Luanda Leaks. Gestor do EuroBic encontrado morto em Lisboa

(dr)

Nuno Ribeiro da Cunha, gestor do EuroBic

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite desta quarta-feira no Restelo, em Lisboa. 

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia, o alerta foi dado às 22h05 e no local estiveram os bombeiros, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Judiciária.

O Eco confirmou a informação, precisando que o corpo foi encontrado numa garagem. Ao que apurou o Sol, trata-se de uma morte por enforcamento. Ao semanário Expresso, a PSP adianta que todos os indícios apontam para um suicídio.

No passado dia 7 de janeiro, o gestor de conta da empresária angolana Isabel dos Santos foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no abdómen numa casa de férias da sua família, em Vila Nova de Milfontes, noticiou a TVI esta quarta-feira.

Em declarações à estação de televisão, Nuno Ribeiro da Cunha garantiu que se tratou de uma tentativa de suicídio relacionada com um episódio de depressão, descartando qualquer ligação deste episódio com a sua vida profissional.

A PJ, contudo, mostrou dúvidas quanto à versão do gestor para o sucedido, estando a investigar duas hipóteses: tentativa de homicídio ou uma simulação de suicídio. Por este mesmo motivo, autoridades terão apreendido o telemóvel do gestor bancário, para tentar perceber se estaria a ser coagido para apresentar aquela versão.

Ao jornal Observador, fonte da PJ precisou que as autoridades estão a investigar três cenários: tentativa de suicídio, como indica Nuno Ribeiro da Cunha, mas também simulação de tentativa de suicídio e até tentativa de homicídio.

Nuno Ribeiro da Cunha foi constituído arguido esta quarta-feira, juntamente com a empresária angolana, no caso da alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem desta pela petrolífera estatal Sonangol.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …