Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

Segundo o Observador, o PGR angolano disse ainda que foram constituídos arguidos Sarju Raikundalia, ex-administrador financeiro da Sonangol; Mário Leite da Silva, gestor de Isabel dos Santos e presidente do Conselho de Administração do BFA; Paula Oliveira, amiga da empresária angolana e administradora da NOS e Nuno Ribeiro da Cunha, diretor do private banking do EuroBic em Lisboa.

Pitta Grós adiantou que todos serão notificados sobre a sua condição de arguido para “fazer com que venham voluntariamente à justiça”. Caso isso não aconteça, a PGR irá recorrer aos instrumentos legais ao seu dispor, entre os quais a emissão de mandados de captura internacionais.

Entretanto, durante a tarde de hoje, fonte ligada à PGR de Angola adiantou à SIC Notícias e ao semanário Expresso que Pitta Grós irá reunir-se, esta quinta-feira, com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa.

Em entrevista aos dois órgãos de comunicação, que fazem parte do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) que lançou os chamados Luanda Leaks, o PGR angolano já tinha afirmado que, “se necessário”, iria pedir a colaboração das autoridades portuguesas. O primeiro-ministro, António Costa, já garantiu que Portugal irá “colaborar com as autoridades angolanas”.

Isabel dos Santos deixa capital do EuroBic

Segundo o mesmo canal televisivo, o EuroBic anunciou que Isabel dos Santos decidiu abandonar a estrutura acionista do banco, afirmando que o processo de afastamento já foi iniciado.

“Uma vez que tal decisão de saída é definitiva e irá concretizar-se o mais brevemente possível, a acionista renunciou desde já e em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto”, lê-se no comunicado desta instituição financeira.

No início da semana, o EuroBic já tinha anunciado que cortou todas as relações comerciais com entidades e pessoas ligadas à empresária angolana.

O ICIJ revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham esquemas financeiros da empresária angola e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

A filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, é suspeita de ter transferido 115 milhões de dólares — mais de 100 milhões de euros — para a empresa Matter Business Solutions, no Dubai, criada por Jorge Brito Pereira e na qual Mário Leite da Silva e Paula Oliveira eram diretores. As transferências foram justificadas como pagamentos de serviços de consultoria à Sonangol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. JÁ ALGUM TEMPO QUE VENHO A DESCONFIAR DESTA, PORQUE NÃO FOI A LAVAR ESCADAS QUE ESTA SRª ENRIQUECEU. NEM LHE SAIU O EUROMILHÕES, EM PORTUGAL NADA LHE VAI ACONTECER, NEM AOS SEUS COLABORADORES DIRETOS OU INDIRETOS, NOS POVO PORTUGUÊS, MAIS UMA VEZ, CÁ ESTAMOS PARA SUPORTAR ESTES OPORTUNISTAS, ATÉ UM DIA

  2. Tadinha.
    E atrás dela quem vai? Aqui em Portugal, amigos, facilitadores, advogados, malta de todos os últimos governos, etc etc etc… como devem estar, eheh

RESPONDER

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …