Administradores de Isabel dos Santos na NOS renunciam aos cargos

Tiago Petinga / Lusa

Mário Leite Silva (esq) com Isabel dos Santos

Os três administradores não executivos da NOS ligados à empresária angolana apresentaram, esta quinta-feira, a renúncia aos cargos na operadora.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a NOS refere que “Jorge de Brito Pereira [presidente do Conselho de Administração], Mário Filipe Moreira Leite da Silva e Paula Cristina Neves Oliveira [vogais] apresentaram hoje, ao Conselho Fiscal, as respetivas renúncias aos cargos de membros não executivos do Conselho de Administração” da operadora.

A renúncia aos cargos acontece dias depois de um consórcio de jornalistas ter divulgado o processo denominado Luanda Leaks, que revela alegados esquemas financeiros da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do antigo chefe de Estado de Angola.

Segundo a documentação revelada, os três administradores estarão relacionados com alegadas transferências fraudulentas que permitiram desviar fundos da petrolífera Sonangol para uma offshore no Dubai.

Entretanto, a presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, afirmou que o órgão “iniciou já ações de supervisão concretas” no âmbito deste dossiê.

“É importante, relevante, estamos a acompanhar com a atenção e atuar com tranquilidade que deve caracterizar o regulador, com o recato que a nossa atenção deve respeitar, mas com a assertividade e maior acutilância possível”, disse a responsável.

Esta quarta-feira, para além da empresária angolana, Mário Leite da Silva — que também já se demitiu da presidência do Banco de Fomento de Angola (BFA) — e Paula Oliveira foram constituídos arguidos pela PGR em Angola.

Hoje à tarde, o Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, reuniu-se com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa, na sequência deste caso.

A NOS é a segunda empresa em Portugal com investimentos da angolana em que o Luanda Leaks teve consequências. Esta semana, o EuroBic anunciou o corte de relações comerciais com a empresária, que entretanto também já deixou de ser acionista do banco.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tipico tuga. Enqunto dinheiro “Sujo ou Lavado” corre, são bons amigos. Quando para, viram as costas.
    Há dias o “advogado” ( con heço um que faz o mesmo) quando as pessoas mais precisam, renunciam ao mandato, depois claro de terem “mamado” à grande e à francesa!
    Viva os Retornados e a pocilga dos Marxismos.

RESPONDER

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …