça”. Caso isso não aconteça, a PGR irá recorrer aos instrumentos legais ao seu dispor, entre os quais a emissão de mandados de captura internacionais.

Entretanto, durante a tarde de hoje, fonte ligada à PGR de Angola adiantou à SIC Notícias e ao semanário Expresso que Pitta Grós irá reunir-se, esta quinta-feira, com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa.

Em entrevista aos dois órgãos de comunicação, que fazem parte do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) que lançou os chamados Luanda Leaks, o PGR angolano já tinha afirmado que, “se necessário”, iria pedir a colaboração das autoridades portuguesas. O primeiro-ministro, António Costa, já garantiu que Portugal irá “colaborar com as autoridades angolanas”.

Isabel dos Santos deixa capital do EuroBic

Segundo o mesmo canal televisivo, o EuroBic anunciou que Isabel dos Santos decidiu abandonar a estrutura acionista do banco, afirmando que o processo de afastamento já foi iniciado.

“Uma vez que tal decisão de saída é definitiva e irá concretizar-se o mais brevemente possível, a acionista renunciou desde já e em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto”, lê-se no comunicado desta instituição financeira.

No início da semana, o EuroBic já tinha anunciado que cortou todas as relações comerciais com entidades e pessoas ligadas à empresária angolana.

O ICIJ revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham esquemas financeiros da empresária angola e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

A filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, é suspeita de ter transferido 115 milhões de dólares — mais de 100 milhões de euros — para a empresa Matter Business Solutions, no Dubai, criada por Jorge Brito Pereira e na qual Mário Leite da Silva e Paula Oliveira eram diretores. As transferências foram justificadas como pagamentos de serviços de consultoria à Sonangol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. JÁ ALGUM TEMPO QUE VENHO A DESCONFIAR DESTA, PORQUE NÃO FOI A LAVAR ESCADAS QUE ESTA SRª ENRIQUECEU. NEM LHE SAIU O EUROMILHÕES, EM PORTUGAL NADA LHE VAI ACONTECER, NEM AOS SEUS COLABORADORES DIRETOS OU INDIRETOS, NOS POVO PORTUGUÊS, MAIS UMA VEZ, CÁ ESTAMOS PARA SUPORTAR ESTES OPORTUNISTAS, ATÉ UM DIA

  2. Tadinha.
    E atrás dela quem vai? Aqui em Portugal, amigos, facilitadores, advogados, malta de todos os últimos governos, etc etc etc… como devem estar, eheh

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …