Luanda Leaks. Gestor do EuroBic encontrado morto em Lisboa

(dr)

Nuno Ribeiro da Cunha, gestor do EuroBic

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite desta quarta-feira no Restelo, em Lisboa. 

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia, o alerta foi dado às 22h05 e no local estiveram os bombeiros, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Judiciária.

O Eco confirmou a informação, precisando que o corpo foi encontrado numa garagem. Ao que apurou o Sol, trata-se de uma morte por enforcamento. Ao semanário Expresso, a PSP adianta que todos os indícios apontam para um suicídio.

No passado dia 7 de janeiro, o gestor de conta da empresária angolana Isabel dos Santos foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no abdómen numa casa de férias da sua família, em Vila Nova de Milfontes, noticiou a TVI esta quarta-feira.

Em declarações à estação de televisão, Nuno Ribeiro da Cunha garantiu que se tratou de uma tentativa de suicídio relacionada com um episódio de depressão, descartando qualquer ligação deste episódio com a sua vida profissional.

A PJ, contudo, mostrou dúvidas quanto à versão do gestor para o sucedido, estando a investigar duas hipóteses: tentativa de homicídio ou uma simulação de suicídio. Por este mesmo motivo, autoridades terão apreendido o telemóvel do gestor bancário, para tentar perceber se estaria a ser coagido para apresentar aquela versão.

Ao jornal Observador, fonte da PJ precisou que as autoridades estão a investigar três cenários: tentativa de suicídio, como indica Nuno Ribeiro da Cunha, mas também simulação de tentativa de suicídio e até tentativa de homicídio.

Nuno Ribeiro da Cunha foi constituído arguido esta quarta-feira, juntamente com a empresária angolana, no caso da alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem desta pela petrolífera estatal Sonangol.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …