Administradores de Isabel dos Santos na NOS renunciam aos cargos

Tiago Petinga / Lusa

Mário Leite Silva (esq) com Isabel dos Santos

Os três administradores não executivos da NOS ligados à empresária angolana apresentaram, esta quinta-feira, a renúncia aos cargos na operadora.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a NOS refere que “Jorge de Brito Pereira [presidente do Conselho de Administração], Mário Filipe Moreira Leite da Silva e Paula Cristina Neves Oliveira [vogais] apresentaram hoje, ao Conselho Fiscal, as respetivas renúncias aos cargos de membros não executivos do Conselho de Administração” da operadora.

A renúncia aos cargos acontece dias depois de um consórcio de jornalistas ter divulgado o processo denominado Luanda Leaks, que revela alegados esquemas financeiros da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do antigo chefe de Estado de Angola.

Segundo a documentação revelada, os três administradores estarão relacionados com alegadas transferências fraudulentas que permitiram desviar fundos da petrolífera Sonangol para uma offshore no Dubai.

Entretanto, a presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, afirmou que o órgão “iniciou já ações de supervisão concretas” no âmbito deste dossiê.

“É importante, relevante, estamos a acompanhar com a atenção e atuar com tranquilidade que deve caracterizar o regulador, com o recato que a nossa atenção deve respeitar, mas com a assertividade e maior acutilância possível”, disse a responsável.

Esta quarta-feira, para além da empresária angolana, Mário Leite da Silva — que também já se demitiu da presidência do Banco de Fomento de Angola (BFA) — e Paula Oliveira foram constituídos arguidos pela PGR em Angola.

Hoje à tarde, o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, reuniu-se com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa, na sequência deste caso.

A NOS é a segunda empresa em Portugal com investimentos da angolana em que o Luanda Leaks teve consequências. Esta semana, o EuroBic anunciou o corte de relações comerciais com a empresária, que entretanto também já deixou de ser acionista do banco.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tipico tuga. Enqunto dinheiro “Sujo ou Lavado” corre, são bons amigos. Quando para, viram as costas.
    Há dias o “advogado” ( con heço um que faz o mesmo) quando as pessoas mais precisam, renunciam ao mandato, depois claro de terem “mamado” à grande e à francesa!
    Viva os Retornados e a pocilga dos Marxismos.

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …