Quer tornar o seu café mais eficaz a tirar-lhe a sonolência durante uma tarde monótona? Acompanhe-o com uma pequena sesta de 15 minutos. Encontrar um chefe que aceite bem a ideia? Boa sorte…
Um novo estudo mostra que beber cafeína imediatamente antes de uma sesta de 15 a 20 minutos pode melhorar de forma significativa o estado de alerta — mais do fazer qualquer uma das coisas isoladamente.
O Departamento de Transportes do Reino Unido testou em 2007 esta combinação para reduzir a sonolência ao volante e evitar acidentes durante a temida quebra de energia a meio da tarde.
Os resultados do estudo, publicados na Psychophysiology, mostraram que uma rápida “sesta com cafeína” ajudava os condutores a manter-se mais atentos.
O conselho aplica-se tanto a quem está na estrada como a quem apenas precisa de sobreviver a uma reunião às três da tarde, diz a Popular Science.
Na experiência, os investigadores estudaram dois grupos de voluntários sonolentos num simulador de condução. Um dos grupos recebeu 200 miligramas de cafeína. O outro recebeu a mesma dose, mas combinada com uma sesta que não ultrapassava os 15 minutos.
Cada participante fez uma primeira viagem, fez uma pausa de 30 minutos e regressou depois para uma condução monótona de duas horas, já a meio da tarde — precisamente quando a maioria das pessoas sente um decréscimo de energia.
No grupo de placebo, a mistura de incidentes na condução, bem como as medições subjetivas e eletroencefalográficas da sonolência, refletiram claramente o pico de fadiga da tarde.
“Este pico foi significativamente reduzido pela cafeína e eliminado pelo tratamento combinado, que reduziu os incidentes para 9% dos níveis do placebo, contra 34% dos níveis do placebo com cafeína apenas”, escreveram os autores do estudo.
Mas a melhor notícia é que nem sequer precisa de adormecer profundamente para que funcione. “Sestas que consistiam em ‘cabeçadas sem sono profundo’ foram igualmente eficazes”, afirmaram os investigadores.
Num outro estudo, publicado em 2008 no Journal of Sleep Research, cientistas da Loughborough University confirmaram que uma sesta era a forma mais eficaz — melhor do que a cafeína sozinha e até melhor do que dormir mais na noite anterior — para reduzir aquilo a que chamaram a “quebra da tarde” da sonolência.
Os investigadores, que estudavam o impacto de noites mais longas de sono nos níveis de alerta do dia seguinte, concluíram que à medida que o dia avançava para a noite, as sestas tornavam-se um pouco menos eficazes, já que a sonolência tardia era combatida de forma mais eficaz com cafeína.
“O sono prolongado pareceu em grande parte supérfluo e ineficaz na redução de níveis moderados de sonolência quando comparado com uma sesta na altura certa, ou mesmo com a cafeína”, escreveram os autores do estudo.
Portanto, da próxima vez que tiver uma longa tarde pela frente, a melhor forma de se manter desperto é beber um café e, logo depois, fazer uma sesta.
Encontrar um chefe que aceite a ideia? Bem, esse já é outro assunto…