PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos.

A notícia é avançada este sábado pelo jornal Público, que recorda que todos estes ficheiros foram partilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, através de uma plataforma de proteção de denunciantes em África, a PPLAAF.

As suspeitas das autoridades prendem-se com o facto de muitos dos documentos agoradivulgados fazerem parte parte tanto do processo de Rui Pinto que está em julgamento – o Football Leaks, onde o pirata informático é acusado de 93 crimes – como de outros inquéritos que ainda continuam em fase de investigação.

Alguns dos documentos estavam armazenados em discos rígidos e pens, que foram apreendidos pelas autoridades na Hungria. Mas há ainda muita informação inacessível, uma vez que muito dos discos rígidos estavam encriptados, observa o Público.

Outro dos argumentos que leva a PJ a suspeitar de Rui Pinto é o facto de um dos fundadores da PPLAAF, William Bourdon, ser um dos advogados de Rui Pinto.

Bourdon já representou também  Edward Snowden e Julian Assange.

Em declarações ao jornal Público, um dos co-fundadores da PPLAAF, Henri Thulliez, tinha já adiantando que a plataforma recebeu os documentos do Luanda Leaks “em finais de 2018, inícios de 2019”, período em que Rui Pinto estava ainda em liberdade.

“Começámos a receber os documentos [dos Luanda Leaks] no final de 2018, início de 2019. O whistleblower disse-nos que a informação mostrava violações do interesse público e, muito rapidamente, concluímos que o tamanho e dimensão internacional tornariam essencial partilhá-la com o nosso parceiro, o ICIJ”, contou.

Rui Pinto acabaria por ser detido em janeiro de 2019.

Recentemente, e em entrevista à rádio RFI Afrique, o marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, acusava Rui Pinto de ser “o braço armado deste complô [Luanda Leaks]”.

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu no final de janeiro levar a julgamento Rui Pinto, criador do Football Leaks, por 93 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.

Em setembro de 2019, o Ministério Público acusou Rui Pinto de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, sete deles agravados, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República, e posterior divulgação de dezenas de documentos confidenciais destas entidades.

Piratas destruíram documentos

O Jornal de Notícias escreve também este sábado sobre o caso de fuga de informação do Luanda Leaks, dando conta que o ataque pirata de que foram alvo os sistemas informáticos da petrolífera estatal Sonangol no início de junho destruiu ou fez desaparecer alguma documentação interna da empresa.

De acordo com o jornal, que cita fonte da Sonangol, o ataque ocorreu meses depois da fuga de informação da companhia angolana, mas antes ainda da divulgação das investigações de um consórcio internacional de jornalistas.

Em causa estarão documentos e pastas com informação financeira e contabilística. Alguma destas informações podem ter sido perdidas definitivamente, uma vez que não estariam alojadas em servidores nem em sistemas de armazenamento secundários (os chamados “backups”).

A origem do ataque é ainda desconhecida, mas o JN frisa que este ocorreu quando o consórcio começava a trabalhar sobre mais de 700 mil documentos.

ZAP //

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Soltem o Rui Pinto e investiguem as documentos. Se fosse a PJ não ia investigar nada. Como a informação foi passada ao consórcio de jornalistas já tem utilidade pública, mas pq houve interação do ministério público angolano. O nosso está a dormir? Mas querem proteger quem? Se há trafulhice ela deve ser investigada, quer as provas tenham sido adquiridas de forma matreira ou não. Os factos são presentes logo investigue-se.

    • Portugal é uma Coreia do Norte ou China, disfarçada numa Simulação de Democracia Ocidental, nomeadamente n uma simulação de Justiça e expediente Juridico. Quanto a Justiça tem de “funcionar” como o caso Rui Pinto, a Justiça transforma-se numa Justiça da Coreia do Norte onde se persegue que meles querem e fazem vista grosa àquilo que não querem ver.
      Aldraboes de gema são assim, aldrabam todos oas mesmos tempo.

  2. Sr. P.R. Faça o favor de condecorar este Ilustre Cidadão que permitiu levar a luz do Dia esta enorme vigarice orquestrada por poderosos Angolanos e Portugueses. Merece um tratamento de qualidade na Prisão, enquanto não se decide o Julgamento. Se já não houver medalhas, tire uma ao Berardo, ao Zeinal, ao Salgado ou ao Ronaldo por Exemplo !…neste caso este Artista merece mais que qualquer outro vigarista corrupto !

    • Na Coreia do Norte ou na China, dão-se as Medalhados aos filhos da naõ Virgem do Regime. Quanto mais Porcos, maior a Medalha.

        • não sei bem, mas deves estar “preso” ao “filhos da não virgem”, é uma questao de inteligencia.
          Não posso dizer de outra maneira…..

            • tal como na Coreia do Norte, na China ou Irao Herois como o Rui Pinto, que prestaram um Serviço Incondicional à toda a Sociedade, mesmo pondo em risco a sua Liberdade, a unica coisa que tem direito é PRISAO!
              Isto para dizer que PT é factualmente um “parceiro” da Coreia do Norte ou China ou Irao!
              Em virtude da inerccia ou da imcopetencia ou da negligencia da PJ e MP, o Rui lançou mão à Obra, sem medo! Uhau! São pucos os que se atrevem nop Mundo a tal.
              EM vez de darem um “Medalha” está preso e eu temo sinceramente pela vida do Rapaz.
              PT não é o que pareçe serm ou querem fazer crer! Atrás da “cortinas” está gente hedionda, tal como o Mr. Shithole da China que ainda aqui para “esmagar e partir os ossos” dos avessos ao “Regime” de Ladreos e ALdraboes
              PT não é a “Simpatia” de Povo que querem fazer crer!
              A PJ e as “Entidades” em vez de agradecer, metem o tipo na Prisão. Assim, é que as coisas funcionam na realidade.

    • Agora é que vão dar cabo do herói RUI PINTO!
      Se não o protegerem e soltarem, vai acabar morto por “suicídio” ou “diarreia” por envenenamento!
      Neste caso, há milhares de milhões em jogo!
      E os verdadeiros criminosos não vão permitir que o Rui fale!
      Fosse na Dinamarca ou Nova Zelândia, ele já estaria solto há muitos meses e condecorado com a mais alta Distinção!
      Mas Portugal está entre os países mais corruptos do mundo!

      • Citar a Dinamarca e a Nova Zelândia faz sentido pois baseia-se no Índice de Perceção de Corrupção. Mas acrescentar que Portugal, que se encontra na 30.ª posição entre 180 países, é um dos países mais corruptos do mundo não faz sentido nenhum. Além disso, se nos lembrarmos das condições em que está o Julian Assenge, preso no RU inicialmente a pedido da Suécia (com um pretexto sem fundamento e que, por isso, já caiu) o 5.º menos corrupto do mundo de acordo com o mesmo índice, talvez possamos refletir sobre o assunto de maneira diversa.
        Quanto ao facto de a vida do Rui Pinto ter sido colocada em risco com este anúncio da PJ, estou de acordo. Se foi propositado é a dúvida que fica pois que não se vê qualquer outro motivo para a divulgação desta suspeita.

  3. Rui Pinto tenho orgulho de ti, espero que te aguentes. Este país é uma aldrabice, prendem-se os heróis a mando dos vigaristas. Espero que um dia se faça justiça e estes porcos tenham oportunidade de se arrepender mil vezes.

    • É desta que vai cair a Mascara do embuste da Democracia e Estado de Direito que os marxisats “montaram”.
      A França e a Hungria “confiaram” no Estado de Direito e Democracia portuguesa e entregaram o Rui Pinto.
      Só que de volta, o que está a aconteçer ao Rui Pinto é o contrario que a Hungria e a França esperavam.
      É desta! que vai o embuste Marxista / SOcialistas pelos ares!

      • O tal embuste vem tanto da esquerda como da direita e para andar a ser roubado prefiro de longe que seja por um estado socialista. A direita conservadora, católica, fascista e nacionalista não passa de um monte de esterco mental que serve apenas de válvula de escape para a injustiça que se vive ou legitimação para tipos de pensamento retrógrados e negativos de pessoas que mal sabem o que é melhor para si, quanto mais para os outros. Houvesse justiça e nem sequer existiria esta aberração de ideologia.

  4. Com tantos comentários acima, já alguém parou para pensar na veracidade da informação?
    Só porque ele libertou a informação não significa que seja toda ou não seja manipulada.

    Queixam-se da nossa justiça, mas somos um estado de direito, todos são inocentes até prova do contrario, essas provas tem de seguir uma linha de custodia para garantir a autenticidade e veracidade.

    Não existem estados ou justiça perfeita, mas pelo menos da nossa posso ir a tribunal provar culpabilidade, acusação ou defesa.

    • Obviamente, mas os factos nada interessam aos “justiceiros” de tasca (ou do Facebook), tipicamente broncos e ignorantes – como se comprova acima!…
      Basta haver a oportunidade para “vomitar” disparates e lá aparecem eles!!

    • O embuste de Democracia e Estado de DIreito, do “enganar” todos ao mesmo tempo é esse.
      FORMALMENTE, ou seja, teoricamente e aparentemente, tens razao. Formalmente é Estado de Direito, mas escondido atrás das cortinas de fumo, tens uma Coreia do Norte ou China.
      O que se passa na pratica, é o Livre Arbitrio dos agentes , “eles” decidem e provam o que quiserem e bem entenderem.
      Por exemplo, sei de um caso onde as “entidades” dão por provado que 3 Polegadas é igual em portugal a 3 Centimetros. “Eles” provam ao abrigo do “Poder” o que eles quiserem e agora desenmerdate.

    • Vou-te dar mais um exemplo da realidade.
      Apresentas Documentos a um “entidade”, eles sabem muito bem o que aquilo é, mas NÃO querem “ver” e então começam fazer uma “dança Juridica” a inventar engrangens a “contornar” a situação. Aqui temos a SOBERBA, para começar.
      Depois, como perante o que te dizem, “explicas” o que aquilo é. Sabes qual é a resposta? “Isso é o que voce diz!”, ou seja, em menos de um fosforo ainda por cima poem-te como Burlão, aldranbão!
      O covil dos Marxismos é esse, terem o “Poder” de dizer e contradizer como querem e entendem.
      E há muito gajo e gaja que se sentem “bem” com esse “Poder” de esmagar e partir os ossos a quem eles não “gostam ou interessa”.

  5. Queixam-se da nossa justiça, mas somos um estado de direito, todos são inocentes até prova do contrario, essas provas tem de seguir uma linha de custodia para garantir a autenticidade e veracidade.

    Ha Há Há… Justiça? só para os TROLHAS.

    Não existem estados ou justiça perfeita, mas pelo menos da nossa posso ir a tribunal provar culpabilidade, acusação ou defesa.

    Ha Há Há… Justiça? AO FIM DE QUANTOS ANOS 10 15, se houver dinheiro para pagar aos Advogados.

  6. Nesse caso, por coerência, terão que anular a investigação à Isabel dos Santos e acrescentar mais uns quantos crimes à acusação sobre o Rui Pinto. Pode ser que assim a prisão deste rapaz se torne um escândalo internacional que obrigue o MP a repensar toda a sua atuação.

  7. Não, não façam mal ao ruizinho que a “camarada” Ana Gomes e aqueles palermas todos que a querem na presidência da república não vão gostar. Tentou extorquir dinheiro ao Sporting, tudo bem que isto é um mal menor; tentou entalar o Benfica com a divulgação dos e-mails, não, não pode ser porque o acesso foi ilegítimo; invadiu a correspondência da Isabel dos Santos, há isso sim, é um feito heróico. Não acredito na lisura da fortuna dos empresários, pois todos os que possuem grandes impérios usaram processos menos transparentes, menos lícitos ou menos justos.

  8. Pelos vistos as denúncias do Rui Pinto vão servindo de prova para alguns outros não, será consoante a cara do cliente? Outra coisa, parece não ter inventado nada, simplesmente pôs a nu ilegalmente provas de acções ilegais.

  9. E portanto depois de todas as denúncias de criminosos que continuam cá fora quem é que se prende?O denunciante!
    Afinal não fossemos portugal onde a justiça é uma palhaçada que apenas existe com um propósito, proteger os criminosos!
    Os juizes são coniventes com esta justiça pois nada fazem para alterar apenas a usam para se protegerem dos crimes que também cometem!

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …