Estado injeta mais 160 milhões na Efacec, “num dia feliz para a economia portuguesa”

(dr) efacec.pt

O ministro da Economia disse que o Estado vai injetar mais 160 milhões de euros na Efacec, acrescentando que este “é um dia feliz” por se concluir a venda da empresa ao fundo alemão Mutares.

Em conferência de imprensa no Ministério da Economia, esta quarta-feira, António Costa e Silva anunciou que foi assinada a venda da Efacec à Mutares e que esta injetará 15 milhões de euros em capital e 60 milhões de euros em garantias.

Já o Estado injetará mais 160 milhões de euros, anunciou. Até hoje, o Estado já tinha injetado 200 milhões de euros na empresa em suprimentos – 10 milhões de euros por cada mês desde abril de 2022.

Este valor serve para pagar a dívida que restava (banca e obrigacionistas), repor fundo de maneio e custos de reestruturação.

O secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, considerou que, sem a situação financeira limpa, a empresa não conseguiria comprador.

Costa e Silva destacou a importância da Efacec como “grande empresa tecnológica” para a economia portuguesa, referindo vários projetos em que está envolvida, acrescentando que deixá-la cair teria sido “desastroso para a economia portuguesa” e sobretudo para a região Norte.

“Teria um efeito desastroso na economia portuguesa e sobretudo na região norte, região do Porto e Matosinhos que já sofreu com o encerramento da refinaria da Galp. O colapso da Efacec teria efeitos devastadores”, considerou.

“Dia feliz para a economia portuguesa”?

António Costa e Silva afirmou ainda que a Mutuares tem o compromisso de manter o centro operacional e de decisões da Efacec em Portugal.

A 7 de junho, o Governo aprovou a proposta da alemã Mutares para a privatização da Efacec, sem revelar os valores envolvidos.

O Estado já injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias.

Apesar de tudo, o governante diz que “hoje é um dia que é feliz para a economia portuguesa“, porque “a Efacec é uma das nossas grandes empresas tecnológicas, e é uma especialista reconhecida internacionalmente”.

A Parpública vendeu, esta terça-feira, 100% da Efacec ao fundo alemão Mutuares. O Estado tinha nacionalizado a Efacec em 2020, ficando com 70% da empresa aquando do escândalo ‘Luanda Leaks‘. A empresa era controlada indiretamente por Isabel dos Santos.

A Efacec, que tem sede em Matosinhos, conta com cerca de 2.000 trabalhadores.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.