Administradores de Isabel dos Santos na NOS renunciam aos cargos

Tiago Petinga / Lusa

Mário Leite Silva (esq) com Isabel dos Santos

Os três administradores não executivos da NOS ligados à empresária angolana apresentaram, esta quinta-feira, a renúncia aos cargos na operadora.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a NOS refere que “Jorge de Brito Pereira [presidente do Conselho de Administração], Mário Filipe Moreira Leite da Silva e Paula Cristina Neves Oliveira [vogais] apresentaram hoje, ao Conselho Fiscal, as respetivas renúncias aos cargos de membros não executivos do Conselho de Administração” da operadora.

A renúncia aos cargos acontece dias depois de um consórcio de jornalistas ter divulgado o processo denominado Luanda Leaks, que revela alegados esquemas financeiros da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do antigo chefe de Estado de Angola.

Segundo a documentação revelada, os três administradores estarão relacionados com alegadas transferências fraudulentas que permitiram desviar fundos da petrolífera Sonangol para uma offshore no Dubai.

Entretanto, a presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, afirmou que o órgão “iniciou já ações de supervisão concretas” no âmbito deste dossiê.

“É importante, relevante, estamos a acompanhar com a atenção e atuar com tranquilidade que deve caracterizar o regulador, com o recato que a nossa atenção deve respeitar, mas com a assertividade e maior acutilância possível”, disse a responsável.

Esta quarta-feira, para além da empresária angolana, Mário Leite da Silva — que também já se demitiu da presidência do Banco de Fomento de Angola (BFA) — e Paula Oliveira foram constituídos arguidos pela PGR em Angola.

Hoje à tarde, o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, reuniu-se com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa, na sequência deste caso.

A NOS é a segunda empresa em Portugal com investimentos da angolana em que o Luanda Leaks teve consequências. Esta semana, o EuroBic anunciou o corte de relações comerciais com a empresária, que entretanto também já deixou de ser acionista do banco.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tipico tuga. Enqunto dinheiro “Sujo ou Lavado” corre, são bons amigos. Quando para, viram as costas.
    Há dias o “advogado” ( con heço um que faz o mesmo) quando as pessoas mais precisam, renunciam ao mandato, depois claro de terem “mamado” à grande e à francesa!
    Viva os Retornados e a pocilga dos Marxismos.

RESPONDER

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …