Alexander Kazakov / Sputnik / Kremlin / POOL / EPA

Os presidented da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping,
Os presidente da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping foram apanhados a discutir como usar a extração forçada de órgãos para se tornarem imortais.
Durante a parada militar desta quarta-feira na Praça Tiannamen, em Pequim, os presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin foram apanhados a conversar sobre transplantes de órgãos como forma de prolongar a vida.
Segundo uma tradução das declarações captadas por um microfone aberto, o presidente russo sugeriu mesmo que a imortalidade poderia ser alcançada através de inovações em biotecnologia, conta a NPR.
O momento foi registado numa transmissão em direto feita pela televisão estatal chinesa CCTV, enquanto os dois líderes, juntamente com Kim Jong Un, da Coreia do Norte, caminhavam pela histórica Praça da Paz Celestial, na China.
“Antigamente, as pessoas raramente chegavam aos 70 anos, mas atualmente, aos 70, ainda se é uma criança“, disse Xi a Putin, de acordo com uma tradução.
“Com o desenvolvimento da biotecnologia, os órgãos humanos podem ser transplantados continuamente e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, e até mesmo alcançar a imortalidade“, concordou Putin. “As previsões são de que durante este século também haverá uma hipótese de viver até aos 150 anos“, respondeu Xi.
Quite a hot mic moment on CCTV in Beijing today as Putin and Xi, both 72 years old, are caught casually talking about living to 150 and maybe forever thanks to organ transplants. (As picked up by Bloomberg.) pic.twitter.com/kC4VTRaobq
— Yaroslav Trofimov (@yarotrof) September 3, 2025
Xi e Putin estão no poder há 13 e 25 anos, respetivamente. Nenhum deles expressou qualquer intenção de deixar o cargo, nota a BBC.
Ao lado dos líderes norte-coreano e russo, o presidente chinês aproveitou o espetáculo do “Dia da Vitória” para projetar uma nova ordem mundial. Contudo, esta conversa em particular sugere que os seus objetivos vão além do campo político e económico.
Numa entrevista citada pela agência de notícias estatal russa Tass, Putin salientou ainda que “métodos modernos de recuperação, mesmo cirúrgicos, que lidam com a substituição de órgãos, permitem à humanidade esperar que a vida activa dure mais do que hoje. A idade média varia de país para país, mas a esperança de vida aumentará significativamente”.
Não é claro que Putin e Jinping cheguem a conseguir a imortalidade que aparentemente almejam. Para já, encontraram forma de se eternizar como líderes dos seus países — em particular no caso de Putin, que desde 1999 alternou o cargo de presidente com mandatos como primeiro-ministro (enquanto não alterou a Constituição), mantendo-se há 25 anos como o líder de facto do país.
ZAP // VA / Wikipedia

Os líderes da Rússia, EUA, China e Portugal entre 1999 e 2025/28
Imperador Putin, o presidente de todo o comunista verdadeiro.